Comemore o Dia Mundial da Terra ouvindo estas 10 músicas sobre o nosso planeta

O Dia Mundial da Terra, cuja finalidade é criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra, foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970.

A primeira manifestação teve lugar em 22 de abril de 1970. Foi iniciada pelo senador Gaylord Nelson, ativista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental. Para esta manifestação participaram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades. A pressão social teve seus sucessos e levou o governo dos Estados Unidos a criar a Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente.

Neste dia de cariz educativo, junte-se ou faça actividades com o intuito de proteger o nosso planeta, sejam eles simples atos como plantar uma árvore ou separar o lixo, por exemplo, e que sirvam como mote para os continuar a fazer ao longo de todo o ano.

E já agora, porque não fazê-los ao som de grandes músicas alusivas ao nosso planeta e à sua protecção? Aqui ficam 10 música que achamos serem adequadas para o efeito.

Belinda Carlisle – Heaven Is a Place on Earth

“Heaven Is a Place on Earth” é uma canção do segundo álbum de estúdio, Heaven on Earth (1987). Escrita por Rick Nowels e Ellen Shipley , a música foi lançada como o primeiro single do álbum Heaven on Earth em 14 de setembro de 1987, e alcançou o número um na Billboard Hot 100 dos EUA em 5 de dezembro de 1987, tornando-se o único nº1 de Carlisle nos EUA até hoje. Um mês depois, alcançou o primeiro lugar no Reino Unido, lugar que ocupou por duas semanas. A canção foi indicada ao Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Feminina em 1988, mas perdeu. Em Portugal, e de acordo com as pesquisas e dados que obtivemos, a música chegou ao 2º lugar do top nacional. (Wikipédia)

Duran Duran – Planet Earth

Planet Earth é o single de estreia da banda britânica de pop rock Duran Duran, lançado em 2 de fevereiro de 1981. Foi um sucesso imediato no Reino Unido, alcançando a 12ª posição no UK Singles Chart e foi ainda melhor na Austrália, alcançando a 8ª posição para tornar-se no primeiro hit dos Duran Duran no top 10 em qualquer lugar do mundo. A música apareceu mais tarde no álbum de estreia homónimo da banda, Duran Duran, lançado em junho de 1981. Em Portugal chegou ao sétimo lugar no top nacional. (Wikipédia)

Michael Jackson – Earth Song

Earth Song é o terceiro single do álbum HIStory, do cantor norte-americano Michael Jackson. O single foi lançado em 1995 e dá continuidade ao trabalho de Michael de lançar canções com mensagens sociais como “We are the World”, “Man in the Mirror” e “Heal the World”. Em “Earth Song” no entanto foi a primeira vez que Jackson tratou abertamente com o meio-ambiente e o bem estar dos animais. Só no Reino Unido o single vendeu mais de 1,5 milhão de cópias. A canção foi indicada a um Grammy em 1997. (Wikipédia)

Crowded House – World Where You Live

World Where You Live é uma canção da banda de rock australiano-neozelandesa Crowded House. Foi o segundo single do álbum de estreia do grupo. Embora tenha sido o segundo single, “World Where You Live” foi o primeiro single lançado internacionalmente, já que o primeiro single “Mean to Me” foi lançado apenas na Austrália. Foi lançado um mês após o lançamento do álbum Crowded House. (Wikipédia)

Eric Clapton – Change the World

Change the World é uma canção composta por Tommy Sims, Gordon Kennedy e Wayne Kirkptrick e conhecida internacionalmente pela gravação do cantor e compositor inglês Eric Clapton, lançada em 1996. A versão de Clapton, parte da banda sonora do filme Phenomenon, foi produzida por Kenneth Edmonds através da Reprise/Warner Bros Records. O single alcançou as primeiras colocações em vinte países e liderou o top no Canadá e Estados Unidos, mais especificamente a Adult Contemporary e a Adult Top 40. A música venceu oito prémios, incluindo três Grammy em 1997. (Wikipédia)

Eurythmics – I Saved the World Today

I Saved the World Today é uma canção gravada pela dupla britânica de música pop Eurythmics para o oitavo álbum de estúdio, Peace (1999). Foi escrito e co-produzido pelos membros da banda Annie Lennox e David A. Stewart. A canção foi lançada como o primeiro single do álbum e fez com que os Eurythmics voltassem ao top de singles do Reino Unido pela primeira vez em quase uma década, chegando ao número 11. Chegou ao top 10 em vários países, incluindo Finlândia, Grécia, Hungria, e Itália. (Wikipédia)

Louis Armstrong – What A Wonderful World

What a Wonderful World é uma canção escrita por Bob Thiele e George David Weiss. Foi gravada pela primeira vez na voz de Louis Armstrong e lançada como compacto em 1967. Esta canção, inicialmente, não obteve êxito nos Estados Unidos, onde vendeu menos de 1000 cópias, mas foi um grande sucesso no Reino Unido, onde foi uma campeã de vendas em 1968. Em 1987, a gravação original de Louis Armstrong de 1968 foi apresentada no filme Good Morning, Vietnam, e foi relançada como single, alcançando a posição número 32 na Billboard Hot 100 em abril daquele ano. (Wikipédia)

R.E.M. – It’s the End of the World as We Know It

It’s the End of the World as We Know It (And I Feel Fine) é uma canção da banda de rock alternativo R.E.M., feita para o quinto álbum de estúdio da banda, Document, lançado em 1987. A música foi inserida na segunda compilação da banda, Eponymous, lançada em 1988. Foi lançada como single em 1988, alcançando a 69ª posição na Billboard Hot 100. Quando foi relançado em 1991, alcançou a 39ª posição no top do Reino Unido. (Wikipédia)

Tears for Fears – Mad World

“Mad World” é uma canção da banda britânica Tears for Fears, escrita por Roland Orzabal e interpretada pelo baixista Curt Smith. Foi o terceiro single lançado pela banda e o primeiro grande sucesso, alcançando 3º lugar no UK Singles Chart em novembro de 1982. Tanto “Mad World” quanto seu lado B “Idead as Opiates” apareceram no álbum de estreia da banda, The Hurting, no ano seguinte. Ao mesmo tempo, a canção se tornou o primeiro sucesso internacional da banda alcançando Top 40 em vários países em 1982 e 1983, atingindo a notável classificação de 2º lugar na África do Sul. Duas décadas depois, “Mad World” fez um grande ressurgimento quando foi reproduzida através de um cover numa versão muito mais lenta e num estilo minimalista por Michael Andrews e Gary Jules para a trilha sonora do filme Donnie Darko, em 2001. Essa versão alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e em dezembro de 2003 também se tornou um sucesso internacional.

USA for Africa – We Are the World

“We Are The World” é uma canção composta por Michael Jackson e Lionel Richie, gravada em 28 de janeiro de 1985 por 45 cantores norte-americanos, no projeto USA for Africa, que tinha como objetivo arrecadar fundos para o combate à fome e as doenças no continente africano, inspirados pelo festival Live Aid (organizado pelo músico irlandês Bob Geldof). O single, o álbum e o vídeoclipe renderam cerca de 55 milhões de dólares. O maestro Quincy Jones fez o arranjo da canção e também a regência do grupo vocal. As vendas atingiram 7 milhões de cópias só nos Estados Unidos, fazendo da composição um dos singles mais vendidos de todos os tempos.

Um sucesso comercial internacional, liderou diversos tops musicais em todo o mundo, incluíndo Portugal, tornando-se o single mais rapidamente difundido na história da música pop. Além disso, foi também o primeiro single certificado com “platina múltipla” e “platina quádrupla” pela Recording Industry Association of America (RIAA). (Wikipédia)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *