Na rubrica Escolhas TopHits trazemos as nossas músicas favoritas segundo um determinado tema, neste casos são os duetos. Os duetos musicais são uma forma especial de colaboração artística na qual dois artistas partilham o palco, combinando as suas vozes e estilos individuais para criar uma harmonia única e cativante. Desde os clássicos atemporais até às colaborações contemporâneas, os duetos têm encantado os ouvintes há décadas, proporcionando momentos de beleza e emoção. Estes são as nossas escolhas dos 20 melhores duetos das décadas de 70, 80 e 90 por ordem de preferência.
20. Diana Ross & Lionel Richie – Endless Love
Endless Love é uma música escrita por Lionel Richie e originalmente gravada como um dueto com a compatriota Diana Ross. A Billboard nomeou a versão original como o maior dueto musical de todos os tempos. A música foi usada como tema para a adaptação cinematográfica de “Endless Love” de Scott Spencer. Enquanto o filme foi um sucesso mediano, a música tornou-se o segundo single mais vendido do ano nos EUA e alcançou o número 1 no Hot 100, onde permaneceu por nove semanas. Também liderou a tabela de R&B da Billboard e Adult Contemporary e alcançou o número 7 no Reino Unido. A música foi nomeada ao Oscar de Melhor Canção Original. Ganhou um American Music Award por Single Pop/Rock Favorito.
19. James Ingram and Michael McDonald – Yah Mo B There
Yah Mo B There é uma canção R&B contemporânea, gravada em dueto pelos cantores americanos James Ingram e Michael McDonald. Foi escrita por Ingram, McDonald, Rod Temperton e o produtor Quincy Jones. A música apareceu originalmente no álbum de 1983 de Ingram, It’s Your Night. Foi lançada como single no final de 1983, alcançando em 1984 a 19ª posição no Billboard US Hot 100 e a 44ª posição na UK Singles Chart. A performance rendeu à dupla um Grammy Award de 1985 na categoria Grammy de Melhor Performance de R&B por um Duo ou Grupo com Vocais.
18. Paul McCartney & Stevie Wonder – Ebony and Ivory
Ebony and Ivory é um single de Paul McCartney e Stevie Wonder, lançado em março de 1982. A canção é sobre o ébano (preto) e marfim (branco) das teclas de piano, mas também tem a ver com a integração e harmonia racial, de maneira mais profunda. A faixa chegou ao número um no Reino Unido. “Ebony and Ivory” ficou durante sete semanas na primeira posição do Billboard Hot 100 e foi o quarto maior hit de 1982. Em Portugal também chegou ao número 1 do top nacional.
17. David Bowie & Mick Jagger – Dancing in the Street
Dancing in the Street foi um single gravado pelo grupo Martha and the Vandellas, lançada em 1964. Uma versão da canção foi gravada em 1985 pelos músicos britânicos David Bowie e Mick Jagger. O plano original era fazer uma versão da canção que seria tocada ao vivo no Live Aid, sendo que Bowie ficaria no Estádio de Wembley (Inglaterra) e Jagger no Estádio John F. Kennedy (Estados Unidos). Porém, isso não foi possível, devido à diferença de meio segundo gerada com a transmissão via satélite. Desta forma, um vídeo com os dois cantores foi gravado para a apresentação, que ocorreu em 13 de julho de 1985. Em agosto do mesmo ano, a canção foi lançada como single, chegando ao n°1 no Reino Unido e ao n°7 nos Estados Unidos. Em Portugal chegou ao nº4 do top nacional.
16. R.E.M. – Shiny Happy People
Shiny Happy People é uma música da banda de rock americana REM, lançada como segundo single do sétimo álbum de estúdio, Out of Time (1991), em dueto com Kate Pierson dos The B-52’s. “Shiny Happy People” foi lançado como single em maio de 1991 no Reino Unido, e quatro meses depois nos Estados Unidos pela Warner Bros. Alcançou o número 10 na Billboard Hot 100 dos EUA, o quarto e último single dos REM a alcançar o top 10. Alcançou o número seis no UK Singles Chart, tornando-se a primeira música dos REM a alcançar o top 10 no Reino Unido e a única a chegar ao top 10 em ambos os países. É a música de maior sucesso dos REM na Irlanda, onde alcançou o segundo lugar, e na Alemanha, onde alcançou o décimo lugar.
15. Sheena Easton & Kenny Rogers – We’ve Got Tonight
“We’ve Got Tonite” é uma canção escrita pelo artista de rock americano Bob Seger, do seu álbum “Stranger in Town” de 1978. Em 1983, a estrela pop country americana Kenny Rogers gravou a música como um dueto com a estrela pop escocesa Sheena Easton, e fez dela a faixa-título do seu álbum “We’ve Got Tonight”. Tanto Rogers quanto Easton estavam na lista da EMI America – Liberty Records e sua colaboração em “We’ve Got Tonight” foi por firme sugestão do presidente da editora, Larry Mazza, que esperava repor Easton no topo dos tops. Rogers declarou: “Gostei da ideia de gravar com Sheena. Achei que o contraste de estilos realmente funcionaria bem”. O próprio Rogers ligou para Easton para gravar o dueto em 23 de dezembro de 1982. Os dois cantores encontraram-se na véspera de Natal para ensaiar a música com um piano, seis dias depois estavam no estúdio, com a faixa completa indo para a rádio nove dias depois. Um hit número 1 no top de singles da Billboard Country , “We’ve Got Tonight” alcançou o número 6 do top de singles pop da Billboard Hot 100 e o número 2 no Billboard Adult Contemporary , também alcançando o top 30 no Reino Unido. Marcada como uma música country e western devido ao dueto Rogers/Easton, “We’ve Got Tonight” seria homenageado pela ASCAP como a música country mais tocada de 1983, com Seger, um icónico roqueiro de Detroit , reconhecendo pessoalmente a honra ao participar da festa do ASCAP Country Music Awards de outubro de 1984, realizada no Opryland Hotel emNashville. No Brasil o single ultrapassou as 100.000 cópias. Em Portugal atingiu o número 4 do top nacional.
14. The Pogues – Fairytale Of New York
“Fairytale of New York” é uma canção escrita por Jem Finer e Shane MacGowan e gravada pela banda londrina The Pogues, com a cantora e compositora inglesa Kirsty MacColl na voz. A música é uma balada de estilo folk irlandês e foi escrita em dueto, com o cantor dos Pogues, MacGowan, no papel do personagem masculino e MacColl no papel da personagem feminina. Foi originalmente lançado como single em 23 de novembro de 1987 e mais tarde apresentado no álbum de 1988 dos Pogues, If I Should Fall from Grace with God. O single chegou à segunda posição no top do Reino Unido. Até o momento, a música alcançou o Top 20 do Reino Unido em vinte ocasiões distintas desde o seu lançamento original em 1987, incluindo todos os anos no Natal desde 2005. Em setembro de 2017, tinha vendido 1,2 milhões de cópias no Reino Unido. No Reino Unido, “Fairytale of New York” é a canção de Natal não-típica mais tocada do século XXI. É frequentemente citada como a melhor canção de Natal de todos os tempos em várias pesquisas relacionadas à televisão, rádio e revistas no Reino Unido e na Irlanda, incluindo o especial de televisão do Reino Unido na ITV em dezembro de 2012, onde foi eleita a canção de Natal favorita da nação.
13. Elton John – That’s What Friends Are For (with Dionne Warwick, Gladys Knight & Stevie Wonder)
That’s What Friends Are For é uma canção escrita por Burt Bacharach e Carole Bayer Sager. Foi gravada pela primeira vez em 1982 por Rod Stewart para a banda sonora do filme Night Shift, mas é mais conhecida pela versão cover de 1985 de Dionne Warwick, Elton John, Gladys Knight e Stevie Wonder. Esta gravação, anunciada como sendo de Dionne Warwick & Friends, foi lançada como um single de caridade para pesquisa e prevenção da SIDA. Foi um grande sucesso, tornando-se o single número um de 1986 nos Estados Unidos e ganhando o Grammy Awards de Melhor Performance Pop de Duo ou Grupo com Vocais e Canção do Ano. Arrecadou mais de US$ 3 milhões para a causa.
12. Bryan Adams & Tina Turner – It’s Only Love
“It’s Only Love” é uma canção do cantor e compositor canadense Bryan Adams, com a participação da cantora americana Tina Turner. Lançado como single em 21 de outubro de 1985, a música foi indicada ao Grammy de “Melhor Performance de Rock por um Duo ou Grupo com Voz” e o vídeo que o acompanhava ganhou um MTV Video Music Award de Melhor Performance de Palco. Foi o sexto e último single do álbum de Adams “Reckless” (1984) e foi incluído no álbum ao vivo de Tina Turner, “Tina Live in Europe” (1988), além de ser adicionado às compilações de maiores sucessos de ambos os artistas: “Adams’ Anthology” (2005) e “All the Best” de Turner (2004). Alcançou o número 15 em janeiro de 1986 na Billboard Hot 100 nos Estados Unidos e o número 29 no Reino Unido. Adams disse ao Songfacts que esta foi a sua colaboração mais memorável de todas as que ele fez. Ele explicou: “Trabalhar com Tina Turner foi incrível. Eu costumava ir vê-la nos clubes quando eu estava no final da adolescência/início dos 20 anos antes dela atingir o grande momento. Foi incrível vê-la.” Ele acrescentou: “Foi um privilégio ter cantado com ela, especialmente porque eu tinha apenas 24 anos na época”.
11. Kate Bush & Peter Gabriel – Don’y Give Up
Don’t Give Up é uma canção escrita pelo músico de rock inglês Peter Gabriel e gravada em dueto com a cantora inglesa Kate Bush para o quinto álbum a solo de estúdio de Gabriel, So (1986). A versão single foi lançada como o segundo single do álbum no Reino Unido em outubro de 1986 e como o quarto single nos EUA em março de 1987. Passou onze semanas no Top 75 do Reino Unido em 1986, chegando ao nono lugar. Em 1987, a canção ganhou o Prémio Ivor Novello de Melhor Canção Musical e Lirica.
10. Paul McCartney & Michael Jackson – Say Say Say
“Say Say Say” é uma canção escrita e interpretada pelo músico inglês Paul McCartney e pelo músico americano Michael Jackson, lançada em outubro de 1983 como o primeiro single do álbum “Pipes of Peace” de McCartney. Produzida por George Martin , a música foi gravada durante a produção do álbum “Tug of War” de McCartney em 1982 , cerca de um ano antes do lançamento de “The Girl Is Mine”, o primeiro dueto da dupla no álbum “Thriller” (1982) de Jackson. Após o seu lançamento em outubro de 1983, “Say Say Say” tornou-se o sétimo hit de Jackson entre os dez primeiros num ano. Foi um hit número um nos Estados Unidos (seu sexto single número um lá), Canadá, Noruega, Suécia e vários outros países, alcançou o número dois no Reino Unido e alcançou o top dez na Austrália, Áustria, Nova Zelândia, Holanda, Suíça e mais de 20 outros países. Em 2013, a revista Billboard listou a música como o 41º maior sucesso de todos os tempos do top Billboard Hot 100. Também foi eleita a nona melhor música de todos os tempos numa pesquisa dos leitores da Rolling Stone. O single foi certificado ouro pela Recording Industry Association of America em dezembro de 1983, representando vendas de 1.000.000 de cópias. Em Portugal, e de acordo com as pesquisas e dados que obtivemos, a música chegou ao 4º lugar do top nacional.
9. Patty Smyth ft. Don Henley – Sometimes Love Just Ain’t Enough
Sometimes Love Just Ain’t Enough é um dueto entre os cantores americanos Patty Smyth, vocalista da banda Scandal, e Don Henley, membro de longa data dos Eagles. A balada rock foi escrita por Smyth e Glen Burtnik e foi lançada como single em agosto de 1992. Alcançou o primeiro lugar no Canadá, onde foi o single de maior sucesso de 1992, e alcançou o segundo lugar na Irlanda e na Billboard Hot 100 dos EUA, onde permaneceu durante seis semanas. No Canadá, passou sete semanas em primeiro lugar, tornando-se o single de melhor desempenho de 1992, enquanto que no Reino Unido a canção alcançou a posição 22 na UK Singles Chart. Na Irlanda, alcançou o número dois. A canção foi nomeada ao Grammy na categoria Melhor Vocal Pop, Duo ou Grupo.
8. Donna Summer & Barbara Streisand – No More Tears
No More Tears (Enough Is Enough) é uma canção de 1979 gravada pelas cantoras americanas Barbra Streisand e Donna Summer. Foi escrita por Paul Jabara e Bruce Roberts, e produzido por Giorgio Moroder e Gary Klein. A música foi gravada para o álbum Wet de Streisand e também como uma nova faixa para a compilação dupla de Summer, On the Radio: Greatest Hits Volumes I & II. O single alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100, tornando-se o primeiro dueto de duas mulheres no topo da Billboard Hot 100 e tornando-se o quarto single a chegar ao topo nos EUA para ambas as cantoras, sendo o último de Summer. “No More Tears” foi também um grande sucesso internacional e ficou entre os três primeiros no Canadá e no Reino Unido.
7. Roberta Flack & Peabo Bryson – Tonight I Celebrate My Love
Tonight, I Celebrate My Love é uma balada romântica escrita por Gerry Goffin com Michael Masser e gravada por Peabo Bryson e Roberta Flack para o álbum de duetos de 1983, Born to Love, lançado como single principal. A faixa tornou-se um sucesso internacional que vendeu um milhão de cópias. No entanto, “Tonight, I Celebrate My Love” seria o primeiro single do dueto de Bryson/Flack a ser classificado na Billboard Hot 100, chegando ao nº16. No Reino Unido, alcançaria o segundo lugar, proporcionando a Bryson e Flack a melhor exibição de todos os tempos nos tops do Reino Unido. “Tonight, I Celebrate My Love” obteve ainda sucesso internacional nos tops da Austrália (#10), Canadá (#4), Finlândia (#13), Bélgica (#8), Irlanda (#5), Holanda (#16), Nova Zelândia (#11), Noruega (#8) e África do Sul (#4).
6. Aretha Franklin & George Michael – I Knew You Were Waiting (For Me)
“I Knew You Were Waiting (for Me)” é uma canção lançada pela cantora americana Aretha Franklin e pelo cantor inglês George Michael como um dueto em 1987. A canção foi um hit número um nos Estados Unidos e no Reino Unido. A Billboard listou “I Knew You Were Waiting (for Me)” como o maior single Hot 100 de todos os tempos de Franklin. A música foi o maior sucesso de Franklin no top da Billboard Adult Contemporary, alcançando o número dois. A canção foi escrita por Simon Climie e Dennis Morgane produzido por Narada Michael Walden. Franklin e Michael ganharam um Grammy de 1987 de “Melhor Performance de R&B por um Duo ou Grupo com Voz” com a música. Em Portugal, e de acordo com as pesquisas e dados que obtivemos, a música chegou ao 9º lugar do top nacional.
5. Elton John – Don’t Let the Sun Go Down on Me (with George Michael)
“Don’t Let the Sun Go Down on Me” é uma canção escrita pelo músico inglês Elton John e Bernie Taupin. Foi originalmente gravada por John para o seu oitavo álbum de estúdio, “Caribou” (1974), e foi lançada como um single que alcançou a posição número dois do top Billboard Hot 100, tendo também alcançado a posição 16 na UK Singles Chart.
Uma versão da música gravada ao vivo em dueto entre John e George Michael alcançou o número um em ambos os lados do Atlântico, passando duas semanas no número um no UK Singles Chart em dezembro de 1991 e uma semana no Billboard Hot 100 em fevereiro de 1992. O dueto também passou duas semanas como número um na top Adult Contemporary. Esta versão da música também foi indicada ao Grammy de Melhor Performance Vocal Pop por um Duo ou Grupo com Vocal. A dupla cantou a música juntos pela primeira vez no Live Aid no Estádio de Wembley em julho de 1985.
Em Portugal, a música chegou à liderança do top nacional.
4. Phil Collins & Marilyn Martin – Separate Lives
Separate Lives é uma canção de 1985 gravada por Phil Collins e Marilyn Martin e incluída na banda sonora do filme White Nights. Alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100 e Adult Contemporary dos EUA, assim como no Canadá e na Irlanda. Alcançou a quarta posição no UK Singles Chart e foi certificado como prata pela British Phonographic Industry.
3. Linda Ronstadt & Aaron Neville – Don’t Know Much
Don’t Know Much é uma canção escrita por Barry Mann, Cynthia Weil e Tom Snow. Mann foi o primeiro a gravar a música em 1980, ganhando um pequeno sucesso no top dos EUA. A música ficou famosa quando foi regravada em dueto por Linda Ronstadt e Aaron Neville em 1989. A música foi regravada no álbum triplo de platina de Linda Ronstadt de 1989, Cry Like a Rainstorm, Howl Like the Wind. Foi lançado como single nos Estados Unidos em 1989, alcançando a posição número dois na Billboard Hot 100 e número um no Hot Adult Contemporary Tracks. O single foi o décimo e último hit de Ronstadt no top 10 e foi certificado Ouro, vendendo mais de 900.000 cópias nos Estados Unidos. No Reino Unido, a canção alcançou a segunda posição na UK Singles Chart. A canção também alcançou o primeiro lugar na Irlanda, o segundo lugar na Austrália e alcançou o top cinco na Áustria, Bélgica, Canadá, Holanda e Nova Zelândia. “Don’t Know Much” rendeu a Ronstadt e Neville o prémio Grammy de 1990 de Melhor Performance Pop de Duo ou Grupo com Vocal e foi nomeada para Canção do Ano.
2. Pet Shop Boys & Dusty Springfield – What Have I Done to Deserve This
“What Have I Done to Deserve This?” é uma canção da dupla inglesa de synth-pop Pet Shop Boys e da cantora Dusty Springfield, extraída do segundo álbum de estúdio da dupla, “Actually” (1987). Um sucesso comercial no Reino Unido e nos Estados Unidos, a canção ajudou a reviver a carreira de Springfield. Após o single, os Pet Shop Boys escreveram e produziram os singles “Nothing Has Been Proved” e “In Private” para Springfield, ambos incluídos no álbum “Reputation” (1990). A música tornou-se um hit top 3 em ambos os lados do Atlântico. No Reino Unido estreou no número 10 antes de atingir o número 2, onde permaneceu por duas semanas consecutivas. Nos Estados Unidos, alcançou a posição número 2 na Billboard Hot 100, tornando-se o quarto hit entre os dez primeiros para os Pet Shop Boys, bem como o maior hit da carreira de Springfield nos Estados Unidos.
1. Sheena Easton & Luis Miguel – Me Gusta Tal Como Eres
Me Gustas Tal Como Eres é uma canção escrita por Juan Carlos Calderón e Luis Gómez Escolar, produzida por Calderón e interpretada pela cantora escocesa Sheena Easton em dueto com o cantor mexicano Luís Miguel. A faixa foi lançada pela EMI Music como o primeiro single do primeiro álbum em espanhol Todo Me Recuerda a Ti (1984). A canção ganhou o Prémio Grammy de Melhor Performance Mexicana/Mexicano-Americana no 27º Grammy Awards, sendo a segunda vez que este prémio foi entregue. O prémio tornou-se o segundo Grammy para Easton, após ser reconhecida como Melhor Artista Revelação em 1981, e o primeiro para Miguel. A música foi posteriormente incluída no álbum de estúdio de Miguel, Palabra de Honor (1984).