Harmonias sem palavras, 10 grandes músicas instrumentais

As músicas instrumentais representam uma faceta única e vibrante da indústria musical, onde a ausência de palavras não diminui a capacidade de transmitir emoções profundas e contar histórias envolventes. Longe de serem relegadas para segundo plano, essas composições frequentemente cativam os ouvintes de maneiras que vão além das limitações da linguagem falada. Este artigo mergulha na rica tapeçaria das músicas instrumentais, explorando a sua diversidade e mostrando que, apesar da ausência de letras, elas têm o poder de encantar, emocionar e até dominar os tops de vendas.

Michael Nyman – The Heart Asks Pleasure First

The Heart Asks Pleasure First é uma composição musical do renomado compositor britânico Michael Nyman. A peça foi originalmente composta como parte da banda sonora do filme “O Piano”, dirigido por Jane Campion e lançado em 1993. A banda sonora do filme, incluindo “The Heart Asks Pleasure First”, recebeu aclamação da crítica e ganhou vários prémios, incluindo o Óscar de Melhor Banda Sonora Original em 1994.

Adam Clayton & Larry Mullen – Theme from Mission Impossible

Theme from Mission: Impossible é uma música instrumental composta por Lalo Schifrin para a popular série de televisão “Missão: Impossível”, que estreou em 1966. A música tornou-se icónica, sendo conhecida pela batida marcante e energética, que captura perfeitamente a essência da série de espionagem. Em 1996, Adam Clayton e Larry Mullen Jr., membros da banda de rock irlandesa U2, gravaram uma versão cover da música para o filme “Missão: Impossível”, protagonizado por Tom Cruise.

Gerry Rafferty – Baker Street

Baker Street é uma canção escrita pelo cantor e compositor escocês Gerry Rafferty e lançada como single em fevereiro de 1978. Ganhou o Prémio Ivor Novello de 1979 de Melhor Canção Musical e Lírica e alcançou o top três no Reino Unido, EUA e outros países.

Harold Faltermeyer – Axel F

Axel F é uma música instrumental de alemão Harold Faltermeyer. Serviu de tema para o filme Beverly Hills Cop de 1984, protagonizado por Eddie Murphy, e tornou-se um hit número um internacional em 1985. A faixa alcançou o número um na Irlanda, bem como na Billboard Hot Dance Club Play dos EUA. Além disso, foi o segundo hit na Bélgica, Canadá, Holanda, Suíça, Reino Unido e Alemanha Ocidental.

Herbie Hancock – Rock It

Rockit é uma música instrumental do renomado músico de jazz Herbie Hancock. Lançada em 1983 como parte do álbum “Future Shock”, a faixa é notável por ser uma das primeiras a incorporar elementos de música eletrónica e hip-hop. “Rockit” foi um grande sucesso comercial e cultural, alcançando o topo dos tops de dance nos Estados Unidos e tendo ganho um Grammy de Melhor Performance de Jazz Fusion em 1984.

Jan Hammer – Crockett’s Theme (Miami Vice)

Crockett’s Theme é uma canção instrumental escrita para a série de sucesso da NBC Miami Vice. O sobrenome Crockett refere-se ao personagem de Don Johnson, James “Sonny” Crockett. A versão inicial do tema apareceu pela primeira vez no episódio “Calderone’s Return: Part 1 – The Hit List”, lançada a 19 de outubro de 1984. A música foi composta por Jan Hammer e aparece no álbum Miami Vice II, o segundo volume de música do programa de televisão. A canção foi um sucesso na Europa Ocidental, alcançando o primeiro lugar na Bélgica e na Holanda, por duas e quatro semanas, respectivamente. Alcançou a posição número dois na Irlanda e no Reino Unido.

Jean Michel Jarre – Fourth Rendez-Vous

Fourth Rendez-Vous é uma música do renomado compositor e músico francês Jean-Michel Jarre. Lançada em 1986 como parte do álbum “Rendez-Vous”, a faixa é conhecida pela sua atmosfera épica e uso inovador de sintetizadores e sons eletrónicos. “Fourth Rendez-Vous” foi bem recebida pela crítica e pelo público, alcançando sucesso comercial em vários países ao redor do mundo. A música solidificou ainda mais o status de Jean-Michel Jarre como um dos pioneiros da música eletrónica e ajudou a popularizar o género em escala global.

The Art Of Noise featuring Duane Eddy – Peter Gunn

Peter Gunn é a música tema composta por Henry Mancini para o programa de televisão com o mesmo. A canção foi a faixa de abertura do álbum da banda sonora original, The Music from Peter Gunn, lançado pela RCA Victor em 1959. Mancini ganhou um Emmy Award e dois Grammys de Álbum do Ano e Melhor Arranjo. Em 2005, a música foi incluída no Grammy Hall of Fame. Alcançou a oitava posição na Billboard Hot 100, a posição 12 no top de R&B, e o número 13 no Canadá.

Robert Miles – Children

Children é uma composição instrumental do compositor italiano Robert Miles. Foi lançado pela primeira vez na Itália em janeiro de 1995 como parte do EP Soundtracks do selo DBX de Joe Vannelli, mas não chegou aos tops. Vannelli levou a faixa para uma discoteca em Miami onde foi ouvida por Simon Berry da Platipus Records. Berry trabalhou com Vannelli e James Barton (da boate Cream de Liverpool ) para lançar a composição em novembro de 1995 como o primeiro single do álbum de estreia de Miles, Dreamland (1996). “Children” foi certificado ouro e platina em vários países e alcançou o primeiro lugar em mais de 12 países; foi o single de maior sucesso na Europa em 1996.

Vangelis – Chariots of Fire

Chariots of Fire é um tema instrumental escrito e gravado por Vangelis para a banda sonora do filme homónimo de 1981. “Chariots of Fire” ganhou o Óscar de Melhor Banda Sonora Original em 1982, solidificando o seu lugar na história do cinema. A música também alcançou sucesso comercial, atingindo altas posições nos tops de diversos países, tendo inclusive chegado à liderança da Billboard Hot 100.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *