Neste dia em 1989, os Da Vinci venciam a 25ª edição do Festival RTP da Canção com a música “Conquistador”

Formados em 1982, o ano de 1989 marcou uma grande viragem para os Da Vinci. A banda, que já tinha dois álbuns editados, foi convidada a participar no Festival da Canção RTP, que se realizou no dia 7 de Março de 1989. O tema Conquistador acabou por ser a música vencedora, e, por isso, a escolhida para representar Portugal na Eurovisão, onde ficou classificada em 16º com 39 pontos.

Apesar da prestação dos Da Vinci não ter resultado numa das melhores classificações de Portugal, a música teve bastante sucesso no nosso país, sendo ainda hoje bastante conhecida. Em Maio de 1990 os Da Vinci foram galardoados com um Disco de Ouro e um Disco de Platina para o álbum e single, respectivamente.

A canção fala-nos dos descobrimentos/expansão portuguesa, a aventura dos portugueses em descobrir novas terras: “Foram mil epopeias / Vidas tão cheias / Foram oceanos de amor”. Faz-se referência que a expansão portuguesa não foi fruto de apenas uns aventureiros, mas de todo um povo que se espalhou pelo mundo, deixando vestígios culturais: “Era todo um povo / Guiado pelos céus / Espalhou-se pelo mundo / Seguindo os seus heróis / E levaram a luz da cultura / Semearam laços de ternura”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *