No mundo da música, atingir o topo da tabela de vendas dos Estados Unidos e do Reino Unido é uma conquista monumental, um sinal inequívoco de sucesso e reconhecimento global. Ao longo das décadas, várias músicas deixaram a sua marca, alcançando o cobiçado primeiro lugar em ambos os países em simultâneo e deixando uma impressão duradoura na cultura musical. Essas músicas não apenas dominaram as ondas do rádio e as listas de reprodução, mas também capturaram os corações e as mentes de milhões de pessoas em todo o mundo. Conheçam de seguida as 23 músicas que conseguiram tal feito nas décadas de 70, 80 e 90.
(nota: entre parêntesis a seguir ao nome da música está indicado o número de semanas que estive no primeiro lugar nos dois tops)
Década de 70
Simon and Garfunkel – Bridge Over Troubled Water (2 semanas)
Bridge over Troubled Water é uma canção da dupla folk americana Simon & Garfunkel, lançada em janeiro de 1970 como o segundo single do quinto álbum de estúdio, Bridge over Troubled Water (1970). Foi escrito por Paul Simon e produzido por Simon & Garfunkel e Roy Halee. A canção ganhou cinco prémios no 13º Grammy Awards em 1971, incluindo o Grammy Award de Gravação do Ano e Canção do Ano. É o single de maior sucesso de Simon & Garfunkel e muitas vezes é considerado a sua música de assinatura. Liderou a Billboard Hot 100 dos EUA por seis semanas e foi a música número 1 nos singles da Billboard Year-End Hot 100 de 1970. Também atingiu o número um no Reino Unido, Canadá, França e Nova Zelândia. Alcançou o top cinco em outros oito países, vendendo mais de seis milhões de cópias em todo o mundo. Está classificada em 66º lugar na lista das 500 Melhores Canções de Todos os Tempos da Rolling Stone.
Rod Stewart – Maggie May (4 semanas)
“Maggie May” é uma canção co-escrita pelo cantor Rod Stewart e Martin Quittenton, e interpretada por Rod Stewart no álbum “Every Picture Tells a Story”, lançado em 1971. Em 2004, a Rolling Stone classificou a canção no número 130 na lista das 500 Maiores Canções de Todos os Tempos.
Em outubro de 1971, a canção alcançou o primeiro lugar no UK Singles Chart (por cinco semanas) e simultaneamente liderou o top na Austrália (quatro semanas), Canadá (uma semana) e Estados Unidos (seis semanas). Foi o nº2 em 1971 na Billboard Hot 100 dos EUA e no top de singles do Reino Unido.
Tony Orlando and Dawn – Tie a Yellow Ribbon Round the Ole Oak Tree (4 semanas)
Tie a Yellow Ribbon Round the Ole Oak Tree é uma música gravada por Tony Orlando e Dawn. Foi escrita por Irwin Levine e L. Russell Brown e produzida por Hank Medress e Dave Appell. Foi um sucesso mundial para o grupo em 1973, tendo alcançado o top 10 em dez países, em oito dos quais liderou. Alcançou o primeiro lugar nos EUA e do Reino Unido por quatro semanas em abril de 1973. Foi o single mais vendido em 1973 nos EUA e no Reino Unido. Em 2008, a Billboard classificou a canção como a 37ª maior canção de todos os tempos na edição comemorativa do 50º aniversário do Hot 100.
Elton John & Kiki Dee – Don’t Go Breaking My Heart (4 semanas)
Don’t Go Breaking My Heart é um dueto de Elton John e Kiki Dee lançado em 1976. Ao contrário de muitos dos singles de John da década de 1970, nunca foi incluída num álbum original. Foi o primeiro single nº 1 no Reino Unido para John e Kiki Dee, liderando o top por seis semanas em meados de 1976. Tornou-se o sexto single nº 1 nos Estados Unidos, liderando a Billboard Hot 100 por quatro semanas. A Billboard classificou-a como a música nº 2 em 1976. Nos Estados Unidos, foi certificado como platina pela Recording Industry Association of America.
Bee Gees – Night Fever (2 semanas)
“Night Fever” é uma canção escrita e interpretada pelos Bee Gees. Ela apareceu pela primeira vez na banda sonora de “Saturday Night Fever”. O produtor Robert Stigwood queria chamar o filme de Saturday Night, mas o cantor Robin Gibb expressou hesitação com o título. Stigwood gostou do título Night Fever, mas teve medo de comercializar um filme com esse nome.
A canção subiu nos tops da Billboard, enquanto os dois sucessos anteriores dos Bee Gees da banda sonora de “Saturday Night Fever” (“How Deep is Your Love” e “Stayin ‘Alive”) ainda estavam entre os dez primeiros. O disco estreou na Billboard Hot 100 Chart na posição 76, depois saltou 44 posições para a 32. Poicas semanas depois acabaria por chegar ao número 1. Permaneceu no primeiro lugar durante oito semanas (o máximo para qualquer single naquele ano) e, finalmente, passou 13 semanas entre os 10 primeiros. Nas primeiras cinco semanas em que “Night Fever” ficou em primeiro lugar, “Stayin’ Alive” ficou em segundo lugar. Além disso, durante uma semana em março, as canções relacionadas com os Bee Gees ocuparam cinco das primeiras posições do top Hot 100 e, mais impressionante, quatro das cinco primeiras posições, com “Night Fever” no topo da lista.
Com base na informação recolhida, a música chegou ao número 4 do top nacional.
The Commodores – Three Times a Lady (1 semana)
Three Times a Lady é uma canção de 1978 do grupo de soul americano Commodores contida no álbum Natural High, escrita pelo vocalista Lionel Richie. Foi o primeiro hit número um dos Commodores na Billboard Hot 100, liderando por duas semanas, e também alcançou o primeiro lugar no top de soul por duas semanas. Foi a única música da Motown a alcançar o top 10 na Billboard Hot 100 dos EUA naquele ano. A canção também passou três semanas no número 1 no top Adult Contemporary. A canção também alcançou o primeiro lugar no Canadian RPM Singles Chart por quatro semanas, e foi um dos poucos singles da Motown a alcançar o primeiro lugar no UK Singles Chart, permanecendo por cinco semanas. Também fez sucesso na Irlanda, permanecendo em primeiro lugar por três semanas consecutivas. Foi número um na Austrália por cinco semanas e alcançou o número 2 na Nova Zelândia.
Gloria Gaynor – I Will Survive (2 semanas)
“I Will Survive” é uma canção de Gloria Gaynor lançada em Outubro de 1978 como o segundo single de álbum Love Tracks (1978). Foi escrita por Freddie Perren e Dino Fekaris. É uma das canções mais vendidas, é um hino disco, além de ser certificada como Platina pela Recording Industry Association of America (RIAA). A letra da música descreve a descoberta da força pessoal do narrador após uma separação inicialmente devastadora. Passou inúmeras vezes na rádio em 1979, passando três semanas não consecutivas como número um da Billboard Hot 100 e liderou o UK Singles Chart e o Irish Singles Chart. A música também é frequentemente lembrada como um símbolo do empoderamento feminino. Em 2016, a Biblioteca do Congresso considerou a gravação original de Gaynor como “cultural, histórica ou artisticamente significativa” e selecionou-a para preservação no National Recording Registry.
Década de 80
Blondie – Call Me (1 semana)
“Call Me” é uma canção da banda americana Blondie e tema do filme “American Gigolo” de 1980. Produzida e composta pelo músico italiano Giorgio Moroder, com letra da cantora dos Blondie, Debbie Harry, a canção apareceu no filme e foi lançada nos Estados Unidos no início de 1980 como single. “Call Me” foi o número 1 por seis semanas consecutivas no top Billboard Hot 100, onde tornou-se o maior single da banda e o segundo número 1. Também alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e Canadá. A canção foi o single mais vendido do ano nos Estados Unidos em 1980, e em 1981 foi indicada ao Grammy de Melhor Performance de Rock por um Duo ou Grupo com Vocal. Em Portugal chegou ao segundo lugar do top nacional.
Barbra Streisand – Woman in Love (3 semanas)
“Woman in Love” é uma canção composta por Barry e Robin Gibb (dos Bee Gees), em 1979, e lançada em 1980 por Barbra Streisand como o primeiro single do álbum Guilty. Após o sucesso desfrutado pelos Bee Gees na década de 1970, a banda foi convidada a fazer esforços musicais para outros artistas e Barry Gibb pediu para gravar um álbum para Streisand, Guilty. “Woman in Love”, o primeiro single, tornou-se uma das canções de maior sucesso da carreira de Streisand, tendo ficado três semanas no primeiro lugar na Billboard Hot 100, seu quinto (e último, até agora) 1º lugar. A canção também passou cinco semanas no topo da Hot Adult Contemporary Tracks, seu sexto 1º lugar nesta tabela. Fora dos Estados Unidos, a música também foi muito popular, alcançando 1º lugar em muitos países, incluindo o Reino Unido.
Men at Work – Down Under (1 semana)
“Down Under” é uma canção gravada pela banda de rock australiana Men at Work. Foi originalmente lançada em 1980 como o lado B do seu primeiro single local intitulado “Keypunch Operator”, lançado antes da banda assinar com a Columbia Records. Ambas as primeiras canções foram escritas pelos co-fundadores do grupo, Colin Hay e Ron Strykert. A versão inicial de “Down Under” tem um andamento e arranjo ligeiramente diferentes do lançamento posterior da Columbia. A versão mais conhecida foi lançada pela Columbia em 1981 como o segundo single de seu álbum de estreia “Business as Usual” (1981).
A canção alcançou o primeiro lugar no seu país natal, a Austrália, em dezembro de 1981 e, em seguida, liderou os tops da Nova Zelândia e do Canadá. Nos Estados Unidos, a canção estreou-se na Billboard Hot 100 em 6 de novembro de 1982 na posição 79, e alcançou a posição 1 em janeiro de 1983, onde passou quatro semanas não consecutivas. Eventualmente, vendeu mais de dois milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. A Billboard classificou-o em 4º lugar nas melhores músicas de 1983.
No Reino Unido, a música liderou o top em janeiro e fevereiro de 1983, e é a única música do Men at Work a chegar ao top 20 do Reino Unido. A canção também alcançou o primeiro lugar na Dinamarca, Irlanda, Itália e Suíça, e foi um dos 10 maiores sucessos em muitos outros países. Em Portugal chegou ao nº3 do top nacional. “Down Under” é vista como uma canção patriótica na Austrália; continua popular e é frequentemente tocada em eventos desportivos.
Michael Jackson – Billie Jean (1 semana)
Billie Jean é uma canção de Michael Jackson lançada como segundo single do álbum Thriller em 1982. Tornou-se um sucesso comercial e da crítica em todo o mundo, “Billie Jean” foi um dos singles mais vendidos de 1983. “Billie Jean” liderou os tops da Espanha e Suíça, alcançou o top dez na Áustria, Itália, Nova Zelândia, Noruega e Suécia, e alcançou a posição número 45 na França. Nos Estados Unidos tornou-se o maior sucesso do cantor, permanecendo por sete semanas no topo da lista pop e nove liderando a rhythm & blues. “Billie Jean” foi coroada disco de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA), em 1989. Ganhou dois Grammy, um American Music Award e uma nomeação para o Video Music Producers Hall of Fame. A canção está em no 2º lugar na lista da VH1 das “Melhores Canções dos Últimos 25 Anos” de 2001; 5º nas “Melhores Canções Pop” da Rolling Stone de 2000; e 28º na “100 Melhores Canções para Dançar” da VH1, também divulgada em 2000. É frequentemente citada como uma das canções mais revolucionárias da história e é considerada por muitos como a maior música de Jackson.
Stevie Wonder – I Just Called to Say I Love You (1 semana)
“I Just Called To Say I Love You” é uma canção do cantor e compositor norte-americano Stevie Wonder, lançada como single em 1984. Permanece ainda actualmente como a sua canção de maior sucesso comercial, tendo liderado 19 tops musicais em todo o mundo. A canção foi o single principal da banda sonora do filme “The Woman in Red”, que dividiu com outras duas canções de Wonder, e alcançou om primeiro lugar Da Billboard Hot 100 por três semanas consecutivas de 13 de outubro a 27 de outubro de 1984. Também tornou-se a décima canção do artista a figurar na Billboard R&B e sua quarta na Adult Contemporary. Passou três semanas no topo de todas os três tops musicais. A canção também consolidou-se como o maior sucesso de Wonder no Reino Unido, liderando os tops musicais do país por seis semanas seguidas. A canção rendeu a Wonder um Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Canção Original, além de ser indicada ao Grammy Award nas categorias Melhor Performance Vocal Pop Masculina, Canção do Ano e Melhor Performance Pop Instrumental. A música liderou o top nacional português durante diversas semanas.
Foreigner – I Want to Know What Love Is (1 semana)
“I Want to Know What Love Is” é uma balada da banda de rock anglo-americana Foreigner. Foi lançada em novembro de 1984 como o primeiro single de quinto álbum da banda, “Agent Provocateur”. A música alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e nos Estados Unidos e é o maior sucesso do grupo até hoje. Continua a ser uma das canções mais conhecidas da banda e sucessos de rádio mais duradouros, alcançando o top 25 em 2000, 2001 e 2002 no top Billboard Hot Adult Contemporary Recurrents dos EUA. “I Want to Know What Love Is” continua a receber aclamação da crítica e está listada como uma das melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone, no número 476 em 2004 e no número 479 em 2010.
Em Portugal chegou à segunda posição do top nacional.
USA for Africa – We Are the World (2 semanas)
“We Are The World” é uma canção composta por Michael Jackson e Lionel Richie, gravada em 28 de janeiro de 1985 por 45 cantores norte-americanos, no projeto USA for Africa, que tinha como objetivo arrecadar fundos para o combate à fome e as doenças no continente africano, inspirados pelo festival Live Aid (organizado pelo músico irlandês Bob Geldof). O single, o álbum e o vídeoclipe renderam cerca de 55 milhões de dólares. O maestro Quincy Jones fez o arranjo da canção e também a regência do grupo vocal. As vendas atingiram 7 milhões de cópias só nos Estados Unidos, fazendo da composição um dos singles mais vendidos de todos os tempos.
Um sucesso comercial internacional, liderou diversos tops musicais em todo o mundo, incluíndo Portugal, tornando-se o single mais rapidamente difundido na história da música pop. Além disso, foi também o primeiro single certificado com “platina múltipla” e “platina quádrupla” pela Recording Industry Association of America (RIAA).
Whitney Houston – I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me) (2 semanas)
“I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me)” é uma canção gravada pela cantora americana Whitney Houston para o seu segundo álbum de estúdio, Whitney (1987). Recebeu críticas mistas, que elogiaram a performance vocal de Houston, mas criticaram o arranjo musical comparando-o com “How Will I Know” e “Girls Just Want to Have Fun” de Cyndi Lauper. Apesar disso, a música tornou-se um sucesso mundial, liderando o top em dezoito países, incluindo Austrália, Itália, Alemanha e Reino Unido. Nos Estados Unidos, tornou-se o quarto single de Houston a liderar os tops e é certificado 6× platina com vendas de mais de 6 milhões de cópias. No 30º Grammy Awards, “I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me)” ganhou o prémio de Melhor Performance Vocal Pop Feminina, marcando a segunda vitória de Houston na categoria.
Madonna – Like A Prayer (3 semanas)
Like a Prayer é uma canção da cantora Madonna, contida no álbum de estúdio do mesmo nome (1989). Aclamado por críticos musicais devido à sua produção e afastamento dos trabalhos anteriores da artista, o tema atingiu o topo das tabelas musicais de países como Austrália, Canadá, Dinamarca, Noruega e Reino Unido, tornando-se o sétimo número um de Madonna na Billboard Hot 100 e vendendo mais de cinco milhões de cópias ao redor do mundo, convertendo-se num dos mais vendidos de todos os tempos em formato físico. Em Portugal chegou à liderança do top nacional.
Década de 90
Bryan Adams – (Everything I Do) I Do It for You (7 semanas)
(Everything I Do) I Do It for You é uma canção de Bryan Adams. Escrita por Adams, Michael Kamen e Robert John “Mutt” Lange, a balada foi o single principal da banda sonora do filme Robin Hood: Prince of Thieves de 1991 e do sexto álbum de estúdio de Adams, Waking Up the Neighbours (1991). A canção foi um enorme sucesso nos tops internacionais, alcançando a posição número um em pelo menos dezenove países, com exceções notáveis no mundo ocidental sendo a Itália (número três) e a Espanha (número quatro). É particularmente notável o sucesso no Reino Unido, onde passou dezesseis semanas consecutivas no número um na UK Singles Chart, a mais longa permanência ininterrupta de todos os tempos neste top em 2024. Também liderou o top de vendas em toda a Europa por dezoito semanas consecutivas. Nos Estados Unidos, liderou a Billboard Hot 100 por sete semanas. Vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se a música de maior sucesso de Adams e um dos singles mais vendidos de todos os tempos.
Boyz II Men – End of the Road (2 semanas)
End of the Road é uma música do grupo americano de R&B Boyz II Men para a banda sonora de Boomerang. A música alcançou sucesso nacional e internacional. Nos Estados Unidos, passou um recorde de 13 semanas como número um na Billboard Hot 100 dos EUA, que haveria de ser ultrapassado depois. “End of the Road” foi o single número um de 1992 na Billboard Year-End Hot 100 Singles de 1992. Também foi classificada pela Billboard como a sexta música de maior sucesso da década de 90. Internacionalmente, alcançou o número um na Austrália, no Reino Unido e no Hot 100 Eurochart, entre outros. A canção também ganhou Melhor Performance de R&B por Duo ou Grupo com Vocais e Melhor Canção de R&B no Grammy Awards de 1993.
Whitney Houston – I Will Always Love You (10 semanas)
“I Will Always Love You” é uma música da cantora norte-americana Dolly Parton. Escrita em 1973 e gravada em 1974, “I Will Always Love You” foi um grande sucesso na parada country. Foi regravada em 1982 para o filme The Best Little Whorehouse in Texas e também em 1995 com a parceria de Vince Gill. Em 1992 Whitney Houston regravou a canção de Dolly Parton para a banda sonora do filme O Guarda-Costas, onde actua como atriz ao lado de Kevin Costner. Originalmente a editora de Whitney não queria que “I Will Always Love You” fosse o primeiro single da banda sonora do filme. A Versão de Houston foi um enorme sucesso em todo o mundo, aparecendo na posição 68 lista da Billboard de “As Melhores músicas de Todos os Tempos (Greatest Songs of All Time)”, foi eleita a canção feminina mais bem sucedida da história e apresenta a grande qualidade vocal de Whitney. Na época, um americano foi processado por seu vizinho por ouvir, por 24 horas consecutivas a canção cantada por Whitney em volume máximo, que em análise psiquiátrica foi considerada como “tortura psicológica” devido a seus 4 acordes repetitivos. Em Portugal, e de acordo com as pesquisas e dados que obtivemos, a música chegou ao 1º lugar do top nacional.
Meat Loaf – I’d Do Anything for Love (But I Won’t Do That) (5 semanas)
“I’d Do Anything for Love (But I Won’t Do That)” é uma canção escrita por Jim Steinman e gravada por Meat Loaf com Lorraine Crosby. A música foi lançada em agosto de 1993 como o primeiro single do álbum “Bat Out of Hell II: Back into Hell”.
A balada foi um sucesso comercial, alcançando o primeiro lugar em 28 países. O single foi disco de platina nos Estados Unidos e tornou-se o primeiro e único single número um de Meat Loaf no top Billboard Hot 100 e no UK Singles Chart, e foi o single mais vendido de 1993 no Reino Unido. A canção rendeu a Meat Loaf o prémio Grammy de Melhor Performance Vocal de Rock, Solo.
Hanson – MMMBop (1 semana)
MMMBop é uma canção escrita e interpretada pela banda americana Hanson. Foi lançada a 15 de abril de 1997 como o primeiro single do primeiro álbum de estúdio completo, Middle of Nowhere (1997). A canção foi nomeada a dois Grammys no 40º Grammy Awards e é o single de maior sucesso da banda até agora. “MMMBop” foi um grande sucesso mundial, alcançando o primeiro lugar em pelo menos 12 países, incluindo Austrália, Canadá, Alemanha, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos.
Puff Daddy and Faith Evans featuring 112 – I’ll Be Missing You (6 semanas)
I’ll Be Missing You é uma canção do rapper americano Puff Daddy e da cantora americana Faith Evans. Lançado como o segundo single do álbum de estreia de Puff Daddy and the Family, No Way Out (1997), “I’ll Be Missing You” usa o refrão da música dos Police de 1983 “Every Breath You Take”. No 40º Grammy Awards, a canção ganhou o Prémio Grammy de Melhor Performance de Rap por Duo ou Grupo. O single passou onze semanas no topo da Billboard Hot 100 dos EUA e alcançou o primeiro lugar em 15 outros países; foi o single com melhor desempenho de 1997 na Islândia, Holanda ( Holandês Top 40 ) e Roménia. Com vendas de mais de três milhões de cópias nos Estados Unidos e mais de um milhão na Alemanha e no Reino Unido, a canção tornou-se um dos singles mais vendidos de todos os tempos.
(fonte: Wikipédia)