Rui Manuel Reininho Braga mais conhecido por Rui Reininho nasceu no Porto a 28 de Fevereiro de 1955. É um músico português, conhecido sobretudo como vocalista e a principal cara da banda pop rock GNR (Grupo Novo Rock). Rui Reininho é um dos músicos e autores de letras mais respeitados de Portugal, tendo sido descrito como “rei da pop-rock nacional”.
Em 1981 tornou-se vocalista dos GNR, e depois, o seu principal mentor e figura mais destacada. Com os GNR, Rui Reininho criou uma série de canções que são o espelho da jovem geração burguesa dos anos 80, que cresceu e tornou-se adulta a ouvi-los e a admirá-los ao longo de 30 anos: Dunas, Efectivamente, Bellevue, Pós-Modernos, Vídeo Maria, Pronúncia do Norte, Ana Lee ou Morte ao Sol. Efectuou mais de mil espetáculos na Europa, Brasil, EUA, Canadá e Macau. Obteve prémios Jornal Se7e, Blitz e Nova Era.
Em 2005 foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural do Estado Português. Por ocasião do seu 50º aniversário e dos 25 anos dos GNR as Quintas de Leitura, no Teatro do Campo Alegre, no Porto, foram dedicadas à revisão de algumas letras do grupo e foi feito o espetáculo de homenagem intitulado “Egocentro” que teve a participação de Armando Teixeira com quem também colaborou em várias compilações.
Em 2008 lançou seu primeiro álbum a solo, Companhia das Índias. (Wikipédia)
Favorita TopHits
GNR – Dunas
Dunas foi lançado em 1985 e faz parte do álbum Os Homens Não Se Querem Bonitos. (Wikipédia)
Para mais informações sobre Rui Reininho / GNR, visitem a nossa página da banda.