O dia das mentiras é uma celebração anual em alguns países europeus e ocidentais, comemorada a 1 de Abril, com muitos a pregar partidas e a espalhar boatos como formas de assinalar a data. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano se iniciaria a 1 de Abril, tendo passado então a ridicularizá-los, a receber presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.
Entre no bom humor deste dia com a nossa lista de 10 músicas sobre mentiras e mentirosos.
Bon Jovi – Lie To Me
“Lie to Me” é uma canção da banda de rock americana Bon Jovi. Foi lançada a 13 de novembro de 1995, como o terceiro single do álbum These Days. A música é sobre um relacionamento rompido que envolve amantes que enfrentam crises e lutas. A canção ficou em 88º lugar na Billboard Hot 100 dos EUA, em 10º no UK Singles Chart e em nono na Finlândia.
Charles and Eddie – Would I Lie to You
“Would I Lie to You?” é uma canção da dupla americana Charles & Eddie. Escrito por Mick Leeson e Peter Vale, e produzido por Josh Deutsch , foi lançado em agosto de 1992 como o single de estreia do primeiro álbum da dupla, Duophonic (1992). Foi o maior sucesso da dupla tendo alcançado o primeiro lugar no UK Singles Chart por duas semanas e também foi número um na Nova Zelândia, Alemanha, Áustria e Zimbábue. Foi um dos cinco primeiros em vários outros países europeus, enquanto na Austrália e no Canadá alcançou o terceiro lugar. O single tornou-se um hit top 20 nos Estados Unidos, chegando ao número 11 no top Cash Box Top 100 e número 13 na Billboard Hot 100. Alcançou disco de platina no Reino Unido, um disco de ouro na Alemanha e na Áustria e prata na França. Os compositores, Leeson e Vale, receberam o prémio Ivor Novello de 1992 de Melhor Canção Musical e Liricamente. [2] O cantor americano e ex-ídolo adolescente Donny Osmond fez um cover da música em 2002, [3] enquanto John Gibbons e David Guetta lançaram seus covers em 2016.
Eagles – Lyin’ Eyes
Lyin’ Eyes é uma canção escrita por Don Henley e Glenn Frey e gravada em 1975 pela banda de rock americana Eagles. Foi o segundo single do álbum “One of These Nights”, alcançando a segunda posição no Billboard Hot 100 e a oitava posição no Billboard Country. Os Eagles receberam o Grammy de Melhor Performance Vocal Pop por um Duo, Grupo ou Coro por “Lyin ‘Eyes” e foram nomeados para Gravação do Ano.
Eurythmics – Would I Lie to You?
Would I Lie to You? é uma canção escrita e interpretada pela dupla pop britânica Eurythmics. Lançada a 9 de abril de 1985 como o single principal do quarto álbum de estúdio da banda, Be Yourself Tonight (1985). É uma das músicas mais reconhecidas dos Eurythmics e continuou a série de singles de sucesso da banda. No Reino Unido, alcançou a posição 17, tendo alcançado a posição cinco na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos, tornando-se o terceiro e último hit no Top 10 dos Estados Unidos da banda. Além disso, é o maior sucesso da dupla na Austrália, onde liderou o Kent Music Report por duas semanas.
Fleetwood Mac – Little Lies
Little Lies é uma canção da banda inglesa/americana Fleetwood Mac. Foi o terceiro single extraído do álbum de 1987, Tango in the Night. Até o momento, é o single mais bem sucedido da banda nos Estados Unidos. A música foi composta por Christine McVie e seu então marido Eddy Quintela. A canção alcançou o número um por quatro semanas na tabela Billboard Adult Contemporary e número 4 na Billboard Hot 100. Também atingiu o número 5 no UK Singles Chart.
Huey Lewis & The News – Tell Me A Little Lie
Música contida no álbum “Picture This” de 1982.
Michael Bolton – Said I Loved You…But I Lied
“Said I Loved You…But I Lied” é uma canção do cantor americano de música pop Michael Bolton. Lançado como o primeiro single do seu nono álbum, The One Thing (1993), o single alcançou o top 10 nos Estados Unidos e em três outros países e foi certificado Ouro.
A canção rendeu a Bolton uma nomeação ao Grammy na categoria Melhor Performance Vocal Pop Masculina no 37º Grammy Awards. “Said I Loved You … But I Lied” alcançou o top 40 dos Estados Unidos em novembro de 1993 e eventualmente tornou-se o sétimo e mais recente hit de Bolton entre os dez primeiros na Billboard Hot 100, quando alcançou a sexta posição no início de 1994. A canção também passou 12 semanas no primeiro lugar no top Billboard Hot Adult Contemporary Tracks. Fora dos Estados Unidos, o single alcançou a posição número dois no Australian Singles Chart, número três no Canadá, número quatro em Portugal e número 15 no UK Singles Chart.
En Vogue – Lies
Lies é uma canção do grupo americano de R&B/pop En Vogue. É o segundo single do primeiro álbum, Born to Sing. Escrito e produzido por Thomas McElroy e Denzil Foster, tornou-se o segundo single do grupo a chegar ao topo da tabela de singles de R&B da Billboard. Alcançou a posição trinta e oito e também foi o segundo hit no top 40 da Billboard Hot 100 dos EUA.
Queen – Liar
Liar é uma canção dos Queen. Escrita pelo vocalista Freddie Mercury em 1970, a canção estava incluída no álbum de estreia da banda de 1973, Queen. Uma versão editada de “Liar” foi lançada como single com “Doing All Right” nos Estados Unidos em fevereiro de 1974. Nos primeiros anos dos Queen, esta canção foi considerada como uma das suas mais impressionantes performances ao vivo, muitas vezes indo ao longo de oito minutos de duração.
Spandau Ballet – How Many Lies
Singles retirado do álbum Through the Barricades de 1987 tendo alcançado o nº34 do top do Reino Unido.