Relembrar os sucessos musicais de um período passado é como abrir um baú do tesouro repleto de memórias e emoções. As músicas que dominaram o top naquela época não apenas definiram o cenário musical, mas também capturaram o espírito e a vibe da época. Na rubrica Flashback embarcaremos numa viagem nostálgica pelo top de vendas em Portugal de um determinado período, revivendo os êxitos que fizeram os nossos pés baterem o ritmo e que continuam a ecoar nas nossas mentes e corações até hoje.
E sem mais demoras, revivamos então o top de vendas nacional do dia 5 de Abril de 1986.
20. Stevie Nicks – I Can’t Wait
I Can’t Wait é uma canção da cantora e compositora americana Stevie Nicks do seu terceiro álbum a solo Rock a Little (1985). Escrita por Nicks, Rick Nowels e Eric Pressly, a música foi lançada como primeiro single do álbum. “I Can’t Wait” entrou no UK Singles Chart alcançando a posição 54. Nos Estados Unidos, o single alcançou o top 20, alcançando a 16ª posição por duas semanas na Billboard Hot 100 e é um dos quatro únicos singles de Nicks a entrar na Dance Club Songs.
19. Sting – Russians
Russians é uma música de Sting de primeiro álbum a solo, The Dream of the Blue Turtles, lançado em junho de 1985, e lançado como single em novembro. A canção é um comentário e um apelo que critica a então dominante política externa da Guerra Fria e a doutrina da destruição mútua assegurada pelos Estados Unidos e pela então existente União Soviética. O single chegou ao 12º lugar no Reino Unido e ao 16º nos EUA.
18. Modern Talking – Cheri, Cheri Lady
Cheri, Cheri Lady é uma canção da dupla pop alemã Modern Talking do segundo álbum de estúdio, Let’s Talk About Love (1985). Foi lançado como o único single do álbum a 2 de setembro de 1985 e alcançou o primeiro lugar no German Singles Chart, tornando-se o terceiro single consecutivo da dupla em primeiro lugar na Alemanha. O single passou quatro semanas no topo e um total de 24 semanas no top alemão, e finalmente ganhou disco de ouro, vendendo mais de 250.000 unidades. “Cheri, Cheri Lady” também foi certificada como prata na França, obtendo vendas superiores a 250.000 unidades.
17. Rolling Stones – Harlem Shuffle
Harlem Shuffle é uma canção R&B escrita e gravada originalmente pela dupla Bob & Earl em 1963. A versão cover dos Rolling Stones apareceu no álbum de 1986, Dirty Work. Alcançou a 5ª posição na Billboard Hot 100 dos EUA, a 13ª posição no Reino Unido e a 1ª posição na Nova Zelândia.
16. Bryan Adams – Christmas Time
“Christmas Time” é uma canção do cantor e compositor de rock Bryan Adams. Foi escrita por Adams e Jim Vallance e tornou-se a canção de Natal mais popular de Adams. Nenhum videoclipe foi filmado para a música quando ela foi lançada originalmente, mas em 10 de dezembro de 2019, Adams lançou um videoclipe para a música no YouTube. Mais de trinta anos depois de ter sido gravada pela primeira vez, a música ainda recebe, todos os anos, uma significativa reprodução nas rádios durante a época de Natal.
15. MICHAEL CRETU – Samurai
Samurai é uma canção do cantor e compositor romeno-alemão Michael Cretu do seu terceiro álbum de estúdio, Die Chinesische Mauer (1985). Uma versão da música em alemão também foi lançada na mesma época que a versão em inglês, mas não foi um sucesso comercial, ao contrário da versão em inglês, que alcançou o top 20 em vários países da Europa.
14. Simple Minds – Alive and Kicking
Alive and Kicking é uma música lançada pela banda de rock escocesa Simple Minds como o primeiro single do sétimo álbum, Once Upon a Time. A música alcançou o terceiro lugar na Billboard Hot 100 dos EUA e o quarto lugar no Canadá. Alcançou o top cinco em vários países europeus, incluindo a Itália, onde a música alcançou o primeiro lugar.
13. Billy Ocean – When the Going Gets Tough, the Tough Get Going
“When the Going Gets Tough, the Tough Get Going” é uma canção de 1985 co-escrita e originalmente gravada pelo cantor inglês Billy Ocean. Escrita por Wayne Brathwaite, Barry Eastmond, Mutt Lange e Ocean, a canção foi usada como tema do filme de Michael Douglas, “The Jewel of the Nile” (1985). A canção tornou-se um grande sucesso internacional, alcançando o primeiro lugar no UK Singles Chart por quatro semanas em fevereiro de 1986 e o número dois na Billboard Hot 100. Continua a ser o único single número um no Reino Unido de Billy Ocean até hoje.
12. Bob Seger – Shame On The Moon
Shame on the Moon é uma canção escrita por Rodney Crowell e gravada pela primeira vez em 1981. Foi regravada por Bob Seger & the Silver Bullet Band como o primeiro single do álbum de 1982, The Distance. A canção passou quatro semanas em segundo lugar da Billboard Hot 100.
11. Blind Date – Your Heart Keeps Burning
Your Heart Keeps Burning é uma música dos Blind Date, um grupo de música pop alemão formado em 1984. Foi um sucesso na Alemanha Ocidental em 1985 e alcançou a posição 17 no top de singles.
10. Survivor – Burning Heart
Burning Heart é uma música dos Survivor do filme Rocky IV de 1985, contido no respectivo álbum de banda sonora. Sylvester Stallone encomendou pessoalmente a música. O single alcançou a posição número 2 na Billboard Hot 100 por duas semanas. Foi o maior sucesso da banda. Também foi um hit top 5 no Reino Unido, Alemanha e vários outros países europeus, e alcançou o top 15 no Canadá.
9. The Waterboys – The Whole of the Moon
The Whole of the Moon é uma música da banda escocesa Waterboys lançada como single do seu álbum This Is the Sea em outubro de 1985. É um clássico do repertório da banda, tendo sido escrita e produzida por Mike Scott. O single não foi um grande sucesso quando lançado inicialmente em 1985, embora tenha alcançado a 12ª posição na Austrália. Posteriormente, tornou-se uma das canções mais conhecidas dos Waterboys e de maior sucesso comercial. Foi o vencedor do Prémio Ivor Novello de “Melhor Canção Musical e Lirica” em 1992. Após o relançamento em março de 1991, alcançou o terceiro lugar no Reino Unido.
8. Joy – Touch By Touch
Touch by Touch é uma música da banda austríaca Joy, lançada em 1985 como o segundo single do álbum de estreia, Hello. A música foi um grande sucesso na terra natal da banda, onde alcançou o primeiro lugar. Na Alemanha, a música alcançou o top 20, chegando ao 18º lugar em 1986. Também tornou-se um sucesso no Leste Asiático e nas Filipinas, e continua a ser a música de assinatura da banda. Em Portugal chegou ao segundo lugar do top nacional.
7. Pet Shop Boys – West End Girls
“West End Girls” é uma canção da dupla inglesa de synth-pop Pet Shop Boys. Escrita por Neil Tennant e Chris Lowe, a música foi lançada duas vezes como single.
A primeira versão da música foi produzida por Bobby Orlando e foi lançada em abril de 1984, tornando-se um hit nas discotecas nos Estados Unidos e em alguns países europeus. Depois que a dupla assinou com a EMI, a música foi regravada com o produtor Stephen Hague para seu primeiro álbum de estúdio, “Please”. Em outubro de 1985, a nova versão foi lançada, alcançando o primeiro lugar no Reino Unido e nos Estados Unidos em 1986. Em Portugal a música chegou ao nº5 do top nacional.
Em 1987, a canção ganhou o prémio de Melhor Single no Brit Awards e Melhor Hit Internacional no Ivor Novello Awards. Em 2005, 20 anos após o seu lançamento, a canção foi premiada como Canção da Década entre os anos de 1985 e 1994 pela British Academy of Composers and Songwriters. Um inquérito crítico em 2020 pelo The Guardian seleccionou “West End Girls” como o maior single número um do Reino Unido.
6. Bonnie Tyler – Loving You’s a Dirty Job but Somebody’s Gotta Do It
Loving You’s a Dirty Job but Somebody’s Gotta Do It é uma canção de Bonnie Tyler em dueto com o cantor americano Todd Rundgren. Escrita e produzida por Jim Steinman, a faixa foi lançada como primeiro single do sexto álbum de estúdio de Tyler, Secret Dreams and Forbidden Fire (1986), em novembro de 1985. Em Portugal a música chegou ao nº3 do top nacional.
5. Lionel Richie – Say You, Say Me
Say You, Say Me é uma canção escrita e gravada por Lionel Richie para o filme White Nights. O single alcançou o primeiro lugar nos Estados Unidose tornou-se o nono número um de Richie no top Billboard Adult Contemporary. Em 2008, a canção foi classificada em 74º lugar entre as melhores canções de todos os tempos da Billboard Hot 100, comemorando os primeiros 50 anos do top.
4. Time Bandits – Endless Road
Endless Road é uma música da banda britânica Time Bandits, lançada em 1985 como parte do álbum “Can’t Wait for Another World”. Foi um dos destaques da discografia da Time Bandits e uma favorita dos fãs. A música ganhou popularidade nos tops e continua a ser lembrada como um dos sucessos memoráveis da banda.
3. Feargal Sharkey – A Good Heart
A Good Heart é uma canção escrita por Maria McKee e gravada pelo cantor norte-irlandês Feargal Sharkey, lançada como o primeiro single do álbum de estreia autointitulado. Foi lançada em setembro de 1985 e tornou-se um hit número um no Reino Unido, Austrália, Bélgica, Irlanda e Holanda.
2. Jennifer Rush – The Power of Love
The Power of Love é uma canção co-escrita e originalmente gravada por Jennifer Rush em 1984. Foi lançada como o quinto single do álbum de estreia, Jennifer Rush (1984), e desde então foi regravada por outros artistas como Laura Branigan e Celine Dion. A versão original de Rush alcançou o primeiro lugar no UK Singles Chart e posteriormente tornou-se o single mais vendido do ano no Reino Unido com Rush a tornar-se na primeira artista feminina a ter um milhão de singles vendidos no Reino Unido, sendo o nono single mais vendido da década. A música também liderou os tops em vários outros países europeus, incluíndo Portugal, bem como no Canadá, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.
1. Elton John – Nikita
“Nikita” é uma canção de amor do músico inglês Elton John tirada do seu 19º álbum de estúdio, “Ice on Fire” (1985). Foi lançada como o primeiro single do álbum a 4 de outubro de 1985, alcançando o terceiro lugar no UK Singles Chart, e chegando ao sétimo lugar nos Estados Unidos e alcançando o top 10 mundial, liderando os tops de oito países, entre eles Portugal. A música apresenta George Michael na voz de suporte e Nik Kershaw na guitarra.