Relembrar os sucessos musicais de um período passado é como abrir um baú do tesouro repleto de memórias e emoções. As músicas que dominaram o top naquela época não apenas definiram o cenário musical, mas também capturaram o espírito e a vibe da época. Na rubrica Flashback embarcaremos numa viagem nostálgica pelo top de vendas em Portugal de um determinado período, revivendo os êxitos que fizeram os nossos pés baterem o ritmo e que continuam a ecoar nas nossas mentes e corações até hoje.
E sem mais demoras, revivamos então o top de vendas nacional do dia 16 de Abril de 1988.
10. Dulce Neves – Boa Noite Vitinho
Boa noite, Vitinho! é uma música interpretada por Dulce Neves e que dá nome al álbum com uma compilação musical de todos os temas do «Vitinho». Foi editado em CD pela editora discográfica multinacional Sony Music a 1 de junho de 2018 para assinalar o Dia Mundial da Criança em Portugal. Este disco, produzido por Renato Carrasquinho, recuperou e reuniu, pela primeira vez, todas as bandas sonoras da famosa série de animação infantil homónima transmitida pela RTP entre a década de 1980 e a década de 1990, nomeadamente todos os temas que serviram para embalar as crianças que aguardavam que o personagem Vitinho lhes viesse anunciar a hora de ir para a cama dormir. As canções resistiram ao tempo e continuam a enternecer os que cresceram com elas e que agora as cantam aos mais novos.
9. Freddie Mercury & Montserrat Caballé – Barcelona
Barcelona é um single lançado pelo vocalista dos Queen, Freddie Mercury, e pela soprano Montserrat Caballé como parte do álbum colaborativo Barcelona. Lançado originalmente em 1987, foi um dos maiores sucessos da carreira a solo de Mercury, alcançando a oitava posição no UK Singles Chart. Após a morte de Mercury em 1991, ela foi apresentada nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992, o que levou a chegar ao segundo lugar no Reino Unido, Holanda e Nova Zelândia.
8. Pet Shop Boys – Always on My Mind
Always on My Mind é uma balada escrita por Wayne Carson, Johnny Christopher e Mark James, gravada pela primeira vez por Brenda Lee e lançada pela primeira vez por Gwen McCrae em 1972. Em 1987, os Pet Shop Boys apresentaram uma versão synth-pop de “Always on My Mind” no Love Me Tender, um especial de televisão da ITV no Reino Unido. A atuação dos Pet Shop Boys foi tão bem recebida que a dupla decidiu gravar a música e lançá-la e tornou-se no single número um de Natal do Reino Unido naquele ano. Também alcançou a quarta posição na Billboard Hot 100 dos EUA, tornando-se o quinto e último hit da dupla no top 10 nos EUA.
7. T’Pau – China in Your Hand
O maior êxito dos T’Pau. Lançado em 1988 a balada China in Your Hand liderou o top de vendas do Reino Unido durante cinco semanas e obteve sucesso no resto da Europa e nos Estados Unidos da América. Em Portugal, e de acordo com as pesquisas e dados que obtivemos, a música chegou ao 4º lugar do top nacional.
6. Xutos & Pontapés – A Minha Casinha
A Minha Casinha (Portugal, 1943), é uma das canções mais emblemáticas da música portuguesa e da banda Xutos & Pontapés. Composta por António Melo e com letra de João Silva Tavares, foi cantada pela primeira vez pela actriz Milú, no filme “O Costa do Castelo”, em 1943.
Foi imortalizada pela banda rock portuguesa Xutos & Pontapés em 1988, que gravaram uma versão para o álbum 88. Se na versão popularizada por Milú, esta cantava acompanhada pela Orquestra de Variedades da Emissora Nacional que era dirigida pelo maestro Fernando de Carvalho, na versão deles, os Xutos & Pontapés, trocam a orquestra por baixos eléctricos, sintetizadores, guitarras e bateria. Para além disto, encurtam a letra, cantam apenas a primeira estrofe e alteram a ordem de algumas das palavras.
5. Elba Ramalho – De Volta Pro Aconchego
De Volta Pro Aconchego é uma canção de Dominguinhos e Nando Cordel. Gravada por Elba Ramalho, foi tema do protagonista Roque (José Wilker) da telenovela Roque Santeiro, de 1985. Chegou ao segundo lugar no top nacional.
4. Roupa Nova – Dona
Dona é uma canção da dupla brasileira Sá & Guarabira regravada em 1985 pelo grupo Roupa Nova. Em 1982, a canção disputou no Festival de Música Popular Brasileira daquele ano. A canção foi regravada pelo grupo Roupa Nova no disco Roupa Nova, de 1985. No mesmo ano a música entrou na banda sonora da novela Roque Santeiro, da Rede Globo, e tornou-se um grande sucesso tendo sido a segunda canção mais tocada desse ano nas rádios do Brasil. A canção também foi um grande êxito em Portugal aquando da exibição da novela.
3. Tiffany – I Think We’re Alone Now
“I Think We’re Alone Now” é uma canção escrita e composta por Ritchie Cordell que foi gravada pela primeira vez por Tommy James and the Shondells. Foi um grande sucesso para o grupo, alcançando o número 4 no Hot 100 dos EUA em abril de 1967.
A música foi re-popularizada quando a cantora pop americana Tiffany fez um cover quando tinha 15 anos para seu álbum de estreia, Tiffany, lançado em 1987 pela MCA Records. Quando George Tobin, empresário de Tiffany e produtor, deu-lhe a fita cassete da versão original de Tommy James & the Shondells, Tiffany odiou a ideia de gravar uma versão própria para o seu álbum, principalmente porque ela achava que a música não era moderna o suficiente. De acordo com Tiffany, ela também não sabia que a música é sobre a proibição do sexo adolescente. Os produtores então refizeram a música como uma faixa dançante, e quando Tiffany tocou para os seus amigos, eles começaram a dançar. Tiffany voltou no dia seguinte para gravar a música.
“I Think We’re Alone Now” foi o maior sucesso de Tiffany, com a música a passar duas semanas como número um no top Billboard Hot 100 e três semanas como número um na UK Singles Chart. Tornou-se um hit número um e foi o 18º single mais vendido em 1987e o 32º single mais vendido na Austrália em 1988.
2. Belinda Carlisle – Heaven Is a Place on Earth
“Heaven Is a Place on Earth” é uma canção do segundo álbum de estúdio, Heaven on Earth (1987). Escrita por Rick Nowels e Ellen Shipley , a música foi lançada como o primeiro single do álbum Heaven on Earth em 14 de setembro de 1987, e alcançou o número um na Billboard Hot 100 dos EUA em 5 de dezembro de 1987, tornando-se o único nº1 de Carlisle nos EUA até hoje. Um mês depois, alcançou o primeiro lugar no Reino Unido, lugar que ocupou por duas semanas. A canção foi indicada ao Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Feminina em 1988, mas perdeu.Em Portugal, e de acordo com as pesquisas e dados que obtivemos, a música chegou ao 2º lugar do top nacional.
1. Yann Andersen – Song for Nadim
Yann Anderson ou Andersen, nome artístico de Jan van Zoelen, é um cantor da Holanda que tornou-se famoso em 1987 com a canção “Song for Nadim”. A canção teve o patrocínio da UNICEF e a mensagem principal era que o amor deveria ser a regra para os problemas do mundo em vez da guerra e que deveríamos sonhar que isso seja possível. O vídeo mostra o cantor num deserto com a criança que supostamente dá o título à canção, Nadim, e mostra-nos imagens de cenas de conflitos armados no Médio Oriente. Em Portugal, esteve em 1º lugar no top de vendas durante 22 semanas consecutivas, o recorde da década.