Flashback: Top de vendas em Portugal a 22 de Abril de 1989

Relembrar os sucessos musicais de um período passado é como abrir um baú do tesouro repleto de memórias e emoções. As músicas que dominaram o top naquela época não apenas definiram o cenário musical, mas também capturaram o espírito e a vibe da época. Na rubrica Flashback embarcaremos numa viagem nostálgica pelo top de vendas em Portugal de um determinado período, revivendo os êxitos que fizeram os nossos pés baterem o ritmo e que continuam a ecoar nas nossas mentes e corações até hoje.

E sem mais demoras, revivamos então o top de vendas nacional do dia 22 de Abril de 1989.

10. Kylie Minogue – The Loco-Motion

The Loco-Motion é uma canção de 1962 escrita pelos compositores americanos Gerry Goffin e Carole King. A música se destaca-s por fazer três aparições no Top 3 americano, cada uma numa década diferente: em 1962 por Little Eva (No. 1), em 1974 pela Grand Funk Railroad (também No. 1) e em 1988 por Kylie Minogue, tendo chegado ao nº3.

https://www.youtube.com/watch?v=POWsFzSFLCE

9. Fine Young Cannibals – She Drives Me Crazy

She Drives Me Crazy é uma canção do grupo inglês Fine Young Cannibals lançada em 1988 como o primeiro single do segundo e último álbum, The Raw & the Cooked (1989). Alcançando a posição 5 no top de singles britânico, é o single de maior sucesso da banda no seu país natal, o Reino Unido. O single provou ser um sucesso ainda maior nos EUA, liderando a Billboard Hot 100. “She Drives Me Crazy” também alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot Dance Music/Club Play Singles, assim como em países como Austrália, Áustria, Canadá, Nova Zelândia e Espanha. Alcançou o top 3 em vários países, incluindo Bélgica, Alemanha Ocidental, Islândia, Irlanda e Suíça. Em 2018, a revista Time Out listou “She Drives Me Crazy” em 28º lugar nas “50 melhores músicas dos anos 80”. Em 2023, a revista Billboard classificou-a em 77º lugar nas “500 melhores canções pop de todos os tempos”.

https://www.youtube.com/watch?v=UtvmTu4zAMg

8. Morrissey – The Last of the Famous International Playboys

The Last of the Famous International Playboys é uma canção de Morrissey. O single foi o primeiro a solo de Morrissey a apresentar os seus ex-companheiros de banda dos Smiths. O single tornou-se outro sucesso comercial de Morrissey, alcançando a sexta posição no Reino Unido, apesar das críticas inicialmente mistas.

https://youtu.be/Bk1wUKoXL20

7. Enya – Orinoco Flow

Orinoco Flow é uma canção da cantora e compositora irlandesa Enya do segundo álbum de estúdio, Watermark (1988). Foi lançada a 3 de outubro de 1988 e liderou o UK Singles Chart por três semanas, tendo recebido duas nomeações ao Grammy de Melhor Vídeo Musical e Melhor Performance New Age no 32º Grammy Awards. O Guardian classificou “Orinoco Flow” em 77º lugar na lista dos 100 maiores singles número um do Reino Unido em 2020.

https://youtu.be/LTrk4X9ACtw

6. Tracy Chapman – Baby Can I Hold You

Baby Can I Hold You é o terceiro single de Tracy Chapman, lançado em outubro de 1988. A canção alcançou o top 50 nos Estados Unidos e tornou-se no seu último hit no top 50 até 1996. Em Julho de 1990, a canção alcançou o primeiro lugar em Portugal.

https://youtu.be/DqoLMGSBGYc

5. Bananarama – Help!

Help! é uma canção da banda de rock inglesa Beatles que serviu como canção-título do filme de 1965 e da banda sonora da banda que o acompanha. O grupo feminino britânico Bananarama fez um cover da música com os comediantes French & Saunders e Kathy Burke, que foram creditados como Lananeeneenoonoo, que é uma paródia do nome Bananarama. A música foi lançada em fevereiro de 1989 como single da Red Nose Day para arrecadar dinheiro para a Comic Relief. Foi então incluído no relançamento de 1989 do álbum Greatest Hits Collection de Bananarama. O single alcançou a posição número três no UK Singles Chart e foi um hit Top-10 em vários países.

https://youtu.be/ckheOpDLlQE

4. Phil Collins – A Groovy Kind of Love

O baterista, cantor e compositor, produtor musical e ator inglês Phil Collins gravou uma nova versão de “A Groovy Kind of Love” em 1988. Ao contrário da versão dos Mindbenders, que era uma música pop animada baseada na guitarra, a de Collins era uma balada lenta. Quando lançada como single, alcançou o primeiro lugar no top dos EUA e do Reino Unido, tornando-se o único single de Collins a chegar ao topo em ambos os países; foi seu último single nº 1 no Reino Unido. O single foi certificado como prata no Reino Unido pela British Phonographic Industry. Também alcançou o primeiro lugar no top Adult Contemporary. Teve a permanência mais longa no top de qualquer um dos singles de Collins no Hot 100 dos EUA, com vinte e cinco semanas. A canção rendeu a Collins uma nomeação aos Grammy por Melhor Performance Vocal Pop, Masculino em 1989. Também liderou o top nacional em Portugal.

https://youtu.be/HsC_SARyPzk

3. Kylie Minogue & Jason Donovan – Especially for You

Especialmente para vocêé uma canção interpretada pelos artistas australianos Kylie Minogue e Jason Donovan do álbum de estreia de Donovan, Ten Good Reasons (1989). A música foi lançada como segundo single a 28 de novembro de 1988 e foi escrita e produzida por Stock Aitken Waterman (SAW). A canção teve sucesso comercial, alcançando o número um no Reino Unido, Irlanda, Grécia e Bélgica e alcançando o top cinco em vários outros países, incluindo Austrália, Nova Zelândia, França, Finlândia, Suíça e Portugal.

https://www.youtube.com/watch?v=yalM-2ih7RU

2. Madonna – Like a Prayer

Like a Prayer é uma canção da cantora Madonna, contida no álbum de estúdio do mesmo nome (1989). Aclamado por críticos musicais devido à sua produção e afastamento dos trabalhos anteriores da artista, o tema atingiu o topo das tabelas musicais de países como Austrália, Canadá, Dinamarca, Noruega e Reino Unido, tornando-se o sétimo número um de Madonna na Billboard Hot 100 e vendendo mais de cinco milhões de cópias ao redor do mundo, convertendo-se num dos mais vendidos de todos os tempos em formato físico. Em Portugal chegou à liderança do top nacional.

https://youtu.be/79fzeNUqQbQ

1. Will to Power – Baby, I Love Your Way

Baby, I Love Your Way/Freebird Medley (Free Baby) é uma canção da banda americana Will to Power. A canção combina elementos de duas canções de rock gravadas anteriormente, “Baby, I Love Your Way”, um hit número 12 da Billboard Hot 100 de 1976 do cantor britânico Peter Frampton, e “Free Bird” da banda Lynyrd Skynyrd, que alcançou a posição 19 na Hot 100 em 1975. Nos Estados Unidos, o medley passou uma semana em primeiro lugar na Billboard Hot 100 e também alcançou a segunda posição na Billboard Adult Contemporary. Internacionalmente, a canção liderou os tops em vários países, incluindo Portugal.

https://youtu.be/79r_XaUU7yE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *