A “Use Your Illusion Tour” foi uma digressão da banda Guns N’ Roses que ocorreu de 20 de janeiro de 1991 a 17 de julho de 1993. Não foi apenas a mais longa digressão da banda, mas uma das mais longas da história do rock, composta por 192 concertos em 27 países.
História
A Use Your Illusion Tour foi uma digressão promocional para os álbuns “Use Your Illusion I” e “Use Your Illusion II”. A digressão começou no Rock In Rio, estádio do Maracanã, em janeiro de 1991 prosseguindo em Maio desse ano, tendo terminado mais de dois anos depois. Esta digressão marcou um ponto alto na popularidade dos Guns N’ Roses, com um total de mais de 7 milhões de fãs presentes, e acompanhada por elevadas vendas dos álbuns no mundo inteiro.
As gravações ao vivo seriam posteriormente divulgadas como um vídeo-DVD em dois conjuntos, Use Your Illusion I (video) e Use your Illusion II (video), com imagens de um concerto de 1992 em Tóquio, Japão e também como fonte de conteúdo para o conjunto de dois discos “Live Era: ’87-’93”. A digressão também proporcionou um grande volume de material para videoclipes, incluindo “Dead Horse” e a cover da música de Paul McCartney “Live And Let Die”. Além disso, ao mesmo tempo, imagens de grande parte da digressão deveriam ser lançadas como um documentário, chamado “The Perfect Crime”. No entanto, nunca foi lançado e nunca mais falaram sobre isso depois da digressão.
A conduta da banda, e particularmente de Axl Rose durante a “Use Your Illusion Tour”, teria gerado comentários negativos na imprensa, das revistas Spin, Kerrang!, Circus e Hit Parader. Estas revistas foram citadas na música “Get in the Ring”, onde Axl Rose atacou jornalistas que escreveram artigos negativos sobre a atitude de Rose.
A “Use Your Illusion Tour” não foi grande apenas no número e tamanho dos concertos, mas também nos seus aspectos técnicos e do tamanho da equipa, com um total de 80 pessoas a terem viajado com a banda.
A “Use Your Illusion Tour” passou por Portugal, mais concretamente a 2 de julho de 1992 num Estádio de Alvalade completamente lotado, com uma assistência de 55.420 pessoas.
Eventos Notáveis
Em 10 de junho de 1991, em Saratoga Performing Arts Center, Axl pediu que a plateia gritasse “Get in the Ring!” repetidas vezes, pois o som do público estava a ser gravado para o novo álbum. Este canto foi usado na canção de mesmo nome em “Use Your Illusion II”.
Na terça-feira 2 de julho, 1991, num show no Riverport Amphitheatre em Maryland Heights, Saint Louis, Axl viu um espectador a filmar ilegalmente o concerto com uma camara de vídeo e saltou para a plateia, quando os seguranças não atenderam ao pedido de Rose para prender o homem. Depois de voltar ao palco, Axl pegou o microfone e disse: “Bem, graças à porcaria da segurança, estou a ir para casa!” jogando o microfone no palco, iniciando o famoso tumulto em Riverport. A banda queria voltar e terminar o concerto, mas enquanto a polícia e seguranças estavam a tentar acalmar o público, um tumulto eclodiu. A filmagem do ocorrido foi capturada por Robert John que estava documentando toda a digressão. Sessenta fãs ficaram feridos. A banda perdeu a maior parte do equipamento e Axl foi acusado de incitar um motim, tendo sido absolvido por falta de provas.
Em 3 de agosto de 1991, dia em que os álbuns “Use Your Illusion I” e “Use Your Ullusion II” foram lançados, os Guns N’ Roses realizaram o concerto mais longo da digressão, no Los Angeles Forum. Durou três horas e meia.
Em 20 de abril de 1992, a banda tocou no espetáculo de Tributo a Freddie Mercury. Os Guns N’ Roses foram uma adição controversa à programação, uma vez que muitos da comunidade gay ainda estavam irritados com Axl ter usado um insulto contra os gays na música “One in a Million”, de 1988. No final do concerto, Slash juntou-se a Joe Elliott dos Def Leppard e aos membros remanescentes dos Queen para “Tie Your Mother Down.” Axl cantou “We Will Rock You” e terminou com “Bohemian Rhapsody” com Elton John. O concerto foi transmitido ao vivo para todo o mundo via satélite, reunindo a maior assistência para um concerto na história da música. 50 dias depois, os Guns retribuíram o convite e chamaram o guitarrista dos Queen, Brian Way, para participar de um concerto da banda no mesmo Estádio de Wembley, tendo tocado “Tie Your Mother Down” e “We Will Rock You”.
Em 30 de novembro de 1992, a banda apresentou-se pela primeira vez em Bogotá, Colômbia. Quando começaram a tocar “November Rain”, uma forte chuva caiu sobre a cidade, sendo obrigados a interromper o concerto por algum tempo assim que terminou a música para secar o palco e evitar problemas elétricos. Mais tarde, Axl declarou que este foi um momento especial para ele, porque “November Rain” esteve no nº1 na Colômbia durante 60 semanas.