Tina Turner – Private Dancer

Private Dancer é o quinto álbum a solo de Tina Turner. Foi lançado a 29 de maio de 1984 pela Capitol Records. Depois de vários anos desafiantes na carreira a solo após divorciar-se de Ike Turner, Private Dancer impulsionou Tina a tornar-se uma estrela a solo viável, bem como uma das cantoras de crossover mais comercializáveis ​​​​da indústria fonográfica. Tornou-se um sucesso comercial mundial, ganhando certificações multi-platina e continua a ser o seu álbum mais vendido na América do Norte até o momento. O álbum recebeu uma recepção positiva da crítica. O Los Angeles Times escreveu que a voz de Turner “derrete o vinil”.

Em 1989, o álbum ficou em 46º lugar na lista dos 100 melhores álbuns dos anos 80 da revista Rolling Stone. Em 2001, a VH1 nomeou Private Dancer como o 95º melhor álbum de todos os tempos. A Slant Magazine listou o álbum em 63º lugar na lista de “Melhores Álbuns da década de 1980”, dizendo: “Ao mesmo tempo uma libertação pessoal e uma redenção sonora, Private Dancer estabeleceu Turner não apenas como uma diva genuína, mas uma força genuína da natureza”.

Em 2020, o álbum foi selecionado pela Biblioteca do Congresso para preservação no Registo Nacional de Gravações por ser “cultural, histórica ou esteticamente significativo”. (Wikipédia)

Melhor Posição nos Tops

EUAReino UnidoCanadáAlemanhaHolandaEuropaPortugal
311231?

Principais Singles

Tina Turner – What’s Love Got to Do with It
“What’s Love Got to Do with It” é uma canção escrita por Graham Lyle e Terry Britten e gravada pela cantora americana Tina Turner para álbum “Private Dancer” (1984). A Capitol Records lançou-a como um single em maio de 1984 e tornou-se o single mais vendido de Turner.”What’s Love Got to Do with It” deu a Tina o primeiro e único single número um da Billboard Hot 100, vendendo mais de 2.000.000 de cópias em todo o mundo. Na época, aos 44 anos, Turner tornou-se a artista a solo feminina mais velha a chegar ao topo do Hot 100. Foi o segundo maior single de 1984 nos Estados Unidos e o 17º maior no Reino Unido, onde alcançou a posição número três no top de singles do Reino Unido. “What’s Love Got to Do with It” recebeu três prémios no 27º Grammy Awards: Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Performance Vocal Pop Feminina. Em 2012, “What’s Love Got to Do with It” foi colocado no Grammy Hall of Fame, dando a Turner o seu terceiro prémio Grammy Hall of Fame. A canção ficou em 309º lugar na lista da Rolling Stone das “500 melhores canções de todos os tempos” e em 134º na atualização de 2021. Em Portugal, a música chegou ao terceiro lugar do top nacional.

Tina Turner – Better Be Good to Me
Better Be Good to Me é uma canção escrita por Mike Chapman, Holly Knight e Nicky Chinn, gravada por Tina Turner para o álbum a solo Private Dancer (1984) e lançada como single no início de setembro de 1984. A canção foi originalmente gravada e lançada em 1981 pela Spider, uma banda de Nova York que contava com o co-escritor Knight como membro. A versão de Turner fez sucesso nos Estados Unidos e alcançou a 5ª posição na Billboard Hot 100 e a 6ª posição no Hot Black Singles. Na 27ª edição dos Grammy Awards em 1985, ganhou o prémio de Melhor Performance Vocal de Rock Feminino, um dos quatro Grammys concedidos ao álbum Private Dancer naquela cerimónia. A canção também foi incluída na banda sonora de Miami Vice.

Tina Turner – Let’s Stay Together
Let’s Stay Together é uma música de Al Green, posteriormente regravada por Tina Turner em 1982, e serviu como single de retorno no final de 1983. O single alcançou a posição 6 no Reino Unido e tornou-se a terceira vez que Tina alcançou o top 10 no Reino Unido, sendo as duas primeiras com o ex-marido Ike Turner. Após o lançamento nos EUA em janeiro de 1984, o single alcançou a posição 26 na Billboard Hot 100 e a posição 1 na Billboard Dance Chart. Na época, a música foi o single a solo de maior sucesso que Turner lançou. Foi incluído no álbum multi-platina Private Dancer, lançado alguns meses depois.

Tina Turner – Private Dancer
Private Dancer é uma canção escrita por Mark Knopfler e gravada originalmente por Tina Turner. É a faixa-título do quinto álbum solo de Turner, lançado em 1984. “Private Dancer” tornou-se uma das canções de maior sucesso de Turner, tendo atingido a sétima posição na Billboard Hot 100. Também atingiu a sétima posição na França, mas não obteve muito êxito na Austrália e no Reino Unido, locais onde atingiu as posições de número vinte e um e vinte e seis, respectivamente.

Músicas do Álbum

MúsicaEUARUCANALEHOLEURPT
Tina Turner - I Might Have Been Queen
Tina Turner - What's Love Got to Do with It1317103
Tina Turner - Show Some Respect3742
Tina Turner - I Can't Stand the Rain579
Tina Turner - Better Be Good to Me54565222
Tina Turner - Let's Stay Together266431848
Tina Turner - 1984
Tina Turner - Steel Claw
Tina Turner - Private Dancer72611204
Legenda: EUA – Estados Unidos; RU – Reino Unido; CAN – Canadá; ALE – Alemanha; HOL – Holanda; EUR – Europa; PT – Portugal