Relembrar os sucessos musicais de um período passado é como abrir um baú do tesouro repleto de memórias e emoções. As músicas que dominaram o top naquela época não apenas definiram o cenário musical, mas também capturaram o espírito e a vibe da época. Na rubrica Flashback embarcaremos numa viagem nostálgica pelo top de vendas em Portugal de um determinado período, revivendo os êxitos que fizeram os nossos pés baterem o ritmo e que continuam a ecoar nas nossas mentes e corações até hoje.
E sem mais demoras, revivamos então o top de vendas nacional do dia 12 de Abril de 1982.
10. Salada de Frutas – Se Cá Nevasse…
Depois da saída de Lena d’Água, o grupo grava na Holanda o álbum “Se Cá Nevasse…” (1981), que obtém um expressivo êxito de rádio, mas não convence o público maioritariamente jovem que comprava então rock português. A música chegou ao número 10 do top nacional.
9. Marty Balin – Hearts
Hearts é uma canção escrita por Jesse Barish e interpretada por Marty Balin em 1981, incluída no seu primeiro álbum a solo, Balin. Foi o terceiro single de Balin em dezanove anos e o maior sucesso a solo. Alcançou a 8ª posição na Billboard Hot 100.
8. Manuela Moura Guedes – Flor sonhada
Single saído em 1981, com duas canções compostas por Miguel Esteves Cardoso, incluindo Foram Cardos, Foram Prosas, Flor Sonhada revelou-se um sucesso
7. Classix Nouveaux – Never Again
Single do grupo inglês que teve um enorme sucesso em Portugal.
6. Suzy Paula – O Areias
Single lançado em 1982 que teve sucesso entre a pequenada
5. Queen & David Bowie – Under Pressure
Under Pressure é uma canção da banda de rock britânica Queen e do cantor David Bowie. Originalmente lançado como single em outubro de 1981, foi posteriormente incluído no álbum Hot Space dos Queen de 1982. A canção alcançou o primeiro lugar no UK Singles Chart, tornando-se o segundo hit número um dos Queen no seu país de origem e o terceiro de Bowie, e também ficou no top 10 em mais de 10 países em todo o mundo. “Under Pressure” foi listada em 31º lugar nas 100 melhores canções dos anos 80 da VH1 e eleita a segunda melhor colaboração de todos os tempos pela revista Rolling Stone.
4. Duran Duran – My Own Way
My Own Way é o quarto single da banda inglesa Duran Duran lançada originalmente a 16 de novembro de 1981. O single foi uma continuação do hit top 5 no Reino Unido “Girls on Film”, e foi outro sucesso, alcançando a 14ª posição no UK Singles Chart e a 10ª posição na Austrália. Chegou ao primeiro lugar no top nacional.
3. Grupo de baile – Patchouly
Single lançado em 1981, que vendeu mais de 99 mil cópias. “Patchouly”, com letra de Vítor Perdigão e música de Vicente Andrade, foi uma música que foi um grande sucesso, tendo chegado ao primeiro lugar do top nacional.
2. Olivia Newton-John – Physical
Physical é uma canção de Olivia Newton-John para o seu décimo primeiro álbum de estúdio de 1981 com o mesmo nome. Foi lançada como o primeiro single do álbum em 28 de setembro de 1981. “Physical” foi um sucesso imediato, vendendo dois milhões de cópias nos Estados Unidos, onde foi certificado como Platina pela Recording Industry Association of America (RIAA), e passou 10 semanas como número um na Billboard Hot 100. O clipe da canção criou polémica por mostrar homens seminus numa época bastante conservadora nos Estados Unidos. A canção foi eleita em 2012 pela Revista Billboard como a mais sexy de todos os tempos.
1. Orchestral Manoeuvres In The Dark – Souvenir
Souvenir é uma canção escrita por Paul Humphreys e Martin Cooper da banda inglesa Orchestral Maneuvers in the Dark (OMD), e lançada como o primeiro single do álbum Architecture & Morality de 1981. “Souvenir” tornou-se um sucesso internacional da banda, alcançando a posição número 3 no UK Singles Chart, e continua a ser o single de maior sucesso do grupo no seu país de origem. A música também alcançou o top 10 em vários países europeus, inclusive liderando os tops de Espanha e Portugal.