Já com oito anos de existência, à procura de alguma coisa para os transformar numa banda de multidões, eis que no final de um concerto no Rock Rendez Vous, os Xutos recebem a visita de Tozé Brito, na altura da Polygram, hoje Universal, com quem acabam por assinar contrato e de cujo acordo nasce “Circo de Feras”, um dos mais importantes discos do rock português.
Circo de Feras é o terceiro álbum dos Xutos. Lançado a 2 de Fevereiro de 1987, foi com este álbum que o grupo conseguiu o seu primeiro grande sucesso. A escolha do primeiro single, no entanto, até começou por gerar alguma discórdia. Produtor e editora queriam ‘Contentores’. A banda queria ‘Sai Prá Rua’. Ganhou a banda.
No videoclipe, a banda foi transformada numa espécie de grupo de vingadores que resgatava uma série de crianças das mãos de um gang de mafiosos. No entanto, ‘Contentores’ acabou por ser sempre o tema com mais reconhecimento.
Gravado entre Outubro e Dezembro de 1986 e editado em Fevereiro de 1987, “Circo de Feras” foi também o primeiro disco dos Xutos gravado para uma multinacional. Mas “Circo de Feras” tinha a difícil missão de dar seguimento ao lendário “Cerco”. Com qualidade sonora melhorada face ao anterior registo, o quinteto (com o saxofonista Gui em permanência na formação) capta para a eternidade canções como “Contentores”, “Esta cidade”, “Não Sou o Único”, “N’América”, “Vida Malvada” e “Circo de Feras”, produzidos por Carlos Maria Trindade, então Heróis do Mar. Entram pela primeira vez para o top português.
Foi com este álbum que os Xutos & Pontapés conquistaram o primeiro disco de prata e gravaram o primeiro teledisco (“Sai p´ra rua”). (Wikipédia)
Principais Singles
Xutos & Pontapés – Desemprego
“Desemprego” faz parte do bem-sucedido álbum “Circo de Feras” de 1987 dos Xutos & Pontapés. (Wikipédia)
Xutos & Pontapés – Circo de Feras
“Circo de Feras” é a música que dá nome ao terceiro álbum dos Xutos & Pontapés. Lançada em 1987 é uma das mais conhecidas e bem-sucedidas músicas da banda. Chegou ao 4º lugar do top nacional de singles. (Wikipédia)