No Dia Mundial da Dança nada melhor do que dançar ao ritmo de 20 grandes músicas

O Dia Mundial da Dança é comemorado no dia 29 de Abril, tendo sido instituído pelo “Comité Internacional da Dança” da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982. O dia foi escolhido por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra.

O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objetivos desta comemoração é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral.

Comemore este dia ao som de 10 músicas alusivas ou tema que irão por todos a dançar.

2 Unlimited – Tribal Dance

Tribal Dance é uma canção da banda belga/holandesa 2 Unlimited. Foi o sexto single, lançado em abril de 1993 do segundo álbum da banda, No Limits! (1993). O single obteve sucesso no top em muitos países europeus, liderando o top na Finlândia, Portugal e Espanha. Fora da Europa, a canção liderou o top em Israel e no Canadá, enquanto alcançou a sétima posição na Billboard Hot Dance Club Play dos EUA. “Tribal Dance” também alcançou o top 5 na Austrália, Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Holanda, Noruega, Suécia, Suíça, Reino Unido e Zimbábue. (Wikipédia)

ABBA – Dancing Queen

Dancing Queen é uma canção gravada pela banda sueca ABBA em 1975 e lançada em 1976 como parte do álbum Arrival. A canção seguiu o outro hit da época, “Fernando” e é considerada um dos maiores sucessos da década de 1970. Após o lançamento, a canção atingiu o topo dos tops na Europa, África e Oceânia, além de tornar-se o primeiro número um do grupo na Billboard Hot 100. Em Portugal liderou o top nacional. (Wikipédia)

Bee Gees – You Should Be Dancing

You Should Be Dancing é uma canção dos Bee Gees, do álbum Children of the World, lançado em 1976. Ficou em primeiro lugar por uma semana na Billboard Hot 100, em primeiro lugar por sete semanas no Hot Dance Club Play, e em setembro do mesmo ano, alcançou a 5ª posição no UK Singles Chart. É uma das seis canções interpretadas pelos Bee Gees incluídas na banda sonora do filme Saturday Night Fever. (Wikipédia)

Billy Idol – Dancing With Myself

“Dancing with Myself” é uma canção lançada originalmente em outubro de 1980 pela banda britânica Generation X, que chegou ao número 62 do top musical do Reino Unido. Foi relançada em 1981 pelo ex-vocalista da banda, Billy Idol, alcançando a posição 27 no top Billboard Hot Dance Club dos Estados Unidos. (Wikipédia)

Break Machine – Street Dance

Street Dance é uma canção da banda americana Break Machine, lançada como single de estreia em 1983, do álbum Street Dance Party. Tornou-se um sucesso internacional, liderando os tops em vários países, bem como chegando ao número três no UK Singles Chart. Foi uma das primeiras canções de hip hop de sucesso comercial e foi produzida e co-escrita por Jacques Morali e Henri Belolo, que também estavam por trás do grupo disco Village People. Segundo lista divulgada em 2004 pelo SNEP, a música foi o 86º single mais vendido de todos os tempos na França. (Wikipédia)

Bruce Springsteen – Dancing in the Dark

“Dancing in the Dark” é uma canção escrita e interpretada pelo cantor de rock americano Bruce Springsteen. A música passou quatro semanas no segundo lugar na Billboard Hot 100 e vendeu mais de um milhão de singles nos Estados Unidos. Foi o primeiro single lançado do álbum de 1984, “Born in nos EUA”, e tornou-se o seu maior sucesso, ajudando o álbum a tornar-se o álbum mais vendido da carreira de Springesteen. “Dancing in the Dark” também teve sucesso em todo o mundo, tornando-se o single mais vendido da Austrália em 1984, alcançando o primeiro lugar na Bélgica e na Holanda, e alcançando o top 10 em sete outros países. A canção está listada entre as 500 canções do Hall da Fama do Rock and Roll que moldaram o Rock and Roll. (Wikipédia)

Bryan Ferry – Don’t Stop the Dance

Don’t Stop the Dance é uma canção do cantor inglês Bryan Ferry do sexto álbum a solo, Boys and Girls (1985). Foi lançado como o segundo single do álbum. A faixa foi escrita e produzida por Ferry e Rhett Davies. Chegou ao número 26 do top Adult Contemporary. (Wikipédia)

David Bowie – Let’s Dance

“Let’s Dance” é a faixa-título do álbum homónimo do músico britânico David Bowie. A faixa foi lançada como primeiro single do álbum em 1983 e acabou tornando-se um dos maiores sucessos comerciais do cantor. O single foi um dos mais rapidamente vendidos de Bowie, entrando para o número cinco do top britânico na semana de lançamento e ficando no primeiro lugar por três semanas. Pouco depois, a faixa alcançou o topo do Billboard Hot 100, sendo o segundo e último single de Bowie a chegar ao n°1 nos Estados Unidos. O single tornou-se um dos mais vendidos de 1983 na América do Norte, na Europa Ocidental e na Oceania. Em Portugal chegou ao topo da tabela nacional. (Wikipédia)

David Bowie & Mick Jagger – Dancing in the Street

Dancing in the Street foi um single gravado pelo grupo Martha and the Vandellas, lançada em 1964. Uma versão da canção foi gravada em 1985 pelos músicos britânicos David Bowie e Mick Jagger. O plano original era fazer uma versão da canção que seria tocada ao vivo no Live Aid, sendo que Bowie ficaria no Estádio de Wembley (Inglaterra) e Jagger no Estádio John F. Kennedy (Estados Unidos). Porém, isso não foi possível, devido à diferença de meio segundo gerada com a transmissão via satélite. Desta forma, um vídeo com os dois cantores foi gravado para a apresentação, que ocorreu em 13 de julho de 1985. Em agosto do mesmo ano, a canção foi lançada como single, chegando ao n°1 no Reino Unido e ao n°7 nos Estados Unidos. Em Portugal chegou ao nº4 do top nacional.

Eddy Grant – I Don’t Wanna Dance

I Don’t Wanna Dance é um single de 1982 de Eddy Grant. Alcançou o primeiro lugar no UK Singles Chart e permaneceu lá por três semanas em novembro de 1982. Posteriormente, foi lançado nos Estados Unidos, mas só alcançou a posição 53 na Billboard Hot 100 no final de 1983. Em Portugal chegou ao segundo lugar do top nacional. (Wikipédia)

Genesis – I Can’t Dance

I Can’t Dance é a quarta faixa do décimo quarto álbum de estúdio da banda de rock inglesa Genesis, We Can’t Dance (1991), e foi lançada em dezembro de 1991 como o segundo single do álbum. A letra foi escrita pelo baterista Phil Collins e a música foi escrita por toda a banda. A canção alcançou o número sete na Billboard Hot 100 dos EUA e no UK Singles Chart, e também recebeu uma indicação ao Grammy de Melhor Performance Pop por um Duo ou Grupo com Vocais em 1993. Na Europa, a música alcançou o primeiro lugar na Bélgica e na Holanda, enquanto alcançou o pico entre os cinco primeiros na Áustria, Alemanha e Portugal. (Wikipédia)

Leonard Cohen – Dance me to the end of love

Dance Me to the End of Love é uma canção de 1984 do cantor Leonard Cohen. Foi tocada pela primeira vez por Cohen no álbum de 1984, Various Positions. (Wikipédia)

Lionel Richie – Dancing on the Ceiling

Dancing on the Ceiling é uma canção do cantor americano Lionel Richie. Foi escrita por Richie, Mike Frenchik e Carlos Rios para o álbum com o mesmo nome (1986), enquanto a produção foi dirigida por Richie e James Anthony Carmichael. Lançado como o primeiro single do álbum, tornou-se um sucesso mundial, alcançando o top cinco na Suécia e na Bélgica, bem como alcançando o primeiro lugar na Noruega. Alcançou a posição número dois na Billboard Hot 100 dos EUA em setembro de 1986. (Wikipédia)

Men Without Hats – The Safety Dance

The Safety Dance é uma canção da banda Men Without Hats, lançada no Canadá em 1982 como o segundo single de Rhythm of Youth. A canção entrou no top 50 do Canadá, chegando ao número 11 em 14 de maio. Nos Estados Unidos o disco tornou-se um sucesso maior do que no Canadá, passando quatro semanas no número 3 e permanecendo na Billboard Hot 100 por 24 semanas. Também alcançou o número 1 na Cash Box, número 6 no Reino Unido e número 2 na Nova Zelândia. (Wikipédia)

Pet Shop Boys – Domino Dancing

Domino Dancing é uma canção da dupla inglesa de synth-pop Pet Shop Boys, lançada como o single principal do álbum Introspective (1988). Alcançou o número sete no UK Singles Chart e liderou o top na Finlândia e na Espanha. Em Portugal chegou ao nº6 da tabela. (Wikipédia)

Phil Collins – Dance into the Light

Dance into the Light é uma canção de 1996 interpretada pelo baterista, cantor e compositor, produtor musical e ator inglês Phil Collins, lançada como o primeiro single do álbum de estúdio, Dance into the Light (1996). Alcançou a nona posição no UK Singles Chart, mas foi uma decepção na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos, alcançando a posição 45. A música também alcançou o top 10 na República Checa, Hungria e Escócia. No Eurochart Hot 100, alcançou a posição 29 em outubro de 1996. (Wikipédia)

Simple Minds – Ghost Dancing

Ghostdancing é uma canção escrita por Jim Kerr, Charlie Burchill e Mick MacNeil e gravada pela banda de rock escocesa Simple Minds. Foi lançada como o quarto single do álbum de 1985 da banda, Once Upon a Time. A canção alcançou o número 13 do top de singles do Reino Unido. (Wikipédia)

Snap – Rhythm Is a Dancer

Rhythm Is a Dancer é uma canção do grupo alemão Snap!, lançado em março de 1992 como o segundo single do álbum The Madman’s Return (1992). Foi um sucesso internacional, liderando o top na França, Irlanda, Itália, Holanda, Alemanha e Reino Unido. O single também alcançou o top cinco na Billboard Hot 100 dos EUA e o número um na Billboard Hot Dance. Passou seis semanas no topo da UK Singles Chart, tornando-se o segundo single mais vendido de 1992. (Wikipédia)

Tina Turner – Private Dancer

Private Dancer é uma canção escrita por Mark Knopfler e gravada originalmente por Tina Turner. É a faixa-título do quinto álbum solo de Turner, lançado em 1984. “Private Dancer” tornou-se uma das canções de maior sucesso de Turner, tendo atingido a sétima posição na Billboard Hot 100. Também atingiu a sétima posição na França, mas não obteve muito êxito na Austrália e no Reino Unido, locais onde atingiu as posições de número vinte e um e vinte e seis, respectivamente. (Wikipédia)

Whitney Houston – I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me)

“I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me)” é uma canção gravada pela cantora americana Whitney Houston para o seu segundo álbum de estúdio, Whitney (1987). Recebeu críticas mistas, que elogiaram a performance vocal de Houston, mas criticaram o arranjo musical comparando-o com “How Will I Know” e “Girls Just Want to Have Fun” de Cyndi Lauper. Apesar disso, a música tornou-se um sucesso mundial, liderando o top em dezoito países, incluindo Austrália, Itália, Alemanha e Reino Unido. Nos Estados Unidos, tornou-se o quarto single de Houston a liderar os tops e é certificado 6× platina com vendas de mais de 6 milhões de cópias. No 30º Grammy Awards, “I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me)” ganhou o prémio de Melhor Performance Vocal Pop Feminina, marcando a segunda vitória de Houston na categoria. (Wikipédia)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *