Whitney Elizabeth Houston (Newark, 9 de agosto de 1963 — Beverly Hills, 11 de fevereiro de 2012) foi uma premiada cantora, compositora, atriz, produtora, supermodelo e empresária norte-americana. É considerada pela crítica musical como a melhor cantora de todos os tempos devido à sua poderosa e invulgar voz, que alcançavam extensões muito altas, e seu extremo talento artístico na composição de letras e melodias, fizeram-na ser conhecida como A Voz e Rainha da Balada.
Houston foi a artista mais premiada de todos os tempos, de acordo com o Guinness World Records, em 2009. A sua lista de prémios inclui dois Emmy Awards, sete Grammy Awards, dezesseis Billboard Music Awards, vinte e dois American Music Awards, num total de 415 prémios conquistados ao longo da sua carreira até 2013. Uma das artistas mais bem sucedidas do mundo da música, vendeu mais de 400 milhões de discos em todo o mundo.
Inspirada por vários cantores de soul de destaque na sua família, incluindo a mãe, Cissy Houston, as primas Dionne Warwick e Dee Dee Warwick, Houston começou a cantar com o coral gospel júnior da Igreja de Nova Jersey aos 11 anos de idade. Depois que ela começou a trabalhar como backing vocal nos espectáculos da mãe em boates de Nova York, em 1977, ela foi descoberta por Clive Davis em 1983, ano de início da sua carreira profissional.
Houston lançou seis álbuns de estúdio e três álbuns de bandas sonoras, todos eles certificados com diamante, multiplatina, platina e ouro pela Recording Industry Association of America. O seu álbum de estreia autointitulado, lançado em 1985, tornou-se o álbum de estreia mais vendido por uma artista feminina, com 25 milhões de cópias vendidas. O segundo álbum, Whitney (1987), tornou-se o primeiro álbum de uma artista feminina a estrear em primeiro lugar na Billboard 200.
O primeiro papel de Houston no cinema foi no filme O Guarda-Costas (1992), no qual fez um enorme sucesso como protagonista. A banda sonora original do filme ganhou o Grammy 1994 de Álbum do Ano. O primeiro single, I Will Always Love You, tornou-se o mais vendido por uma artista feminina na história da música. O álbum é o único de uma artista feminina entre os cinco mais vendidos de todos os tempos, ocupando o quarto lugar.
Whitney Houston foi reconhecida internacionalmente como uma das maiores artistas de todos os tempos, devido ao seu talento, legado e, principalmente, à sua voz marcante e lendária. Graças a esse talento vocal marcante, Whitney foi frequentemente chamada de The Voice (A Voz). Whitney é frequentemente comparada a grandes artistas do passado, como Frank Sinatra, Aretha Franklin e Elvis Presley e também está entre os 500 Maiores artistas de todos os tempos da Revista Rolling Stone.
Whitney morreu em 11 de fevereiro de 2012. O laudo do Instituto de Criminalística de Los Angeles informou, em princípio, que a morte foi acidental. A cantora se afogou na banheira de um hotel. (Wikipédia)
Single de Estreia
Whitney Houston – Hold Me
“Hold Me” é um dueto de balada realizado pelos cantores americanos Teddy Pendergrass e Whitney Houston. A canção foi originalmente gravada a solo por Diana Ross para seu álbum Silk Electric de 1982 sob o título “In Your Arms”, com letras ligeiramente diferentes. A versão de Pendergrass e Houston aparece no oitavo álbum de estúdio de Pendergrass, Love Language (1984) e no álbum de estreia autointitulado de Houston (1985). “Hold Me” foi o primeiro single lançado na carreira de Houston. Nos Estados Unidos, a canção tornou-se um dos cinco maiores sucessos no top de singles de R&B e alcançou a posição 46 na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos em 1984. Foi um dos trinta maiores sucessos na Irlanda e Holanda. (Wikipédia)
Primeiro Êxito
Whitney Houston – Saving All My Love for You
“Saving All My Love for You” é uma canção escrita por Michael Masser e Gerry Goffin, originalmente gravada por Marilyn McCoo e Billy Davis Jr. para o álbum Marilyn & Billy (1978). A cantora americana Whitney Houston gravou um cover da música para o seu auto-intitulado álbum de estúdio de estréia. Foi lançado a 13 de agosto de 1985, pela Arista Records, como o segundo single do álbum nos Estados Unidos e terceiro em todo o mundo. A versão de Houston de “Saving All My Love for You” recebeu uma resposta positiva da crítica, com elogios à sua produção melodiosa, o seu desempenho vocal e escolheram-na como um dos destaques do álbum. A música tornou-se um sucesso global e representou um avanço comercial para Houston, liderando os tops em quatro países e alcançando o top10 em várias outras regiões. Tornou-se a sua primeira música a chegar ao topo da Billboard Hot 100 dos EUA , permanecendo lá por duas semanas, e é disco de platina pela RIAA pelas vendas de mais de 1 milhão de cópias. No 28º Grammy Awards , ganhou como Melhor Performance Vocal Pop Feminina. (Wikipédia)
Maior Sucesso
Whitney Houston – I Will Always Love You
“I Will Always Love You” é uma música da cantora norte-americana Dolly Parton. Escrita em 1973 e gravada em 1974, “I Will Always Love You” foi um grande sucesso na parada country. Foi regravada em 1982 para o filme The Best Little Whorehouse in Texas e também em 1995 com a parceria de Vince Gill. Em 1992 Whitney Houston regravou a canção de Dolly Parton para a banda sonora do filme O Guarda-Costas, onde actua como atriz ao lado de Kevin Costner. Originalmente a editora de Whitney não queria que “I Will Always Love You” fosse o primeiro single da banda sonora do filme. A Versão de Houston foi um enorme sucesso em todo o mundo, aparecendo na posição 68 lista da Billboard de “As Melhores músicas de Todos os Tempos (Greatest Songs of All Time)”, foi eleita a canção feminina mais bem sucedida da história e apresenta a grande qualidade vocal de Whitney. Na época, um americano foi processado por seu vizinho por ouvir, por 24 horas consecutivas a canção cantada por Whitney em volume máximo, que em análise psiquiátrica foi considerada como “tortura psicológica” devido a seus 4 acordes repetitivos. Em Portugal, e de acordo com as pesquisas e dados que obtivemos, a música chegou ao 1º lugar do top nacional. (Wikipédia)
Outros Êxitos
Whitney Houston – I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me)
“I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me)” é uma canção gravada pela cantora americana Whitney Houston para o seu segundo álbum de estúdio, Whitney (1987). Recebeu críticas mistas, que elogiaram a performance vocal de Houston, mas criticaram o arranjo musical comparando-o com “How Will I Know” e “Girls Just Want to Have Fun” de Cyndi Lauper. Apesar disso, a música tornou-se um sucesso mundial, liderando o top em dezoito países, incluindo Austrália, Itália, Alemanha e Reino Unido. Nos Estados Unidos, tornou-se o quarto single de Houston a liderar os tops e é certificado 6× platina com vendas de mais de 6 milhões de cópias. No 30º Grammy Awards, “I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me)” ganhou o prémio de Melhor Performance Vocal Pop Feminina, marcando a segunda vitória de Houston na categoria. (Wikipédia)
Whitney Houston – I’m Your Baby Tonight
I’m Your Baby Tonight é uma canção da cantora americana Whitney Houston do terceiro álbum de estúdio de mesmo nome (1990). “I’m Your Baby Tonight” recebeu uma nomeação para Melhor Performance Vocal Pop Feminina no 33º Grammy Awards. Em análises retrospectivas, foi considerado um dos seus melhores singles. A canção também teve sucesso comercial, tornando-se a oitava número um de Houston na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos, feito que a empatou com Madonna como a artista feminina com mais sucessos número um na época. Teve um bom desempenho internacional, alcançando o top cinco de vários países, incluindo Canadá, Reino Unido, Suíça, Itália e também em Portugal. (Wikipédia)
Principais Músicas
Lista com as principais músicas (lançadas até ao final do ano de 1999) e respectiva indicação da melhor posição nos principais tops mundiais e de Portugal.
(Nota: clicar no nome da música para ver o vídeo)