New-age é um género de música destinado a criar inspiração artística, relaxamento e otimismo. Usado usualmente na meditação, procura provocar um estado de êxtase em vez de transe, ou para criar uma atmosfera pacífica e relaxante.
A música new age inclui formas acústicas, apresentando instrumentos como flautas, piano, viola e uma ampla variedade de instrumentos acústicos e eletrónicas. Os arranjos vocais eram inicialmente raros no género, mas à medida que evoluiu, a voz tornou-se mais comum, especialmente em músicas com cantos influenciados em mitologia, como lendas celtas, ou na religião.
Não existe uma definição exata de música new age. Um artigo na revista Billboard de 1987 comentou que “a música New Age pode ser a música não definida de sucesso mais surpreendente que já atingiu a consciência pública”.
Embora já existisse desde há mais tempo, foi na década de 90 que o género atingiu o pico de sucesso, muito alicerçado em bandas como os eRa e os Enigma. Foi inclusive “Sadeness (Part I)” dos Enigma que tornou-se o maior sucesso internacional do género, alcançando o primeiro lugar em 24 países, incluindo o Reino Unido, e também o quinto lugar na Billboard Hot 100 dos EUA, vendendo mais de 5 milhões em todo o mundo.
Aqui ficam 10 grandes músicas do género.
Enigma – Sadeness (Part I)
Sadeness (Part I) é um single de 1990 do projeto musical Enigma. A canção foi o primeiro de quatro singles do primeiro álbum “MCMXC a.D.” e após o lançamento tornou-se um grande sucesso internacional, alcançando o número 1 em 24 países e os dez primeiros em outros, incluindo os Estados Unidos, onde atingiu a quinta posição no Billboard Hot 100 e número 1 na Hot Dance Club Play. A voz é da cantora Sandra Cretu, na época casada com o produtor do grupo Enigma, Michael Cretu, e não da modelo que aparece no vídeo.
eRa – Enae Volare Mezzo
Enae Volare Mezzo faz parte do álbum de estreia do projeto musical eRa, sendo um dos singles lançados.
Enigma – Mea Culpa
Mea Culpa (Parte II) é uma canção do projeto musical alemão Enigma. Foi lançado em abril de 1991 como o segundo dos quatro singles do seu álbum de estreia, “MCMXC aD” (1990). Como o single anterior “Sadeness (Parte I)”, é cantado em francês e grego. Foi o segundo hit do projeto entre os dez primeiros na Alemanha, alcançando o número sete, além de alcançar o top 10 na Bélgica, Finlândia, França, Grécia, Itália, Portugal, Espanha e Suíça.
eRa – Avemano
Avemano faz parte do álbum de estreia do projeto musical eRa, sendo um dos singles lançados.
Delerium ft. Sarah McLachlan – Silence
“Silence” é uma canção do grupo de música eletrónica Delerium com voz e co-autoria da cantora Sarah McLachlan. Desde o seu lançamento tem sido aclamada como uma das maiores canções do género de todos os tempos.
Enigma – Return to Innocence
Return to Innocence é uma canção do grupo musical alemão Enigma. Foi lançada como o primeiro single do seu segundo álbum, “The Cross of Changes” (1993). Tornou-se o single internacional de maior sucesso do projeto depois de “Sadeness (Part I)”, alcançando o número um em mais de 10 países (incluindo Irlanda, Noruega e Suécia), número três no UK Singles Chart e os cinco primeiros em vários países, incluindo Canadá, Alemanha e Nova Zelândia. Também alcançou o top 20 na França e o número dois no Eurochart Hot 100. “Return to Innocence” foi o maior sucesso do projeto nos Estados Unidos, alcançando o número quatro na Billboard Hot 100.
Adiemus – Adiemus
“Adiemus” é uma canção escrita pelo compositor galês Karl Jenkins e interpretada por Miriam Stockley com Mary Carewe. Foi gravada pelo projeto Adiemus e lançada oficialmente no álbum Adiemus: Songs of Sanctuary de 1995.
eRa – Ameno (Remix)
“Ameno” é o primeiro single do álbum eRa, lançado pelo projeto musical de new age, eRa, em 1997. A canção conseguiu entrar no Top 10 da França, Bélgica e Suécia, e também chegar a posição número 12 na Alemanha.
Gregorian – So Sad
“So Sad” é o single de estreia gravado pela banda alemã Gregorian. Foi escrita e produzida por Frank Peterson e faz parte do álbum Sadisfaction (1991), no qual aparece como a terceira faixa. A música é composta por cantos gregorianos usando versos bíblicos enquanto no refrão uma mulher pergunta a Jesus Cristo por que ela está tão triste. Tornou-se um sucesso na França e em Portugal, onde chegou ao primeiro lugar do top nacional.
eRa – Mother
Mother faz parte do álbum de estreia do projeto musical eRa, sendo um dos singles lançados.