Pink Floyd – The Dark Side of the Moon

The Dark Side of the Moon é o oitavo álbum de estúdio da banda britânica de rock progressivo Pink Floyd, lançado em 1 de março de 1973. O disco marca uma nova fase no som da banda, com letras mais pessoais e instrumentais menores, contendo alguns dos mais complicados usos dos instrumentos e efeitos sonoros existentes na época, incluindo o som de alguém correndo à volta de um microfone e a gravação de múltiplos relógios a tocar ao mesmo tempo.

Os temas explorados na obra são variados e pessoais, incluindo cobiça, doença mental e envelhecimento, inspirados principalmente pela saída de Syd Barrett, integrante que deixou o grupo em 1968 depois que sua saúde mental se deteriorou. O conceito básico do disco foi desenvolvido quando a banda estava em turné, e muito do novo material foi apresentado ao vivo, muito antes de ser gravado. A banda produziu o trabalho no Abbey Road Studios de Londres em diferentes sessões em 1972 e 1973 ao lado do produtor Alan Parsons, diretamente responsável pelo desenvolvimento dos elementos sonoros mais exóticos presentes no disco, e a capa, que traz um prisma sendo atingido por um feixe de luz transformando-a num arco-íris, foi desenvolvida para simbolizar a complexidade que o som da banda escondia por trás de sua aparência simples.

The Dark Side of the Moon foi um sucesso imediato, chegando ao topo da Billboard 200 nos Estados Unidos, onde permaneceu durante 777 semanas – de 1973 a 1988 – sendo o álbum recordista de duração na Billboard 200. Após uma mudança na forma como a Billboard passou contabilizar as vendas em 2009, o álbum entrou novamente na Billboard 200 e desde então figurou lá por mais de 900 semanas.

O álbum vendeu mais de quinze milhões de cópias nos EUA e aparece na lista dos álbuns mais vendidos da história no país, também no Reino Unido e na França, com um total de cinquenta milhões de cópias comercializadas mundialmente até hoje. A obra também recebeu aprovação total dos fãs e aclamação da crítica especializada, sendo considerado até hoje um dos mais importantes álbuns de rock de todos os tempos.

Em 2003, a revista especializada em música Rolling Stone anexou The Dark Side Of The Moon no segundo lugar de uma lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. (Wikipédia)

Melhor Posição nos Tops

EUAReino UnidoCanadáAlemanhaHolandaEuropaPortugal
11132

Principais Singles

Pink Floyd – Money
Money é uma canção do grupo britânico de Rock Progressivo Pink Floyd, do álbum The Dark Side of the Moon. Escrita pelo baixista Roger Waters, esta canção abre o segundo lado do LP original, e é a única canção no álbum que entrou para o top 20 da Billboard Hot 100. (Wikipédia)

Pink Floyd – Us and Them
Us and Them é uma canção da banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd, do álbum de 1973 The Dark Side of the Moon. A música foi escrita por Richard Wright com letra de Roger Waters. É cantada por David Gilmour. A música tem 7 minutos e 49 segundos, a mais longa do álbum. “Us and Them” foi lançado como o segundo single nos Estados Unidos, alcançando a posição 72 do top Cash Box Top 100 Singles. (Wikipédia)

Músicas do Álbum

MúsicaEUARUCANALEHOLEURPT
Pink Floyd - Speak to Me
Pink Floyd - Breathe (In the Air)
Pink Floyd - On the Run
Pink Floyd - Time
Pink Floyd - The Great Gig in the Sky
Pink Floyd - Money1349
Pink Floyd - Us and Them101
Pink Floyd - Any Colour You Like
Pink Floyd - Brain Damage
Pink Floyd - Eclipse
Legenda: EUA – Estados Unidos; RU – Reino Unido; CAN – Canadá; ALE – Alemanha; HOL – Holanda; EUR – Europa; PT – Portugal