No aniversário do primeiro livro, delicie-se com 10 das melhores músicas dos filmes James Bond

Foi a 13 de Abril de 1953, faz portanto hoje 70 anos, que foi lançado “Casino Royale“, o primeiro livro sobre o agente secreto britânico James Bond, escrito por Ian Fleming. É a primeira aventura de James Bond e surgiu quando Ian Fleming, fascinado pelo mundo da espionagem e por baccarat, imaginou um personagem que fosse uma versão ideal de si mesmo, que trabalhasse para o Serviço Secreto Britânico e que tivesse sorte nos jogos e com as mulheres. Para o nome, Fleming inspirou-se num livro que estava a ler nas suas férias na Jamaica, “Birds of the West Indies”, que foi escrito por um ornitólogo chamado James Bond.

O livro recebeu duas adaptações para o cinema: um filme homónimo de 1967 realizado por 5 diretores, que foi um fracasso de bilheteria e crítica, e outro lançado em 2006, protagonizado por Daniel Craig e dirigido por Martin Campbell, e que deu início a um reboot da saga cinematográfica do agente 007. Este último recebeu aclamação da crítica, conquistando uma aprovação de 95% no Rotten Tomatoes e sendo considerado um dos melhores filmes de James Bond.

A franquia cinematográfica James Bond possui inúmeras bandas sonoras desenvolvidas ao longo dos anos, muitas das quais são consideradas composições clássicas da indústria do cinema. A mais conhecida composição musical para James Bond é o tema principal, “James Bond Theme”, composta por John Barry para o filme Dr. No (1962) a partir de um esboço original de Monty Norman.

Em cada filme, uma música é eleita como a principal da banda sonora, formando uma tradição tão importante quando a clássica entrada dos filmes da série. Aqui deixamos 10 das melhores músicas dos filmes com o agente 007 lançadas nos anos 70, 80 e 90.

Shirley Bassey – Diamonds are Forever

Diamonds Are Forever, canção-título com letra de Don Black, foi o segundo tema de Bond a ser interpretado por Shirley Bassey, depois de “Goldfinger”. (Wikipédia)

Paul McCartney & Wings – Live and Let Die

Live and Let Die é a música tema do filme de James Bond de 1973 com o mesmo nome, interpretada pela banda de rock anglo-americana Wings. Escrita pelo músico inglês Paul McCartney e sua esposa Linda McCartney, reuniu McCartney com o ex-produtor dos Beatles, George Martin, que produziu a canção e arranjou a orquestra. Após o lançamento, “Live and Let Die” foi o tema de Bond de maior sucesso até aquele ponto, alcançando o primeiro lugar em dois dos três principais tops dos Estados Unidos (embora tenha alcançado apenas o segundo lugar na Billboard Hot 100 ) e a nona posição no UK Singles Chart. A canção também recebeu críticas positivas dos críticos musicais e continua a ser elogiada como uma das melhores canções de McCartney. Tornou-se a primeira música-tema de Bond a ser indicada ao Oscar de Melhor Canção Original, mas acabou perdendo para “The Way We Were” de Barbra Streisand. Ganhou o prémio de Melhor Vocalista Acompanhante de Arranjo no 16º Grammy Awards em 1974. A música foi tocada por várias bandas, incluindo os Guns N’ Roses, cuja versão aparece no álbum de 1991, Use Your Illusion I, sendo um dos covers mais populares da música, com a versão a ser nomeada ao Grammy de Melhor Performance de Hard Rock no 35º Grammy Awards em 1993. (Wikipédia)

Carly Simon – Nobody Does It Better

Nobody Does It Better é a música tema do filme de James Bond, The Spy Who Loved Me (1977). Composta por Marvin Hamlisch com letra de Carole Bayer Sager, a canção foi produzida por Richard Perry e interpretada por Carly Simon. Entre os temas de Bond de maior sucesso, a canção passou três semanas em segundo lugar na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos. Atingiu o primeiro lugar no Billboard Easy Listening, onde permaneceu por sete semanas. A canção foi certificada como Ouro pela RIAA , significando vendas de um milhão cópias nos EUA. Também alcançou a 7ª posição no UK Singles Chart, e foi certificado Prata. A canção recebeu nomeações ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Canção Original em 1978, perdendo ambas. No 20º Grammy Awards realizado em 1978, “Nobody Does It Better” recebeu uma nomeação para Canção do Ano e Simon foi indicada para Melhor Performance Vocal Pop Feminina. Em 2004, “Nobody Does it Better” foi homenageada pelo American Film Institute como a 67ª melhor canção de um filme como parte da série de 100 anos. Em 2012, a Rolling Stone classificou-a como a terceira melhor música-tema de James Bond, enquanto a Billboard a classificou como a segunda melhor. (Wikipédia)

Sheena Easton – For Your Eyes Only

For Your Eyes Only é o tema do 12º filme de James Bond do mesmo nome, escrito por Bill Conti e Mick Leeson, e interpretado pela cantora escocesa Sheena Easton. A canção alcançou a quarta posição na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos e a oitava posição na UK Singles Chart. Foi indicada para Melhor Canção Original nos Oscar de 1982. Este foi um dos poucos temas de Bond a não ter a contribuição de John Barry. A música foi produzida por Christopher Neil , que era o produtor regular de Easton na época. A música foi lançada como single em junho de 1981, na mesma época do lançamento do filme. Tornou-se um sucesso mundial, alcançando o top 10 no Reino Unido, número 1 na Holanda e top cinco nos Estados Unidos. Em Portugal chegou ao terceiro lugar no top nacional. (Wikipédia)

Duran Duran – A View To A Kill

A View to a Kill é o décimo terceiro single da banda inglesa Duran Duran, lançado a 6 de maio de 1985. Escrito e gravado como tema do filme de James Bond do mesmo nome, tornou-se um dos os maiores sucessos da banda. Continua a ser a única música-tema de James Bond a alcançar o primeiro lugar na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos. Também alcançou o segundo lugar por três semanas no UK Singles Chart. O compositor John Barry e os Duran Duran foram nomeados ao Globo de Ouro de Melhor Canção Original. (Wikipédia)

A-ha – The Living Daylights

The Living Daylights é a música tema do filme de James Bond de 1987 do mesmo nome, interpretada pela banda norueguesa a-ha. A canção alcançou o número cinco no Reino Unido e o número um na Noruega. (Wikipédia)

Gladys Knight – License To Kill

License to Kill é uma canção de Gladys Knight, escrita e gravada para o filme de James Bond, License to Kill. A canção foi escrita por Narada Michael Walden, Jeffrey Cohen e Walter Afanasieff. Lançada como single a 30 de maio de 1989, a canção tornou-se um dos dez maiores sucessos no Reino Unido, chegando ao sexto lugar e tornando-se o último single a solo de Knight no top de lá. A canção teve um bom desempenho na Europa, chegando ao topo na Suécia por oito semanas e alcançando o top cinco em sete outros países europeus. Também alcançou a posição 79 no Canadá, mas não apareceu no top da Billboard Hot 100. (Wikipédia)

Tina Turner – GoldenEye

GoldenEye é uma canção escrita pelos músicos irlandeses Bono e the Edge e interpretada pela cantora americana Tina Turner. A música serviu de tema para o filme de James Bond do mesmo nome. Lançada como single a 6 de novembro de 1995, a faixa foi um sucesso nos tops da Europa, liderando o top da Hungria e alcançando o top cinco na Áustria, Finlândia, França, Itália e Suíça. Teve menos sucesso fora do continente, alcançando o número 43 no Canadá, o número 63 na Austrália e o número dois na Billboard Bubbling Under Hot 100 dos EUA. (Wikipédia)

Sheryl Crow – Tomorrow Never Dies

Tomorrow Never Dies é uma canção da cantora e compositora americana Sheryl Crow que serve como tema do filme de James Bond de 1997 com o mesmo nome. A canção foi co-escrita por Crow e o produtor da canção, Mitchell Froom, e tornou-se o quinto hit no top 20 do Reino Unido de Crow, chegando ao 12º lugar em dezembro de 1997. Na 55ª edição dos Globos de Ouro, “Tomorrow Never Dies” recebeu uma nomeação de Melhor Canção Original, mas perdeu para “My Heart Will Go On”. A canção também recebeu uma nomeação no 41º Grammy Awards de Melhor Canção Escrita para um Filme, Televisão ou Outra Mídia Visual, perdendo novamente para “My Heart Will Go On”. (Wikipédia)

Garbage – The World Is Not Enough

The World Is Not Enough é a música tema do filme de James Bond de 1999, The World Is Not Enough, interpretada pela banda de rock americana Garbage. A canção foi escrita pelo compositor David Arnold e Don Black, anteriormente responsável por outras quatro canções de Bond, e foi produzida por Garbage e Arnold. A música e a banda sonora que a acompanha foram lançadas internacionalmente pela Radioactive Records quando o filme estreou mundialmente no final de novembro de 1999. “The World Is Not Enough” foi elogiada pelos críticos; alcançou o top 40 em dez países e o top 10 em quatro. Foi incluída na compilação de James Bond, The Best of Bond. (Wikipédia)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *