Flashback: Top de vendas em Portugal a 27 de Abril de 1985

Relembrar os sucessos musicais de um período passado é como abrir um baú do tesouro repleto de memórias e emoções. As músicas que dominaram o top naquela época não apenas definiram o cenário musical, mas também capturaram o espírito e a vibe da época. Na rubrica Flashback embarcaremos numa viagem nostálgica pelo top de vendas em Portugal de um determinado período, revivendo os êxitos que fizeram os nossos pés baterem o ritmo e que continuam a ecoar nas nossas mentes e corações até hoje.

E sem mais demoras, revivamos então o top de vendas nacional do dia 27 de Abril de 1985.

20. Chaka Khan – I Feel for You

I Feel for You é uma canção escrita pelo músico americano Prince que apareceu originalmente no seu álbum autointitulado de 1979. A versão mais bem sucedida e conhecida foi gravada pela cantora de R&B Chaka Khan e apareceu no álbum homônimo de 1984. Recebeu dois prémios Grammy de Melhor Canção de R&B (com Prince como compositor) e Melhor Performance Vocal Feminina de R&B para Khan. A música vendeu mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos e no Reino Unido e ajudou a relançar a carreira de Khan. A canção alcançou a terceira posição na Billboard Hot 100. Adicionalmente, a música também alcançou o primeiro lugar no UK Singles Chart.

19. Videokids – Woodpeckers from Space

“Woodpeckers from Space” é uma canção da dupla holandesa de euro disco VideoKids, lançada oficialmente em 1984 como single de estreia da dupla e do seu primeiro álbum, “The Invasion of the Spacepeckers”. Chegou ao primeiro lugar nos tops da Espanha, Noruega e Portugal.

18. Mick Jagger – Just Another Night

Just Another Night é uma canção escrita e interpretada por Mick Jagger, lançada como primeiro single do álbum de estreia, She’s the Boss, em 1985. Atingiu o primeiro lugar no Billboard Hot 100 dos EUA.

17. Duran Duran – The Wild Boys

The Wild Boys é o décimo segundo single da banda inglesa Duran Duran, lançado a 26 de outubro de 1984 no Reino Unido. A música foi a única faixa de estúdio do álbum ao vivo da banda Arena (1984), e foi produzida por Nile Rodgers, que já havia remixado o single anterior da banda “The Reflex”. “The Wild Boys” tornou-se um dos singles de maior sucesso da banda, alcançando a segunda posição na Billboard Hot 100 dos EUA por quatro semanas, enquanto alcançava o primeiro lugar no Cash Box Top dos EUA e na Alemanha e na África do Sul. Alcançou a posição número dois no UK Singles Chart e no Irish Singles Chart, bem como em vários países europeus. Também tornou-se o single de maior sucesso da banda na Austrália, alcançando o terceiro lugar.

16. Maria Vidal – Body Rock

Body Rock é um filme de drama de dança americano de 1984. A banda sonora, lançada em LP em 1984, conta com a participação de Laura Branigan, Roberta Flack e outros, incluindo Ashford & Simpson. A música tema “Body Rock”, interpretada por Maria Vidal, alcançou a posição 48 no Hot 100 e a oitava posição no top de dança dos EUA. Um ano depois, “Body Rock” alcançou a 11ª posição no Reino Unido.

15. Commodores – Nightshift

Nightshift é uma canção de 1985 dos Commodores e a faixa-título do álbum com o mesmo nome. A canção foi escrita pelo vocalista Walter Orange em colaboração com Dennis Lambert e Franne Golde como uma homenagem aos cantores de soul/R&B Jackie Wilson e Marvin Gaye, ambos falecidos em 1984. A canção foi lançada como primeiro single do álbum em janeiro de 1985. “Nightshift” tornou-se o primeiro hit dos Commodores após a saída de Lionel Richie do grupo.

14. Band Aid – Do They Know It’s Christmas?

“Do They Know It’s Christmas?” é uma canção de caridade escrita em 1984 por Bob Geldof e Midge Ure para arrecadar dinheiro para a fome na Etiópia. Foi gravada pela primeira vez pelos Band Aid, um supergrupo montado por Geldof e Ure que consistia em artistas musicais britânicos e irlandeses populares da época. Foi gravado num único dia no Sarm West Studios em Notting Hill , Londres, em novembro de 1984. “Do They Know It’s Christmas” foi lançado no Reino Unido em 3 de dezembro de 1984. Entrou no UK Singles Chart como número um e permaneceu lá por cinco semanas, tornando-se o número um do Natal. Vendeu um milhão de cópias na primeira semana, tornando-se o single mais vendido na história dos tops do Reino Unido até 1997. As vendas no Reino Unido ultrapassaram três milhões no último dia de 1984. A música também alcançou o primeiro lugar em treze outros países. Nos Estados Unidos, ficou aquém do top 10 na Billboard Hot 100 devido à falta de airplay, mas vendeu cerca de 2,5 milhões de cópias em janeiro de 1985. Em 1989, vendeu 11,7 milhões de cópias no mundo inteiro. Geldof esperava arrecadar £70.000 para a Etiópia; num ano, conseguiu £8 milhões. O sucesso levou a vários outros singles de caridade, como “We Are the World” (1985) do USA for Africa, e eventos de caridade spin-off, como Comic Relief e o Live Aid de 1985. A versão original de “Do They Know It’s Christmas?” vendeu 3,8 milhões de cópias no Reino Unido. Numa votação no Reino Unido em dezembro de 2012, foi eleita a sexta melhoir música de Natal no especial de televisão da ITV , The Nation’s Favorite Christmas Song.

13. Madonna – Like a Virgin

“Like a Virgin” é uma canção de Madonna, contida no seu segundo álbum de estúdio “Like a Virgin” (1984). “Like a Virgin” recebeu críticas positivas, sendo considerada uma das músicas que definem Madonna. Foi o seu primeiro single a alcançar o número um na Billboard Hot 100 e alcançou a mesma posição nas tabelas da Austrália, Canadá e Japão, além dos dez primeiros lugares em outros países.

Alguns especialistas consideraram “Like a Virgin” como a música que transformou a artista num ícone da cultura popular. Além disso, foi incluído em várias listas e compilações feitas por críticos de vários grupos de comunicação, como o Rock and Roll Hall of Fame, as revistas Rolling Stone e Q, entre outras, como uma das músicas que mudaram o mundo.

12. Bryan Adams – Run to You

Run to You é uma canção de Bryan Adams lançada em 1984 como o primeiro single do álbum Reckless (1984). A canção liderou o Billboard Top Rock Tracks e alcançou a posição seis na Billboard Hot 100. Alcançou a 11ª posição no UK Singles Chart. O single foi certificado Ouro no Canadá em 1985.

11. Phil Collins – Sussudio

Sussudio é uma canção do cantor e compositor inglês Phil Collins lançada como single em janeiro de 1985. A canção é a primeira faixa do terceiro álbum a solo de estúdio de Collins, No Jacket Required. A música e o álbum alcançaram o primeiro lugar nas respectivas tabelas da Billboard nos EUA. A canção alcançou a 12ª posição no UK Singles Chart.

10. Murray Head – One Night in Bangkok

One Night in Bangkok é uma canção do álbum conceitual de Tim Rice, Benny Andersson e Björn Ulvaeus. O ator e cantor britânico Murray Head canta os versos, enquanto o refrão é cantado por Anders Glenmark, um cantor, compositor e produtor sueco. A música liderou os tops em muitos países, incluindo África do Sul, Holanda, Alemanha Ocidental, Suíça, Dinamarca e Austrália. Alcançou a posição número 3 no Canadá e nos Estados Unidos e a posição 12 no Reino Unido.

9. Paul McCartney – We All Stand Together

We All Stand Together faz parte do filme de animação Rupert and the Frog Song e alcançou o terceiro lugar no UK Singles Chart em 1984. O apoio “Frog Chorus” da música foi fornecido por The King’s Singers e o coro de Catedral de São Paulo. Chegou ao 2º lugar no top nacional.

8. Ashford & Simpson – Solid

Solid é uma canção gravada pela dupla americana de compositores Ashford & Simpson, lançada em setembro de 1984 como o primeiro single do décimo primeiro álbum de estúdio, Solid (1984). Alcançou a posição número um na Soul da Billboard dos EUA e número 12 na Billboard Hot 100.

7. Alphaville – Forever Young

“Forever Young” é uma canção da banda alemã de synth-pop Alphaville tirada do seu primeiro álbum de estúdio de 1984 com o mesmo nome . O single foi bem sucedido na Escandinávia e nos países europeus de língua alemã no mesmo ano. O single alcançou mais sucesso nos Estados Unidos do que no Reino Unido, mas não conseguiu alcançar o top 40 americano, apesar de três lançamentos separados nos EUA. Embora não seja o single de maior sucesso do grupo na Europa, “Forever Young” foi uma das músicas de assinatura da banda e foi regravada por vários artistas. O single alcançou inicialmente o número 93 em 1985 na Billboard Hot 100 dos EUA e o top 40 na Hot Dance Music/Club Play Singles dos EUA . Quando relançado em 1988, alcançou o número 65 na Billboard Hot 100. Em Portugal, e de acordo com as pesquisas e dados que obtivemos, a música chegou ao 5º lugar do top nacional.

6. Joe Cocker – Edge Of A Dream

Edge Of A Dream é uma música de Joe Cocker escrita por Bryan Adams para o filme “Teachers”, tendo chegado à posição 69 da Billboard Hot 100. Em Portugal chegou à 6ª posição do top nacional.

5. Wham! – Last Christmas

“Last Christmas” é uma canção da dupla pop britânica Wham!, lançada originalmente em dezembro de 1984 pela CBS Records internacionalmente e como lado A duplo na Epic Records com “Everything She Wants” no Reino Unido. Descrito como uma “marca d’água do synthpop britânico de meados dos anos 80”, foi escrito e produzido por George Michael e foi tocado por muitos artistas desde o seu lançamento original. Após o seu lançamento inicial em 1984, “Last Christmas” passou cinco semanas consecutivas em segundo lugar no UK Singles Chart – foi mantido fora do primeiro lugar no Natal por ” Do They Know It’s Christmas? ” do Band Aid. Depois de muitas corridas nos tops nos anos seguintes, que incluíram mais três semanas no segundo lugar e que viram a gravação tornar-se parte do catálogo da RCA Records, a música finalmente alcançou o primeiro lugar no UK Singles Chart no dia de ano novo de 2021, mais de 36 anos após o seu lançamento inicial. Ao fazer isso, tornou-se o quinto single número um no Reino Unido para a dupla e ultrapassou o então recorde de mais tempo que um single levou até chegar ao topo do UK Singles Chart (actualmente já não detém esse recorde). “Last Christmas” manteve por muitos anos o recorde como o single mais vendido, nunca tendo chegado ao topo da Official Charts Company (OCC), com 1,9 milhão de cópias vendidas (sem incluir streams), recorde que já não detém. A música alcançou o primeiro lugar no Reino Unido depois de ser transmitida 9,2 milhões de vezes na última semana de 2020 e vendeu 1.555 downloads, resultando num total de 40.149 vendas combinadas. Fora do Reino Unido, a música liderou as tops na Dinamarca, Alemanha, Eslovênia e Suécia e alcançou o top10 em vários países, incluindo Austrália, Irlanda e Estados Unidos, tendo atingido o número 3 do top nacional. Os Wham! doaram todos os seus royalties para os esforços de socorro para a fome etíope. Numa votação em todo o Reino Unido em dezembro de 2012, foi eleita a oitava melhor música de natal no “The Nation ‘s Favorite Christmas Song”.

4. Billy Ocean – Loverboy

Loverboy é o segundo single de Billy Ocean do seu álbum de 1984, Suddenly. Foi produzido por Keith Diamond e alcançou o número 2 na Billboard Hot 100 dos EUA e o número 15 no UK Singles Chart. Também alcançou o primeiro lugar na Hot Dance Music/Club Play nos EUA, em versão estendida. O single também foi um grande sucesso na África do Sul, alcançando o primeiro lugar e permanecendo nessa posição por 11 das 26 semanas em que ficou no top.

3. Foreigner – I Want to Know What Love Is

“I Want to Know What Love Is” é uma balada da banda de rock anglo-americana Foreigner. Foi lançada em novembro de 1984 como o primeiro single de quinto álbum da banda, “Agent Provocateur”. A música alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e nos Estados Unidos e é o maior sucesso do grupo até hoje. Continua a ser uma das canções mais conhecidas da banda e sucessos de rádio mais duradouros, alcançando o top 25 em 2000, 2001 e 2002 no top Billboard Hot Adult Contemporary Recurrents dos EUA. “I Want to Know What Love Is” continua a receber aclamação da crítica e está listada como uma das melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone, no número 476 em 2004 e no número 479 em 2010.

Em Portugal chegou à segunda posição do top nacional.

2. Jim Diamond – I Should Have Known Better

I Should Have Known Better é uma canção de Jim Diamond lançada em 1984 como o primeiro single do primeiro álbum a solo Double Crossed (1985). Foi o single número um no Reino Unido. Chegou ao primeiro lugar do top em Portugal.

1. Scorpions – Still Loving You

Still Loving You é uma balada da banda alemã de hard rock e heavy metal Scorpions. Foi escrita por Rudolf Schenker com Klaus Meine para o nono álbum de estúdio da banda, “Love at First Sting”, lançado em 1984. É considerada uma das baladas clássicas do grupo alemão, além de ser ícone do estilo power ballad. Ingressou no Top 10 em alguns países europeus, incluindo na França, onde obteve em poucos meses, o certificado de platina ao superar um milhão de cópias vendidas. A música chegou ao nº1 do top nacional e manteve-se á durante diversas semanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *