Escolhas TopHits… as melhores músicas da década de 70

Na rubrica Escolhas TopHits traremos as nossas músicas favoritas segundo um determinado tema. Como o TopHits pretende realçar as grandes músicas dos anos 70, 80 e 90, nada melhor que começar com as nossas escolhas das 20 melhores músicas da década de 70.

20. Johnny Nash – I Can See Clearly Now

“I Can See Clearly Now” é uma canção escrita e gravada pelo cantor americano Johnny Nash. Foi o single principal do álbum I Can See Clearly Now e alcançou sucesso nos Estados Unidos e no Reino Unido quando foi lançado em 1972, alcançando o primeiro lugar nos tops Billboard Hot 100 e Cash Box. Também alcançou o primeiro lugar no Canadá e na África do Sul.

19. Tina Charles – I Love To Love

I Love to Love (But My Baby Loves to Dance) é uma canção da cantora britânica Tina Charles, lançada em 1976 como o segundo single do álbum de estreia, I Love to Love. A faixa foi um sucesso internacional, tendo chegado ao nº1 do Reino Unido e ao segundo lugar nos EUA e em Portugal.

18. The Knack – My Sharona

My Sharona é o single de estreia dos The Knack. A canção foi escrita por Berton Averre e Doug Fieger e foi lançada em 1979 do álbum de estreia, Get the Knack. Alcançou o número da Billboard Hot 100, onde permaneceu por seis semanas, e foi o número um do top de final de ano do Top Pop Singles de 1979 da Billboard. Foi certificado com ouro pela Recording Industry Association of America, representando 500.000 cópias vendidas, e foi o single de estreia a chegar a ouro mais rápido. Vendeu mais de 10 milhões de cópias até 2010.

17. The Eagles – Hotel California

“Hotel California” é a faixa-título do álbum de mesmo nome dos Eagles e foi lançada como single em fevereiro de 1977. Os créditos de composição da música são compartilhados por Don Felder (música), Don Henley e Glenn Frey (letras). A canção foi premiada com o Grammy de Gravação do Ano em 1978. Desde o seu lançamento, “Hotel California” foi tocada por muitos artistas. Comercialmente, “Hotel California” alcançou a primeira posição na Billboard Hot 100 e alcançou o top dez de vários tops internacionais. Os Eagles tocaram “Hotel California” 1.038 vezes ao vivo, a terceira maior de todas as suas canções, depois de “Desperado” e “Take it Easy”.

16. Demis Roussos – Forever and Ever

“Forever and Ever” é uma canção do cantor e compositor grego Demis Roussos do segundo álbum de estúdio, Forever and Ever (1973). A música foi incluída no EP de Roussos de 1976, The Roussos Phenomenon, que alcançou o primeiro lugar no Reino Unido.

15. Fleetwood Mac – Go Your Own Way

“Go Your Own Way” é uma canção da banda de rock anglo-americana Fleetwood Mac incluída no décimo primeiro álbum de estúdio, “Rumors” (1977). A música foi lançada como primeiro single do álbum em dezembro de 1976 em ambos os lados do Atlântico. Escrita e cantada por Lindsey Buckingham, tornou-se o primeiro hit da banda entre os dez primeiros nos Estados Unidos. “Go Your Own Way” foi bem recebido pelos críticos musicais e foi classificado em 120º lugar pela revista Rolling Stone na lista das 500 melhores canções de todos os tempos em 2010, e reclassificada em 401º lugar em 2021. Da mesma forma que nos últimos três singles do álbum Fleetwood Mac, “Go Your Own Way” tornou-se um sucesso nos Estados Unidos. A faixa atingiu n nº10, posição que ocupou por duas semanas. A música passou um total de 11 semanas no top 40. No Reino Unido, o single não teve tanto sucesso, alcançando apenas a 38ª posição. Em abril de 2022, a canção foi certificada como platina tripla pela British Phonographic Industry (BPI), reconhecendo vendas e streams de mais de 1,8 milhões de unidades.

14. Queen – We Will Rock You

“We Will Rock You” é uma canção escrita por Brian May e gravada pela banda de rock britânica Queen para o álbum de 1977, “News of the World”. A Rolling Stone classificou-a com o número 330 das “500 melhores canções de todos os tempos” em 2004 e ficou em 146º lugar na lista de canções do século em 2001. Em 2009, “We Will Rock You” foi introduzido no Grammy Hall of Fame. Com exceção dos últimos 30 segundos, que contém um solo de guitarra de May, a música é geralmente definida a cappella, usando apenas batidas e palmas como uma batida de percussão corporal rítmica. Em 1977, “We Will Rock You” e “We Are the Champions” foram lançados juntos como um single no top 10 mundial. Logo após o lançamento do álbum, muitas estações de rádio tocaram as músicas consecutivamente, sem interrupção.

13. Eric Carmen – All by Myself

All by Myself é uma canção do cantor e compositor americano Eric Carmen lançada em 1975. É baseada no segundo movimento (Adagio sostenuto) do Concerto para piano nº 2 em dó menor de Sergei Rachmaninoff, por volta de 1900–1901, Opus 18. A balada foi o primeiro single do primeiro LP a solo de Carmen após deixar o grupo The Raspberries e foi lançada em dezembro de 1975. Alcançou o número dois na Billboard Hot 100. “All by Myself” alcançou o primeiro lugar no Cash Box Top 100 Singles e o terceiro lugar no Canadá. O single vendeu mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos e foi certificado ouro pela RIAA. Em Portugal chegou ao sétimo lugar do top nacional.

12. Donna Summer – I Feel Love

I Feel Love é uma canção de Donna Summer lançada no álbum “I Remember Yesterday” de 1977. A canção atingiu o nº1 no UK Singles Chart, nº6 na Billboard Hot 100 e nº9 no Hot Soul Singles e tornou-se popular rapidamente com um hit e também como símbolo da temática gay. “I Feel Love” está classificada na posição nº418 na lista das 500 maiores canções de todos os tempos da Revista Rolling Stone.

11. 10cc – I’m Not in Love

I’m Not in Love é uma canção escrita por Eric Stewart e Graham Gouldman do grupo inglês 10cc, do álbum “The original Sountrack”. A canção gira em torno do cantor ou narrador repetindo várias vezes “eu não estou apaixonado”, embora no fim da canção ele dê conta de que está enganando. A canção foi lançada no dia 31 de março de 1975. Faz parte da banda sonora do filme Bridget Jones: The Edge of Reason.

10. Kate Bush – Wuthering Heights

Wuthering Heights é uma canção escrita pela cantora inglesa Kate Bush lançada como o single principal do primeiro álbum de estúdio de Bush, The Kick Inside (1978). Alcançou a posição número um no UK Singles Chart por quatro semanas. Também alcançou o topo das tabelas na Austrália, Irlanda, Itália, Nova Zelândia e Portugal. É o seu single mais vendido até hoje, tendo sido considerada pela britânica Q Magazine como a 32ª melhor canção de todos os tempos.

9. Queen – Bohemian Rhapsody

“Bohemian Rhapsody” é uma canção da banda de rock britânica Queen, lançada como single principal do quarto álbum da banda, “A Night at the Opera” (1975). Escrita pelo vocalista Freddie Mercury, a canção dura mais de seis minutos, notável pela falta de um refrão e consistindo em 5 segmentos. É uma das poucas canções de rock progressivo da década de 1970 a alcançar amplo sucesso comercial e atrair o grande público. Embora a reação da crítica tenha sido inicialmente mista, “Bohemian Rhapsody” tornou-se uma das maiores canções de rock de todos os tempos, bem como a mais popular dos Queen. Ela apareceu em várias pesquisas das melhores canções da música popular, incluindo uma classificação em 17º lugar na lista da Rolling Stone das “500 melhores canções de todos os tempos”. “Bohemian Rhapsody” liderou o UK Singles Chart por nove semanas (mais outras cinco semanas após a morte de Mercury em 1991) e continua a ser o terceiro single mais vendido do Reino Unido de todos os tempos. Ele também liderou os tops em países como Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e Holanda, e vendeu mais de seis milhões de cópias em todo o mundo. Nos Estados Unidos, a canção alcançou o número nove em 1976, mas atingiu um novo pico de número dois depois de aparecer no filme “Wayne’s World” de 1992. Em 2004, a música foi incluída no Grammy Hall of Fame. Após o lançamento do filme biográfico “Bohemian Rhapsody” de 2018, tornou-se a música mais transmitida do século 20. Em 2021, foi certificada Diamante nos Estados Unidos por vendas combinadas iguais a 10 milhões de unidades.

8. Patrick Hernandez – Born to Be Alive

“Born to Be Alive” é uma canção escrita pelo cantor francês Patrick Hernandez. Tornou-se um sucesso mundial e alcançou o número um nos tops em diversos países na primavera de 1979, entre os quais o Canadá, França, Alemanha, Itália, Suécia, Espanha e também em Portugal. A música alcançou o status de ouro nos EUA.

7. Elton John & Kiki Dee – Don’t Go Breaking My Heart

Don’t Go Breaking My Heart é um dueto de Elton John e Kiki Dee lançado em 1976. Ao contrário de muitos dos singles de John da década de 1970, nunca foi incluída num álbum original. Foi o primeiro single nº 1 no Reino Unido para John e Kiki Dee, liderando o top por seis semanas em meados de 1976. Tornou-se o sexto single nº 1 nos Estados Unidos, liderando a Billboard Hot 100 por quatro semanas. A Billboard classificou-a como a música nº 2 em 1976. Nos Estados Unidos, foi certificado como platina pela Recording Industry Association of America.

6. Scorpions – Always Somewhere

Balada integrante do álbum Lovedrive lançado em Fevereiro de 1979.

5. Rod Stewart – I Don’t Want to Talk About It

“I Don’t Want to Talk About It” é uma canção escrita por Danny Whitten. Foi gravada pela primeira vez pela banda de rock americana Crazy Horse e lançada como a faixa final do seu álbum homónimo de 1971. Era a música característica de Whitten, mas ganhou mais fama através das suas inúmeras versões cover, especialmente a de Rod Stewart. A música tornou-se um sucesso quando foi lançada como single em 1977. Nos Estados Unidos, tornou-se um hit top 50 na Billboard Hot 100 no início de 1980, tendo chegado ao número 46 no Hot 100 e número 44 no Adult Contemporary. Na Nova Zelândia, alcançou a posição número 2. No Reino Unido, liderou o UK Singles Chart. Em fevereiro de 2021, a canção recebeu a certificação de prata da British Phonographic Industry por vendas e streams de mais de 200.000.

4. Boney M – Rasputin

Rasputin é uma canção do grupo alemão de música disco/euro disco Boney M. lançada em 28 de agosto de 1978 como o segundo single do terceiro álbum de estúdio, Nightflight to Venus (1978). Escrita pelo criador do grupo Frank Farian, junto com George Reyam e Fred Jay, é uma música sobre Grigori Rasputin, amigo e conselheiro do czar Nicolau II da Rússia e da sua família durante o início do século XX. A canção descreve Rasputin como um playboy, curandeiro místico e manipulador político. Chegou à liderança no top da Alemanha, 2º lugar no Reino Unido, Espanha e Austrália e 3º lugar em Portugal.

3. Nazareth – Love Hurts

Love Hurts é uma canção de autoria de Boudleaux Bryant, gravada pela primeira vez em julho de 1960 pela dupla The Everly Brothers. A canção também é conhecida a partir de versões da banda de hard rock escocesa Nazareth, sendo esta a versão mais popular da canção e a única interpretação de “Love Hurts” a tornar-se um hit nos Estados Unidos, atingindo o número 8 no Billboard Hot 100 no início 1976. A Billboard classificou-a como a música de número 23 de 1976. Também chegou ao décimo quinto lugar no Reino Unido em 1977. A versão dos Nazareth foi um sucesso internacional, atingindo o n° 1 no Canadá, na Holanda, na Bélgica, na África do Sul e na Noruega e continua a ser a gravação mais conhecida da música. O single da Nazaré foi tão bem sucedido na Noruega que ficou 61 semanas no top, 14 das quais no nº 1, tornando-se o melhor single de todos os tempos nesse país.

2. Michael Jackson – Don’t Stop ‘Til You Get Enough

“Don’t Stop ‘Til You Get Enough” é uma canção do cantor e compositor americano Michael Jackson, lançado pela Epic Records em 28 de Julho de 1979, para o quinto álbum de estúdio da carreira a solo do cantor, “Off the Wall”, e figura como o primeiro single a solo de Jackson em idade adulta e o primeiro lançado para promover o álbum. Foi a primeira música de Jackson em que ele assumiu o controlo criativo, compondo-a e co-produzindo-a. “Don’t Stop ‘Til You Get Enough” foi a primeira música de Jackson a atingir o número um em sete anos (desde “Ben”, lançada em 1972, ainda pela Motown), e seu primeiro nº1 em idade adulta. A canção também rendeu a Jackson o seu primeiro Grammy, na categoria de “Melhor Performance Vocal Masculina de R&B”, e American Music Awards, como “Melhor Single de Soul/R&B”, da sua carreira.

1. Earth & Fire – Weekend

“Weekend” é uma canção da banda holandesa Earth and Fire. Foi lançada como single em Novembro de 1979 e alcançou o primeiro lugar no top na Holanda, Suíça, Alemanha, Dinamarca e Portugal. Foi escrita por Gerard Koerts para o álbum Reality Fills Fantasy.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *