Há 42 anos os Xutos & Pontapés pisavam os palcos pela primeira vez

Foi a 13 de janeiro de 1979 que começou a história dos Xutos & Pontapés, uma das mais duradouras bandas rock portuguesas. Foi nesse dia que a banda fez a sua estreia em palco num concerto nos Alunos de Apolo, uma coletividade lisboeta de danças de salão que nesse dia recebia, em Portugal, a festa dos 25 anos do rock n’roll. Já para lá das 3 da manhã os Xutos tocaram quatro músicas em sete minutos, com Zé Leonel na voz, Tim no Baixo, Zé Pedro na guitarra e Kalú na bateria. Quando terminaram pousaram os instrumentos e foram comemorar.

Em dezembro de 1978 que Zé Pedro, Kalú, Tim e Zé Leonel formam a banda “Delirium Tremens” em Lisboa. Pouco depois, mudaram o nome para “Beijinhos e Parabéns” e, finalmente, escolheram como nome definitivo “Xutos & Pontapés”. Em 1981 entra para a banda o guitarrista Francis e sai Zé Leonel, acumulando Tim as funções de baixista e vocalista.

Em 1982, editam o primeiro álbum, “1978-1982”. Em 1983 Francis sai da banda que passa a actuar com músicos convidados, entre os quais o saxofonista Gui. No mesmo ano entra para a banda o guitarrista João Cabeleira.

A explosão mediática começou em 1987 com o álbum “Circo de Feras” e os seus mega sucessos “Contentores”, “Não sou o único” e “N’América”. O álbum “88” foi um dos pontos mais altos da carreira dos Xutos & Pontapés com os mega êxitos “À Minha Maneira”, “Para Ti Maria” e “Enquanto a noite cai”, entre outros, dando início a uma das maiores digressões da banda que ficou retratada no álbum “Xutos – Ao vivo”.

Os membros dos Xutos & Pontapés em 2004, foram agraciados pelo Presidente da República Jorge Sampaio com o grau de Comendador da Ordem do Mérito.

Depois de terem completado 30 anos, os Xutos têm mais uma prenda dos fãs, em Setembro de 2009, são nomeados para os EMAs na categoria de “Best Portuguese Act”, ganhando o prémio em Novembro do mesmo ano. (+info)

Favorita TopHits

Xutos & Pontapés – Circo de Feras
“Circo de Feras” é a música que dá nome ao terceiro álbum dos Xutos & Pontapés. Lançada em 1987 é uma das mais conhecidas e bem-sucedidas músicas da banda. Chegou ao 4º lugar do top nacional de singles.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *