A presença de músicas com títulos que são nomes femininos é uma característica marcante e recorrente na indústria musical. Essas canções frequentemente capturam uma ampla gama de emoções e histórias, desde o amor e a saudade até a admiração e a celebração das mulheres que inspiraram a sua criação. Ao longo dos anos, essas músicas tornaram parte integrante do cenário musical, deixando um impacto duradouro e sendo apreciadas por uma variedade de públicos. Na continuação da celebração do Dia da Mulher, aqui ficam 20 grandes músicas cujo título são nomes femininos.
Blondie – Maria
“Maria” é uma canção da banda de rock americana Blondie. Retirada do sétimo álbum, No Exit (1999), foi o primeiro lançamento dos Blondie desde 1982. “Maria”, lançado como single na Europa a 11 de janeiro de 1999, alcançou o primeiro lugar no Reino Unido, o sexto a atingir o topo do top no Reino Unido. A canção também liderou os tops da Grécia e da Espanha, tornando-se um dos 20 maiores sucessos na Europa e na Nova Zelândia.
Boston – Amanda
Amanda é uma balada da banda de rock americana Boston, escrita por Tom Scholz. A música foi lançada como primeiro single do terceiro álbum da banda, Third Stage, em 1986, seis anos depois de ter sido gravada. “Amanda” tornou-se o single de maior sucesso da banda nos Estados Unidos e Canadá. Nos Estados Unidos, o single liderou a Billboard Hot 100 por duas semanas consecutivas (o único número 1 da banda no Hot 100), e também alcançou o primeiro lugar por três semanas consecutivas no Mainstream Rock.
Danny Wilson – Mary’s Prayer
“Mary’s Prayer” é o single de estreia do grupo escocês de pop/rock Danny Wilson. Incluído no álbum de estréia do grupo de 1987 “Meet Danny Wilson”, “Mary’s Prayer” tornou-se um hit nos EUA, Reino Unido e na Irlanda. “Mary’s Prayer” foi lançado como single três vezes entre fevereiro de 1987 e março de 1988 no Reino Unido, alcançando o número 3 no UK Singles Chart no seu terceiro lançamento. O lançamento de junho de 1987 nos EUA de “Mary’s Prayer” proporcionou ao single o número 23 na Billboard Hot 100, enquanto que no top Adult Contemporary da Billboard, a música chegou ao número 6.
Dexys Midnight Runners – Come on Eileen
“Come On Eileen” é uma canção do grupo inglês Dexys Midnight Runners, lançada no Reino Unido em junho de 1982 como single do seu segundo álbum de estúdio “Too-Rye-Ay”. Alcançou o número um nos Estados Unidos e foi o seu segundo hit número um no Reino Unido, seguindo “Geno” de 1980. “Come On Eileen” ganhou o prêmio de Melhor Single Britânico no Brit Awards de 1983, e em 2015 a música foi votada pelo público britânico como o sexto single favorito da nação nos anos 1980 numa pesquisa da ITV. Ele foi classificado como número dezoito nos “100 Greatest Songs of the ’80s” da VH1 e número um nos “100 maiores One Hit Wonders dos anos 80”. Foi o single mais vendido da Grã-Bretanha de 1982. Até junho de 2013, vendeu 1,33 milhão de cópias no Reino Unido. “Come On Eileen” foi seu único sucesso nos EUA. A música alcançou o número um nos Estados Unidos no top da Billboard Hot 100 durante a semana que terminou em 23 de abril de 1983. Em Portugal, e de acordo com as pesquisas e dados que obtivemos, a música chegou ao 7º lugar do top nacional.
Elton John – Nikita
“Nikita” é uma canção de amor do músico inglês Elton John tirada do seu 19º álbum de estúdio, “Ice on Fire” (1985). Foi lançada como o primeiro single do álbum a 4 de outubro de 1985, alcançando o terceiro lugar no UK Singles Chart, e chegando ao sétimo lugar nos Estados Unidos e alcançando o top 10 mundial, liderando os tops de oito países, entre eles Portugal. A música apresenta George Michael na voz de suporte e Nik Kershaw na guitarra.
Europe – Carrie
Carrie é uma balada da banda de rock sueca Europe lançada em 1987. Foi o terceiro single lançado internacionalmente do álbum The Final Countdown e é a música com maior sucesso no Billboard Hot 100 – alcançando a posição #3. Também alcançou a posição #36 no Billboard Adult Contemporary. Em Portugal chegou ao nº7 do top.
Goo Goo Dolls – Iris
Iris é uma música da banda americana Goo Goo Dolls. Escrita originalmente para a banda sonora do filme Cidade dos Anjos de 1998, a música foi posteriormente incluída no sexto álbum da banda, Dizzy Up the Girl, e lançada como single em abril de 1998. A balada alcançou o número um na Austrália, Canadá e Itália, número três no Reino Unido, número nove na Billboard Hot 100 dos EUA e tornou-se um dos singles mais vendidos da Irlanda de todos os tempos. “Iris” é a música de assinatura dos Goo Goo Dolls e recebeu elogios da crítica.
Laura Branigan – Gloria
Gloria é uma canção de amor de 1979 escrita e composta em italiano por Umberto Tozzi e Giancarlo Bigazzi. Em 1982 Laura Branigan lançou um cover da música incluída no álbum Branigan de 1982, o primeiro álbum lançado por Branigan. O single alcançou o segundo lugar na Billboard Hot 100 onde permaneceu por duas semanas. “Gloria” rendeu a Branigan uma nomeação ao Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Feminina do ano de 1982. A canção permaneceu no Top 40 por 22 semanas, tendo permanecido um total de 36 semanas no Hot 100, estabelecendo um novo recorde para um single de uma cantor feminino a solo. “Gloria” também foi um sucesso internacional, principalmente na Austrália, onde ocupou a primeira posição por sete semanas consecutivas, também alcançou o número um no Canadá, o número quatro na Irlanda, o número seis na Nova Zelândia e no Reino Unido e o número nove na África do Sul.
Marillion – Kayleigh
Kayleigh é uma música da banda britânica Marillion. Foi lançada como o primeiro single do álbum conceitual Misplaced Childhood. É o single de maior sucesso da banda no Reino Unido, onde alcançou a posição número dois e permaneceu no UK Singles Chart por um total de 14 semanas. Também tornou-se o single de maior sucesso da banda em todo o mundo, alcançando o top 10 na Irlanda, Noruega e Alemanha Ocidental. Nos Estados Unidos, deu à banda a sua única aparição no Billboard Hot 100, alcançando a posição 74. A música popularizou o nome Kayleigh no Reino Unido.
Michael Jackson – Billie Jean
Billie Jean é uma canção de Michael Jackson lançada como segundo single do álbum Thriller em 1982. Tornou-se um sucesso comercial e da crítica em todo o mundo, “Billie Jean” foi um dos singles mais vendidos de 1983. “Billie Jean” liderou os tops da Espanha e Suíça, alcançou o top dez na Áustria, Itália, Nova Zelândia, Noruega e Suécia, e alcançou a posição número 45 na França. Nos Estados Unidos tornou-se o maior sucesso do cantor, permanecendo por sete semanas no topo da lista pop e nove liderando a rhythm & blues. “Billie Jean” foi coroada disco de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA), em 1989. Ganhou dois Grammy, um American Music Award e uma nomeação para o Video Music Producers Hall of Fame. A canção está em no 2º lugar na lista da VH1 das “Melhores Canções dos Últimos 25 Anos” de 2001; 5º nas “Melhores Canções Pop” da Rolling Stone de 2000; e 28º na “100 Melhores Canções para Dançar” da VH1, também divulgada em 2000. É frequentemente citada como uma das canções mais revolucionárias da história e é considerada por muitos como a maior música de Jackson.
Rod Stewart – Baby Jane
“Baby Jane” é uma canção de 1983 de Rod Stewart. Foi um sucesso significativo em todo o mundo e continua a ser o seu último single número um no Reino Unido até agora. A canção foi o single principal do álbum “Body Wishes” e foi o seu single de maior sucesso desde “Da Ya Think I’m Sexy” em 1978. “Baby Jane” alcançou a posição número 1 no Reino Unido, permanecendo no topo por três semanas. Nos Estados Unidos, a música também foi um grande sucesso, chegando ao nº14 na Billboard Hot 100. O single também alcançou grande sucesso em Portugal, tendo chegado ao nº2 do top nacional.
Scritti Politti – Oh Patti (Don’t Feel Sorry For Loverboy)
Balada incluída no álbum da banda, Provision, de 1988, tendo sido o single de maior sucesso ao atingir o top 20 do Reino Unido.
Starship – Sara
Sara é uma canção gravada pela banda de rock americana Starship que alcançou o primeiro lugar do top Billboard Hot 100 dos EUA. Tornou-se um dos singles mais vendidos de 1986 na América do Norte. Foi o segundo hit número um da banda depois da música “We Built This City”, que atingiu a marca alguns meses antes, em 1985. Embora escrita por Peter e Ina Wolf, a canção recebeu o nome da esposa de Thomas na época, Sara.
Steve Perry – Oh Sherrie
Oh Sherrie é o primeiro single a solo do cantor americano Steve Perry. Escrita por Perry, Randy Goodrum , Craig Krampf e Bill Cuomo, a música foi gravada e lançada no primeiro álbum a solo de Perry, Street Talk, em 1984, que ele lançou enquanto ainda era membro dos Journey. A música foi o maior sucesso de Perry como artista a solo e foi escrita para a sua então namorada Sherrie Swafford, que também apareceu no videoclipe. A canção alcançou o terceiro lugar no Hot 100 e o número um no top de rock dos Estados Unidos.
Steve Winwood – Valerie
Valerie é uma canção escrita pelos músicos e compositores ingleses Steve Winwood e Will Jennings e originalmente gravada por Winwood para o terceiro álbum a solo, Talking Back to the Night (1982). O single alcançou a posição 51 na UK Singles Chart e a posição 70 na Billboard Hot 100 dos EUA. Em 1987, um remix de Tom Lord-Alge foi incluído como single da compilação Chronicles de Winwood, tendo alcançado a posição 9 na Billboard Hot 100 e a posição 19 na UK Singles Chart.
The Knack – My Sharona
My Sharona é o single de estreia dos The Knack. A canção foi escrita por Berton Averre e Doug Fieger e foi lançada em 1979 do álbum de estreia, Get the Knack. Alcançou o número da Billboard Hot 100, onde permaneceu por seis semanas, e foi o número um do top de final de ano do Top Pop Singles de 1979 da Billboard. Foi certificado com ouro pela Recording Industry Association of America, representando 500.000 cópias vendidas, e foi o single de estreia a chegar a ouro mais rápido. Vendeu mais de 10 milhões de cópias até 2010.
The Police – Roxanne
“Roxanne” é uma canção da banda britânica The Police. Foi composta pelo vocalista e baixista Sting e lançada em 7 de abril de 1978 como single antes de ser incluída no álbum de estreia do grupo, “Outlandos d’Amour”. Relançada a 12 de abril de 1979, a canção alcançou a posição de número doze no top de singles do Reino Unido. A canção ficou em 388º lugar nas “500 melhores canções de todos os tempos” da Rolling Stone e foi votada em 85º lugar pela VH1 na lista das “100 melhores canções de rock”. Em 2008, “Roxanne” foi incluída no Grammy Hall of Fame.
The Rolling Stones – Angie
Angie é uma canção da banda de rock inglesa The Rolling Stones, incluída no álbum Goats Head Soup de 1973. Também serviu como primeiro single do álbum, lançado em 20 de agosto de 1973. “Angie” foi direto para o topo da Billboard Hot 100 dos EUA e alcançou o 5º lugar no Reino Unido. A música também foi o hit número 1 no Canadá e na Austrália por cinco semanas cada e liderou os tops em muitos países da Europa e do resto do mundo.
Tom Jones – Delilah
Delilah é uma canção gravada pelo cantor galês Tom Jones em dezembro de 1967. A letra foi escrita por Barry Mason , e a música por Les Reed, que também contribuiu com o título e o tema da canção. Isso rendeu a Reed e Mason o prémio Ivor Novello de 1968 de Melhor Canção Musical e Liricamente. A gravação de Tom Jones alcançou o primeiro lugar em vários países, incluindo Alemanha e Suíça. Alcançou o segundo lugar no britânico e foi o sexto single mais vendido daquele ano. Na Billboard dos EUA o single chegou ao 15º lugar.
Toto – Rosanna
“Rosanna” é uma canção escrita por David Paich e interpretada pela banda de rock americana Toto, sendo a faixa de abertura e primeiro single do álbum de 1982 “Toto IV”. Esta canção ganhou o prémio Grammy de Gravação do Ano na cerimónia de 1983. “Rosanna” também foi nomeada para o prémio de Canção do Ano. A canção alcançou o número 2 na Billboard Hot 100 por cinco semanas consecutivas. Foi também um dos singles de maior sucesso da banda no Reino Unido, alcançando a 12ª posição no UK Singles Chart e permanecendo no top por oito semanas.