Falco, o mais bem sucedido cantor austríaco, morreu faz hoje 25 anos

Falco nasceu Johann Hölzel em 19 de fevereiro de 1958 em Viena, Áustria. Começou a mostrar sinais de talento musical incomum desde muito cedo e soube que queria ser uma estrela pop. Aos 16 anos, frequentou o Conservatório de Viena, mas ficou frustrado e saiu. Durante o final dos anos 1970 em Viena, ele tornou-se parte da vida noturna vienense, que incluía não apenas música, mas também strip-tease, arte performática e uma atmosfera geral de satirizar política e celebrando o caos.

Foi durante esse período que Falco iniciou a sua actividade musical profissional tocando baixo em várias bandas sob vários pseudónimos. Falco alcançou a fama na Europa no início dos anos 80 com canções como “Der Kommissar” em 1981, mas o sucesso mundial veio mais tarde, em 1986, com “Rock Me Amadeus”, a sua música mais conhecida até agora e também a mais vendida.

A canção alcançou o primeiro lugar nos Estados Unidos e no Reino Unido, permanecendo no topo da Billboard Hot 100 por três semanas e o álbum, “Falco 3”, alcançou a posição número três no top de álbuns da Billboard. Excepcionalmente para um cantor branco, especialmente um da Europa continental, “Rock Me Amadeus” alcançou o número seis na Billboard Top R&B Singles Chart, e “Falco 3” alcançou a posição 18 no Top R&B/Hip-Hop Albums Chart.

Por fim, “Rock Me Amadeus” alcançou o primeiro lugar em mais de uma dúzia de países, incluindo o Japão. O single seguinte, “Vienna Calling”, foi outro sucesso pop internacional, chegando ao 18º lugar no top da Billboard. “Jeanny”, terceiro lançamento do álbum “Falco 3”, trouxe o intérprete de volta ao topo em toda a Europa. Altamente polémica quando foi lançada na Alemanha e na Holanda, a história de “Jeanny” foi contada do ponto de vista de um possível estuprador e assassino. Vários DJs e estações de rádio recusaram-se a tocar a balada, que foi ignorada nos Estados Unidos, mas tornou-se um grande sucesso em muitos países europeus e inspirou uma sequela no seu álbum seguinte.

Em 1987 cantou um dueto com Brigitte Nielsen, “Body Next to Body”; o single foi um hit no Top 10 nos países germânicos e um hit moderado em toda a Europa. Apesar da onda de sucesso dos anos 1980, a carreira internacional de Falco não conseguiu continuar no mesmo caminho de 1986 e em 1990 ele raramente era ouvido, exceto nos países germânicos.

Falco morreu de ferimentos graves recebidos em 6 de fevereiro de 1998, 13 dias antes de seu 41º aniversário, quando o seu carro colidiu com um autocarro na República Dominicana. (Wikipédia)

Favorita TopHits

Falco – Rock Me Amadeus
“Rock Me Amadeus” é uma canção gravada pelo músico austríaco Falco, para seu terceiro álbum de estúdio, Falco 3 (1985). Até o momento, o single é a única música em alemão a atingir o número um na Billboard Hot 100, o que aconteceu em 29 de março de 1986. Ele liderou o top de singles em ambos os lados do Atlântico. Foi o único hit número um de Falco nos Estados Unidos e no Reino Unido, apesar da popularidade do artista na sua terra natal, a Áustria, e em grande parte da Europa. (Wikipédia)

Para mais informações sobre Falco, visitem a nossa página do artista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *