Diverte-te com alguns dos vídeos mais icónicos da história da música

Nos anais da história da música e do entretenimento visual, alguns vídeos musicais transcendem as barreiras do tempo e tornam-se verdadeiros ícones culturais. Essas obras-primas audiovisuais não apenas complementam a música que acompanham, mas também destacam-se como obras de arte independentes, capturando a essência da música e cativando o público com a sua narrativa, estética visual e inovação técnica. Aqui listamos alguns dos vídeos musicais mais icónicos da história. Dos primeiros dias da MTV até à era digital de hoje, esses vídeos continuam a inspirar, emocionar e entreter públicos em todo o mundo, deixando uma marca indelével na história da música e da cultura pop.

a-ha – Take on Me

“Take on Me” é um single da banda norueguesa a-ha lançado no ano de 1985. Escrita pelos próprios membros da banda, a canção foi produzida por Alan Tarney para estreia do primeiro álbum de estúdio do grupo, Hunting High and Low de 1985. A versão original de “Take On Me” foi gravada em 1984 e teve duas versões e três lançamentos para entrar nos tops do Reino Unido, alcançando o número dois no UK Singles Chart em outubro de 1985. Nos Estados Unidos em outubro de 1985, tornou-se a única canção dos a-ha a alcançar o topo da Billboard Hot 100, auxiliado pela ampla exposição na MTV do seu inovador videoclipe. O videoclipe utiliza um método de animação feito a lápis combinando junto com live-action (através de rotoscopia). O vídeo ganhou seis prémios no MTV Video Music Awards de 1986. No YouTube, foi a primeira música da década de 80 a atingir mil milhões de visualizações.
Em Portugal, e de acordo com as pesquisas e dados que obtivemos, a música chegou ao 2º lugar do top nacional.

Dire Straits – Money for Nothing

Money for Nothing é uma canção da banda de rock britânica Dire Straits, sendo a segunda faixa do quinto álbum de estúdio, Brothers in Arms (1985). Foi lançado como o segundo single do álbum a 28 de junho de 1985 pela Vertigo Records. A letra da música foi escrita do ponto de vista de dois homens da classe trabalhadora assistindo a videoclipes e comentando o que veem. A música conta com a participação de Sting, que canta a introdução, vocais de fundo e um refrão de “I Want My MTV”. O vídeo inovador foi o primeiro a ser exibido na MTV Europa quando a rede foi lançada em 1 de agosto de 1987. Foi o single de maior sucesso comercial dos Dire Straits, alcançando a posição número 1 por três semanas no Billboard Hot 100 e Top Rock Tracks dos EUA e número 4 no Reino Unido, país natal da banda. Em julho de 1985, mês seguinte ao seu lançamento, os Dire Straits e Sting apresentaram a música no Live Aid. No 28º Grammy Awards em 1986, “Money for Nothing” ganhou o prémio de Melhor Performance de Rock por Duo ou Grupo com Vocal e foi nomeado para Gravação do Ano e Canção do Ano também. No MTV Video Music Awards de 1986, o videoclipe recebeu 11 nomeações, ganhando Vídeo do Ano e Melhor Vídeo de Grupo.

Frankie Goes To Hollywood – Two Tribes

Two Tribes é uma canção anti-guerra da banda britânica Frankie Goes to Hollywood, lançada a 4 de junho de 1984. A canção foi posteriormente incluída no álbum Welcome to the Pleasuredome. O single foi um sucesso fenomenal no Reino Unido, ajudado por uma ampla gama de remixes e apoiado por uma campanha publicitária retratando a banda como membros do Exército Vermelho. Entrou no UK Singles Chart em primeiro lugar em 10 de junho de 1984, onde permaneceu por nove semanas consecutivas, durante as quais o single anterior do grupo, “Relax”, subiu novamente para o segundo lugar. Foi o single que mais tempo permaneceu no número um no Reino Unido na década de 1980. Vendeu 1,58 milhão de cópias no Reino Unido em novembro de 2012, estando entre os 30 singles mais vendidos no Reino Unido em 2022.

Genesis – Land of Confusion

Land of Confusion é uma música da banda de rock inglesa Genesis do álbum de 1986, Invisible Touch. A música foi escrita pela banda, enquanto a letra foi escrita pelo guitarrista Mike Rutherford. A música foi a terceira faixa do álbum e foi a terceira faixa lançada como single, alcançando a 14ª posição no Reino Unido e a 4ª posição nos EUA. Também alcançou o top 10 em vários outros países, incluindo Canadá, Irlanda, Alemanha Ocidental e Países Baixos. O vídeo da música apresentava fantoches do programa de caricaturas do Reino Unido dos anos 1980, Spitting Image.

Michael Jackson – Thriller

Thriller é uma canção de Michael Jackson, lançada em novembro de 1983 como o sétimo e último single do sexto álbum de estúdio com o mesmo nome. Jackson decidiu lançar “Thriller” como single depois que Thriller deixou o topo do top de álbuns. O videoclipe foi eleito o melhor de todos os tempos por diversas publicações e pesquisas de leitores, e dobrou as vendas de Thriller, ajudando-o a tornar-se o álbum mais vendido da história. Em 2009, tornou-se o primeiro videoclipe incluído no National Film Registry como “culturalmente, historicamente ou esteticamente” significativo. Foi o sétimo single do álbum entre os dez primeiros na Billboard Hot 100, alcançando a quarta posição. Alcançou o número um na Bélgica, França, Espanha e Portugal, e os dez primeiros em muitos outros países. “Thriller” é certificado como Diamante pela Recording Industry Association of America.

Paula Abdul with feat. MC Skat Kat. – Opposites Attract

“Opposites Attract” é uma canção da cantora americana Paula Abdul do álbum de estreia, “Forever Your Girl” (1988). “Opposites Attract” foi o sexto e último single do álbum em novembro de 1989 e alcançou sucesso em muitos países, incluindo Estados Unidos onde liderou a tabela por três semanas. Tornou-se o quarto single número um de Abdul na Billboard Hot 100 e tornou-a na quarta artista na história da música a marcar quatro sucessos número um de um único álbum, depois de Whitney Houston, George Michael e Michael Jackson. “Opposites Attract” também liderou o top na Austrália e no Canadá e alcançou a posição número dois no Reino Unido.

Peter Gabriel – Sledgehammer

“Sledgehammer” é uma canção do músico de rock inglês Peter Gabriel. Foi lançada a 21 de abril de 1986 como o primeiro single do seu quinto álbum de estúdio, So (1986). Alcançou o primeiro lugar no Canadá em 21 de julho de 1986, onde passou quatro semanas. Foi número 1 no top Billboard Hot 100 nos Estados Unidos e nº 4 no UK Singles Chart, graças em parte ao videoclipe de música. Foi o seu maior sucesso na América do Norte e empata com “Games Without Frontiers” como seu maior sucesso no Reino Unido.

O vídeo da música ganhou um recorde de nove MTV Video Music Awards no MTV Video Music Awards de 1987 e Melhor Vídeo Britânico no Brit Awards de 1987. A música também viu Gabriel nomeado a três prémios Grammy de Melhor Performance Vocal de Rock Masculino, Gravação do Ano e Canção do Ano. Nma pesquisa de 2005 conduzida pelo Channel 4, o videoclipe ficou em segundo lugar na lista dos 100 melhores vídeos pop.

Queen – I Want To Break Free

I Want to Break Free é um single da banda britânica de rock Queen, lançado em abril de 1984. A música é amplamente conhecida devido ao videoclipe, no qual os integrantes da banda estão vestidos e caracterizados como mulheres, uma ideia proposta pelo baterista Roger Taylor, como forma de parodiar o seriado Coronation Street. A paródia foi aclamada no Reino Unido, porém considerada controversa nos Estados Unidos e banida pela MTV e outras emissoras. Embora tenha chegado apenas à quadragésima quinta posição nos Estados Unidos, alcançou a terceira posição no top do Reino Unido e vendeu mais de duzentas mil cópias. Em Portugal chegou à liderança do top nacional.

Ray Parker Jr. – Ghostbusters

“Ghostbusters” é uma canção escrita por Ray Parker Jr. como tema do filme com o mesmo nome, e incluída na banda sonora do filme. Estreou no número 68 em 16 de junho de 1984, a música alcançou o número um da Billboard Hot 100 em 11 de agosto, permanecendo lá por três semanas (o único número um de Parker Jr. nos EUA) e o número 2 no UK Singles Chart em 16 de setembro, permanecendo lá por três semanas. A música voltou a entrar no Top 75 do Reino Unido em 2 de novembro de 2008, no número 49 e novamente em 5 de novembro de 2021, no número 38. A canção foi indicada ao 57º Oscar de Melhor Canção Original , mas perdeu para ” I Just Called to Say I Love You ” de Stevie Wonder.

Talking Heads – Once In A Lifetime

Once in a Lifetime é uma canção da banda americana Talking Heads, produzida e co-escrita por Brian Eno. Foi lançado em janeiro de 1981 como o primeiro single do quarto álbum de estúdio, Remain in Light (1980). “Once in a Lifetime” foi certificado ouro no Reino Unido em 2021. A NPR nomeou “Once in a Lifetime” uma das 100 obras musicais americanas mais importantes do século XX. O Rock and Roll Hall of Fame lista-a como uma das “500 músicas que moldaram o Rock and Roll” e a Rolling Stone classificou-a em 28º lugar na lista de 2021 das “500 melhores músicas de todos os tempos”. O videoclipe foi eleito um dos maiores por diversas publicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *