Kenneth Clark Loggins é um cantor, compositor e guitarrista norte-americano. Na adolescência mudou-se para Los Angeles e lá começou a trilhar o seu caminho no mundo da música. O primeiro disco, “Celebrate Me Home”, saiu em 1977 e fez um bom sucesso na época.
Nas últimas quatro décadas, Kenny Loggins produziu 12 álbuns de platina, ganhou dois Grammys, foi nomeado para um Óscar e gravou inúmeras bandas sonoras de filmes, incluindo “I’m Alright” de “Caddyshack”, a música-título de “Footloose” e “Danger Zone” de “Top Gun”, o que lhe atribuiu um título especial – o rei das bandas sonoras.
Tudo começou quando Loggins tinha 21 anos quando formou uma das duplas de compositores e cantores de maior sucesso da década de 70 com Jim Messina.
Mas é na década de 80 que Loggins se tornou ainda mais conhecido. Uma parceria com Michael McDonald rendeu-lhe um Grammy na categoria Música do Ano em 1980, com a canção “What a Fool Believes”. Depois começaram as bandas sonoras. Embora as suas primeiras contribuições para bandas sonoras de filmes tenham começado com “A Star Is Born” em 1976, foi na década de 80 que lançou os seus maiores êxitos.
Foram vários os sucessos, como “I’m Alright”, tema da comédia Caddyshack, com Chevy Chase e Bill Murray e lançada em 1980. Em 1984 foi a vez das canções “Footloose” e “I’m Free (Heaven Helps The Man)”, temas do filme Footloose, com Kevin Bacon, que marcou a época na década de 1980. Um ano depois, Loggins fez um dueto com Gladys Knight na música “Double Or Nothing”, incluída em Rocky IV. Em 1986 ele estava de volta com os hits “Danger Zone” e “Playing with the Boys”, temas de Top Gun – Ases Indomáveis (1986), um dos maiores sucessos de Tom Cruise. Em 1987 Kenny Loggins surpreendeu mais uma vez com a música “Meet Me Half Way”, tema de “O Lutador”, com Sylvester Stallone. No ano seguinte o filme Caddyshack II também trouxe uma música de Loggins, “Nobody’s Fool”. Boa parte destes temas entrou para o top 10 dos EUA.
Loggins também participou da música “We Are the World”, uma parceria de 45 cantores que tinha o objetivo de arrecadar fundos para o combate da fome na África, escrita por Michael Jackson e Lionel Richie. (+info)