Michael Bolotin, mais conhecido pelo nome artístico de Michael Bolton, nasceu em New Haven a 26 de fevereiro de 1953. É um músico, compositor e cantor norte-americano que vendeu mais de 53 milhões de álbuns em todo o mundo e tornou-se famoso em meados dos anos 1980 e início da década de 1990.
Desde criança demonstrou talento musical e aos 15 anos já tinha sido contratado por uma editora. Bolton lançou o seu primeiro álbum – Michael Bolotin – em 1975. Entretanto, em 1983, devido a problemas comerciais, Michael mudou o seu nome para Michael Bolton e em seguida lança um álbum homónimo.
Aproveitando o sucesso obtido como compositor, ele co-escreveu o tema “How Am I Supposed To Live Without You”, para Laura Branigan, cantora mundialmente conhecida como a intérprete de “Gloria”, que fez parte da banda sonora do filme Flashdance, de 1983. A canção ficou no top 10 das rádios americanas e manteve-se durante três semanas.
Graças ao sucesso alcançado, Branigan e Bolton decidiram então a voltar a trabalhar juntos, agora com a canção “I Found Someone”, de 1985, que não repetiu o sucesso anterior. Em 1987, porém, a cantora Cher fez desta música um hit. Desde então Michael trabalha compondo para outros artistas. A sua popularidade aumentou quando começou a co-escrever para artistas como BabyFace, Diane Warren, Bob Dylan, Barbra Streisand, KISS, Kenny Rogers, Kenny G, Patti LaBelle, entre outros.
No final da década de 80, Bolton alcançou fama mundial ao gravar baladas românticas. Um dos seus maiores sucessos foi com a interpretação de “(Sittin’ On) the Dock of the Bay”, cover de um clássico de Otis Redding. Assim, Bolton começou a interessar-se por soul e por clássicos da Motown, chegando até a regravar “Georgia on My Mind”, sucesso de Ray Charles. Bolton também fez inúmeras parcerias como cantor. Entre as mais frutíferas figuram as com Plácido Domingo, Luciano Pavarotti, José Carreras, Lucia Aliberti, Patti LaBelle, Celine Dion, Ray Charles, Percy Sledge e BB King. (Wikipédia)
Favorita TopHits
Michael Bolton – How Am I Supposed to Live Without You
How Am I Should to Live Without You é uma canção escrita em 1982 por Doug James e Michael Bolton. A balada foi gravada por muitos artistas ao redor do mundo, em vários idiomas, principalmente pelo próprio Bolton, tornando-se uma espécie de padrão pop moderno. Michael Bolton gravou uma versão da música para o seu sexto álbum de estúdio, Soul Provider (1989). O single alcançou o primeiro lugar no top Billboard Hot 100 e Adult Contemporary e também rendeu a Bolton um Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Masculina. O lançamento marcou uma viragem na carreira de Bolton. (Wikipédia)
Para mais informações sobre Michael Bolton, visitem a nossa página do artista.