20 grandes álbuns que comemoram 40 anos em 2024

O tempo não para. Aqui deixamos uma lista de 20 grandes álbuns lançados em 1984, ou seja, há 40 anos atrás, por ordem cronológica de lançamento.

Van Halen – 1984

1984 é o sexto álbum de estúdio da banda de rock americana Van Halen, lançado a 9 de janeiro de 1984. Foi o último álbum de estúdio dos Van Halen até 2012 a apresentar o vocalista David Lee Roth, que deixou a banda em 1985 após diferenças criativas. Este é o último álbum completo com todos os quatro membros originais: os irmãos Van Halen Eddie e Alex, Roth e Michael Anthony. 1984 foi bem recebido pela crítica musical com a Rolling Stone a classificá-lo em 81º lugar na lista dos “100 melhores álbuns da década de 1980”. Alcançou o segundo lugar na Billboard 200, onde permaneceu por cinco semanas. 1984 produziu quatro singles, incluindo “Jump“, o único single número um dos Van Halen na Billboard Hot 100, “Panama” e “I’ll Wait”, e o favorito da MTV “Hot for Teacher”. O álbum foi certificado como Diamante pela Recording Industry Association of America (RIAA) em 1999 por dez milhões de cópias enviadas nos EUA.


Footloose Soundtrack

Álbum da banda sonora do filme Footloose, lançado a 27 de janeiro de 1984, alcançou o primeiro lugar no top Billboard 200 dos EUA, onde permaneceu por cerca de dois meses. Continha seis sucessos do Billboard Hot 100 Top 40, três dos quais alcançaram o Top 10, incluindo dois sucessos número um, “Footloose” de Kenny Loggins e “Let's Hear It for the Boy” de Deniece Williams. “Almost Paradise“, um dueto de Ann Wilson e Mike Reno alcançou a sétima posição, e “Somebody’s Eyes” de Karla Bonoff subiu para a 16ª posição no Adult Contemporary.


Whitesnake – Slide it In

Slide It In é o sexto álbum de estúdio da banda britânica Whitesnake. Lançado originalmente a 30 de janeiro de 1984 na Europa, foi remixado para o mercado americano, posteriormente lançado a 16 de abril de 1984 nos EUA. O álbum alcançou a posição 9, marcando a sua quarta aparição no Top 10 no Reino Unido. Nos EUA, alcançou a posição 40 na Billboard 200. O álbum vendeu mais de seis milhões de cópias em todo o mundo. O álbum gerou quatro singles no Reino Unido: “Guilty of Love”, “Give Me More Time”, “Standing in the Shadow” e “Love Ain't No Stranger“.


The Smiths – The Smiths

The Smiths é o primeiro álbum de estúdio dos The Smiths, lançado a 20 de fevereiro de 1984 pela Rough Trade Records. O álbum foi bem recebido pela crítica e pelos ouvintes, e alcançou a segunda posição na UK Albums Chart, permanecendo no top por 33 semanas. Estabeleceu os The Smiths como uma banda proeminente na cena musical dos anos 1980 no Reino Unido. O álbum também tornou-se um sucesso internacional, alcançando a posição 45 na European Albums Chart, onde permaneceu por 21 semanas. O principal single foi “What Difference Does It Make?“.


Nik Kershaw – Human Racing

Human Racing é o primeiro álbum de estúdio do cantor e compositor inglês Nik Kershaw, lançado a 27 de fevereiro de 1984 pela MCA Records. Foi o álbum a solo de maior sucesso comercial de Kershaw, tendo alcançado a posição 5 na UK Albums Chart e o top 10 em vários outros países, incluindo Alemanha, Finlândia e Noruega. O álbum gerou quatro singles no top do Reino Unido. “Wouldn't It Be Good” alcançou a quarta posição no UK Singles Chart, “Dancing Girls” alcançou a 13ª posição, “I Won't Let the Sun Go Down on Me” em segundo lugar e “Human Racing” em 19º lugar. Human Racing foi o 22º álbum mais vendido de 1984 no Reino Unido e recebeu uma indicação de Melhor Álbum Britânico no Brit Awards de 1985.


Queen – The Works

The Works é o décimo primeiro álbum de estúdio da banda de rock britânica Queen. Foi lançado a 27 de fevereiro de 1984 pela EMI Records, logo após a conclusão da gravação do álbum no Reino Unido e é o primeiro álbum de estúdio da banda a ser lançado pela Capitol Records nos Estados Unidos. Durante a década, após uma reação negativa ao videoclipe de “I Want to Break Free” nos Estados Unidos, a banda decidiu não fazer digressão na América do Norte e perdeu o primeiro lugar em vendas nos EUA, mas as vendas mundiais seriam muito melhores, especialmente na Europa. Apesar de não ter alcançado o número um, passou 94 semanas no UK Albums Chart, o mais longo para um álbum de estúdio do Queen. The Works vendeu mais de 6 milhões de cópias em todo o mundo.


Scorpions – Love at First Sting

Love at First Sting é o nono álbum de estúdio dabanda de rock alemã Scorpions. Foi lançado em março de 1984 pela Harvest / EMI na Europa e pela Mercury nos EUA. O álbum contém “Rock You Like a Hurricane“, “Still Loving You” e “Big City Nights“, três das canções mais famosas da banda. O álbum foi gravado em 1983 e 1984 no Dierks Studios em Stommeln, Alemanha Ocidental. Love at First Sting é notável por ter sido um dos primeiros discos de heavy metal gravados digitalmente. Tornou-se o álbum de maior sucesso do grupo nos Estados Unidos, onde alcançou a posição 6 no top Billboard 200 em 1984 e ganhou disco de platina dupla no final do ano, alcançando o status de platina tripla em 1995.


Laura Branigan – Self Control

Self Control é o terceiro álbum de estúdio da cantora norte-americana Laura Branigan, lançado s 1 de abril de 1984, pela Atlantic Records. O álbum alcançou a posição 23 na Billboard 200 dos EUA e foi certificado como platina pela Recording Industry Association of America (RIAA). Internacionalmente, ficou entre os cinco primeiros em vários países da Europa continental. Quatro singles foram lançados do álbum, incluindo a versão cover de Branigan de “Self Control” de Raf, que foi um sucesso comercial, alcançando a quarta posição na Billboard Hot 100 dos EUA e liderando os tops no Canadá e em vários países europeus. Adicionalmente, “The Lucky One” alcançou a posição 20 na Billboard Hot 100, enquanto o cover de “Ti amo” de Umberto Tozzi alcançou a segunda posição na Austrália e a quinta no Canadá.


Bananarama – Bananarama

Bananarama é o segundo álbum de estúdio do grupo britânico Bananarama. Lançado em 1984, o álbum alcançou a posição 16 na UK Albums Chart, alcançou o top 40 de álbuns dos EUA e foi certificado Prata pelo BPI. O grupo continuou a sua associação com os produtores Jolley & Swain (que tinham produzido algumas faixas do álbum de estreia, Deep Sea Skiving). Com este álbum, as Bananarama tiveram o primeiro sucesso significativo nos Estados Unidos com o single “Cruel Summer“. Tornou-se um hit top 10, do mesmo modo no top do Reino Unido, reforçada pela inclusão da música na banda sonora do filme de 1984 “The Karate Kid”. Outros sucessos do álbum incluíram “Robert De Niro's Waiting“, que atingiu o nº3 no Reino Unido, e “Rough Justice“, que chegou ao nº 23.


Tina Turner – Private Dancer

Private Dancer é o quinto álbum a solo de Tina Turner. Foi lançado a 29 de maio de 1984 pela Capitol Records. Depois de vários anos desafiantes na carreira a solo após divorciar-se de Ike Turner, Private Dancer impulsionou Tina a tornar-se uma estrela a solo viável, bem como uma das cantoras de crossover mais comercializáveis ​​​​da indústria fonográfica. Tornou-se um sucesso comercial mundial, ganhando certificações multi-platina e continua a ser o seu álbum mais vendido na América do Norte até o momento. O álbum recebeu uma recepção positiva da crítica. Em 1989, o álbum ficou em 46º lugar na lista dos 100 melhores álbuns dos anos 80 da revista Rolling Stone. Em 2001, a VH1 nomeou Private Dancer como o 95º melhor álbum de todos os tempos. A Slant Magazine listou o álbum em 63º lugar na lista de “Melhores Álbuns da década de 1980”. Destaques para os singles “Better Be Good to Me” e “What's Love Got to Do With It“.


Bruce Springsteen – Born in the U.S.A.

Born in the USA é o sétimo álbum de estúdio de Bruce Springsteen, lançado a 4 de junho de 1984, pela Columbia Records. A capa traz uma fotografia de Springsteen de costas, tirada por Annie Leibovitz, e, desde então, tornou-se uma das imagens mais icónicas do músico. Frequentemente citado pela crítica como um dos melhores álbuns de todos os tempos, Born in the USA foi aclamado pela crítica após o lançamento e foi indicado para Álbum do Ano na edição 27ª dos Grammy Awards. Um enorme sucesso comercial, liderou os tops em nove países, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido, produzindo sete singles entre os dez primeiros na primeira região. O álbum foi certificado 17x Platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) por vender, pelo menos, 17 milhões de unidades nos Estados Unidos, e vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o lançamento de maior sucesso comercial de Springsteen e um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.


Prince and The Revolution – Purple Rain

Purple Rain é o sexto álbum de estúdio do cantor, compositor e produtor americano Prince. Foi lançado a 25 de junho de 1984, pela Warner Bros. Records como álbum da banda sonora do filme de 1984 com o mesmo nome. Purple Rain tornou-se o primeiro álbum de Prince a alcançar o número um na Billboard 200. O álbum passou 24 semanas consecutivas no topo da Billboard 200 e esteve presente no top por um total de 167 semanas. “When Doves Cry” e “Let's Go Crazy” alcançaram o número um na Billboard Hot 100, enquanto “Purple Rain” alcançou o número dois e “I Would Die 4 U” alcançou o número oito. Em maio de 1996, o álbum foi certificado 13× Platina pela Recording Industry Association of America (RIAA). É o pico comercial de Prince, com vendas totais de 25 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-o um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos. Prince and the Revolution ganhou o prémio Grammy de Melhor Performance de Rock por Duo ou Grupo com Vocal e Melhor Banda Sonora para Mídia Visual, enquanto Prince também ganhou o Oscar de Melhor Banda Sonora Original pelo filme Purple Rain.


Spandau Ballet – Parade

Parade é o quarto álbum de estúdio da banda inglesa Spandau Ballet, lançado a 25 de junho de 1984 pela Chrysalis Records. O álbum alcançou a segunda posição no Reino Unido na primeira semana de lançamento, onde alcançou a certificação de platina pelas vendas de 300.000 unidades. O primeiro dos quatro singles top-20 da Parade, “Only When You Leave“, recebeu mais elogios e foi o de maior sucesso, alcançando o número 3 no Reino Unido e o top dez em vários outros países, mas o seu desempenho medíocre nos tops dos EUA causou um desentendimento entre a banda e a editora. Parade passou as primeiras três de um total de 39 semanas na UK Albums Chart na sua posição máxima, número dois. Alcançou o número um na Holanda e na Itália e também ficou entre os dez primeiros em vários outros países. Nos EUA, chegou ao número 50 no Top LPs & Tapes da revista Billboard e número 35 na lista dos álbuns de rock mais populares do país.


The Jacksons – Victory

Victory é o décimo quinto álbum de estúdio dos Jacksons, lançado pela Epic Records a 2 de julho de 1984. O único álbum a incluir todos os seis irmãos Jackson juntos como um grupo oficial, Victory alcançou a quarta posição no top de álbuns da Billboard 200 dos EUA. O single de maior sucesso, “State of Shock“, alcançou a posição número três no Billboard Hot 100 dos EUA. Victory foi apoiado pela Victory Tour, com Michael, que tinha lançado recentemente o álbum mais vendido de todos os tempos, Thriller (1982), sendo destaque no setlist da digressão. Nenhuma das músicas do Victory foi tocada na digressão. Pouco depois, Michael e Marlon Jackson deixaram o grupo para seguir carreira a solo. Victory foi certificado 2x Platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) nos Estados Unidos em outubro de 1984 e vendeu mais de cinco milhões de cópias em todo o mundo.


Stevie Wonder – The Woman in Red Soundtrack

The Woman in Red: Original Motion Picture Soundtrack é o segundo álbum de banda sonora lançado pelo músico americano Stevie Wonder. Também com participação de Dionne Warwick, o álbum foi lançado em 1984 para o filme com o mesmo nome, protagonizado por Gene Wilder. Apresenta o maior sucesso de Wonder, “I Just Called To Say I Love You“, que alcançou o primeiro lugar internacionalmente e ganhou o Oscar de Melhor Canção Original. O álbum alcançou o número quatro no top Billboard 200 dos EUA, número um no top de álbuns de R&B (por quatro semanas) e número dois no Reino Unido. O single “I Just Called to Say I Love You” foi um grande sucesso no Reino Unido, alcançando o número um e tornando-se o segundo single mais vendido de 1984, atrás apenas “Do They Know It’s Christmas?” dos Band Aid, e o terceiro single de maior sucesso de toda a década de 1980.


Wham! – Make it Big

Make It Big é o segundo álbum de estúdio da dupla pop inglesa Wham!, lançado em 1984. O álbum foi um sucesso comercial, alcançando o primeiro lugar nos EUA e no Reino Unido e gerando quatro singles, todos alcançando o top três nos EUA e no Reino Unido. O videoclipe do single “Wake Me Up Before You Go-Go” seria o primeiro de vários sucessos do álbum. O segundo single “Careless Whisper” é tecnicamente uma música dos Wham!, conforme aparece no álbum. No entanto, quando lançado como single, foi creditado aos Wham! apresentando George Michael (na América do Norte e vários outros países) ou apenas para George Michael (no Reino Unido e alguns países europeus), como se tornou aparente, que em algum momento no futuro próximo, Michael estaria embarcando numa carreira a solo. O videoclipe do terceiro single “Freedom” apresentou a dupla durante um concerto na China, onde aliás os Wham! se tornariam a primeira banda de música popular ocidental a fazer uma digressão pela país. Make It Big foi certificado 4x platina nos EUA durante o lançamento, e desde então foi certificado 6x platina nos EUA.


Frankie Goes to Hollywood – Welcome to the Pleasuredome

Welcome to the Pleasuredome é o primeiro álbum da banda inglesa de synth-pop Frankie Goes to Hollywood, lançado pela primeira vez em 29 de outubro de 1984 pela ZTT Records. Originalmente lançado como um álbum duplo de vinil, foi garantido que entraria nos tops do Reino Unido em primeiro lugar devido às vendas antecipadas relatadas de mais de um milhão. Na verdade, vendeu cerca de um quarto de milhão de cópias na primeira semana. O álbum também foi um dos 10 mais vendidos internacionalmente em países como Suíça, Suécia, Austrália e Nova Zelândia. Embora tenha sucesso comercial, o álbum também atraiu críticas por conter novas versões de todas as músicas dos singles do grupo (já muito remixados) do mesmo ano (“Relax” e “Two Tribes“, além do lado B “War”), bem como um excesso de versões cover em vez de muito material original novo. No entanto, a balada do álbum “The Power of Love” proporcionou posteriormente ao grupo o terceiro single consecutivo número um no Reino Unido.


Bryan Adams – Reckless

Reckless é o quarto álbum de estúdio de Bryan Adams, lançado pela A&M Records a 5 de novembro de 1984 para coincidir com o 25º aniversário de Adams. Assim como o antecessor Cuts Like a Knife, o álbum foi inteiramente produzido por Adams e Bob Clearmountain. Reckless foi um sucesso comercial, vendendo mais de 12 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o segundo álbum de estúdio mais vendido de Adams até o momento – atrás do álbum de 1991, “Waking up the Neighbours”. Logo após o lançamento, Reckless alcançou a posição 6 na Billboard 200 em janeiro de 1985. O sucesso dos singles “Heaven” e “Summer of '69” em meados de 1985 renovou o interesse pelo álbum, que começou a subir novamente nos tops, alcançando o número 1. Reckless também alcançou o número 1 no Canadá e na Nova Zelândia, o número 2 na Noruega e na Austrália, enquanto alcançava o top 10 no Reino Unido, Suíça e Suécia. Em 2014, 12 milhões de cópias do álbum foram vendidas em todo o mundo.


Madonna – Like a Virgin

Like a Virgin é o segundo álbum de Madonna, lançado a 12 de novembro de 1984, pela Sire Records. Like a Virgin foi um sucesso comercial e tornou-se o primeiro álbum de Madonna número um na Billboard 200 e estabeleceu o recorde como o primeiro álbum feminino da história a vender mais de cinco milhões de cópias nos Estados Unidos. Também alcançou o primeiro lugar na Alemanha, Holanda, Nova Zelândia, Espanha, Itália e Reino Unido, e continua a ser um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, com vendas de mais de 21 milhões de cópias em todo o mundo. Cinco singles foram lançados do álbum, incluindo o primeiro número um de Madonna nos Estados Unidos, “Like a Virgin“. Em 2023, o álbum foi selecionado para preservação no Registo Nacional de Gravações dos Estados Unidos pela Biblioteca do Congresso como sendo “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo”.


Beverly Hills Cop Soundtrack

Beverly Hills Cop: Original Motion Picture Soundtrack é a banda sonora do filme de comédia de ação de 1984, Beverly Hills Cop. Foi lançado em dezembro de 1984 pela MCA Records. A banda sonora apresenta vários artistas cujas faixas foram incluídas no filme. A música instrumental título, “Axel F” de Harold Faltermeyer, tornou-se um single de sucesso mundial, e desde então foi regravada por vários artistas, para além de “The Heat Is On” de Glenn Frey. A banda sonora alcançou o primeiro lugar no Billboard 200 dos EUA, tendo inclusive ganho um Grammy de Melhor Banda Sonora para Media Visual em 1986.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *